Educação Infantil: em defesa dos mais vulneráveis!
Neste momento em que, nos mais de 5.570 municípios brasileiros, nos preparamos para a escolha de nossos representantes nos Executivos e Legislativos municipais, uma sombra paira sobre os mais vulneráveis sujeitos de nossa sociedade: as crianças pequenas, pobres e negras, de 0 a 3 anos. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
A Escola Integrada é reconhecida pelo esforço de integrar o ambiente escolar com dispositivos e realidades da cidade. Por isso precisamos ficar atentos ao que os candidatos e candidatas à prefeitura e Câmara de Vereadores tem de propostas para essa área da educação. Para saber melhor sobre o funcionamento e necessidades da Escola Integrada, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil recebe, no dia 19 de setembro, a gerente de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Arminda Aparecida de Oliveira.
Segunda também tem a coluna Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, a Agenda da Educação, com os principais eventos da semana, a coluna Pensando Bem e a sessão especial Jovem Protagonista.
ENTREVISTA
“Série Eleições: A Educação Infantil” – Professora Evangely Albertini
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, determina como responsabilidade dos Municípios “oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental”. Por isso, na série de entrevistas sobre as eleições municipais de 2016 o Pensar a Educação, Pensar o Brasil discutiu no dia 12 de setembro esta área da educação. Recebemos a professora Evangely Albertini, membro da coordenação de Educação infantil do SindREDE BH. Ela falou da estrutura da educação infantil em Belo Horizonte, suas dificuldades e o que devemos esperar e cobrar da próxima administração estadual.
CONVITE À LEITURA
Individualização, autorreferencialidade e educação contemporânea – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Autores como Gilles Lipovetsky, Ulrich Beck e Zygmunt Bauman, dentre outros, têm tratado essa problemática a partir de determinadas tradições de pensamento. Todavia, escolhi examinar nesta breve composição analítica um texto não-acadêmico, a conhecida encíclica Laudato Si’, redigida pelo Papa Francisco e publicada no ano de 2015.
Durante a semana o Blog do Pensar a Educação trouxe a continuidade das reflexões acerca das comemorações de 90 anos da UFMG. Para o prof. Luciano Mendes de Faria Filho, para a ocasião é importante a construção de uma programação que conte, em sua construção, com a participação da “Administração Central e demais instituições que compõem a universidade (APUB, DCE etc), mas não estaria diretamente sob “jurisdição” das mesmas”.
Série Golpe da coalizão PiG/PBBB no Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852) – Poderíamos ter aprofundado a democracia a partir das Jornadas de Junho de 2013 – Matheus da Cruz e Zica -EXCLUSIVO
É a direita brasileira que agora, depois de 3 anos, tenta se aproveitar daquela insatisfação manifesta nas Jornadas de Junho a seu favor. Se Dilma tivesse canalizado aquela energia, “seria a causa de toda a nação. Fazendo-o, daria à nação ordem de marcha, e não há nada que atemorize mais [a direita conservadora] do que ver a nação movimentar-se” (O 18 Brumário de Luís Bonaparte, p.49).
Feiras científicas no Ensino Médio na direção de um ensino mais coerente – Fecipan – IFMS/Corumbá-MS – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
A importância de entrelaçarmos as disciplinas escolares a partir de objetivos que elas tenham em comum é uma necessidade imprescindível para que se trabalhe com o conhecimento, já que o simples fato de existirmos no mundo nos coloca em situações singulares e complexas.
Espetacularização da experiência de pesquisa: um comentário sobre a iniciação científica – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Bem, quem frequenta eventos acadêmicos pode observar, sem muito esforço, que o espetáculo é constantemente a forma mais sedutora de apresentação de uma comunicação ou conferência. É preciso mais que tudo impressionar. Não estou desmerecendo o caráter expressivo que a oralidade deve conter, o que inclui o emprego dos recursos corporais – como a voz – a favor da exposição.
Educação de adultos: o passo atrás do desgoverno Temer – Dalvit Greiner-EXCLUSIVO
A oportunidade para a inclusão de pessoas analfabetas em nossa sociedade tem sido cada vez mais cerceada. Agora, a notícia de que o governo da Ordem e do Progresso, retroagindo ao tempo de criação do lema, elimina, mais uma vez a chance de acabarmos com o analfabetismo.
“As metas do MEC” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
As notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgadas na última quinta feira, ficaram abaixo das metas estabelecidas pelo MEC em todo Brasil. Na coluna dessa semana, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o Professor Luciano Mendes que fez uma análise sobre a forma de como é feito o cálculo do índice.
A Reforma da CLT – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
A coluna de Beatriz Cerqueira fala sobre a expectativa de flexibilização das leis trabalhistas no Brasil. A coluna Pensando Bem é uma parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o Sind-UTE MG.
PLANOS DE VISTA
Somos todos Paulo Freire? – Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
É necessário, assim, urgente mesmo, que repensemos nossa militância. Se temos Paulo Freire por patrono, temos compromisso também, tal como ele sempre teve, com o pensar certo e com a ação coerente com esse pensar, com a belezura, enfim, como ele mesmo sempre dizia, de estar no mundo com o mundo para transformá-lo em um lugar melhor para se viver
ENTREMEMÓRIAS
O Grupo Escolar Cônego Ângelo (Ituiutaba-MG, 1964-19855) – Talita Costa Alves – EXCLUSIVO
Iniciando suas atividades no dia 10 de outubro de 1963, o Grupo Escolar foi oficializado e inaugurado no dia 28 de novembro de 1964, autorizado pelo Governador do Estado de Minas Gerais, José de Magalhães Pinto, legalizado pelo decreto nº 7215, recebendo o nome do Padre Cônego Ângelo Tardio Bruno, que teve influência no desenvolvimento da cidade de Ituiutaba.
SALES, Luis Carlos; SOUSA, Antônia Melo de. O custo do aluno da educação infantil de Teresina: entre a realidade do FUNDEB e o sonho do CAQi. Educ. rev., Belo Horizonte , v. 32, n. 1, p. 55-77, Mar. 2016 .
Este artigo faz uma contextualização da política educacional brasileira, enfatizando as políticas de fundo (Fundef e Fundeb); apresenta histórico do processo de municipalização e o estudo do custo aluno/ano da Educação Infantil em Teresina, em 2012. Por meio do método de ingredientes, calculou-se o custo aluno/ano, estabelecendo-se um plano de coleta e envolvendo seis categorias relacionadas aos custos diretos de funcionamento das pré-escolas.
Bolsista do Ciência sem Fronteiras ganha prêmio na Austrália – CNPq
O estudante Ewaldo Moritz Neto, na Austrália desde o início deste ano como bolsista do Programa Ciência sem Fronteiras pelo CNPq, compôs equipe que conquistou o primeiro lugar em uma das maiores competições australianas de inovação e empreendedorismo.
Secretária executiva do MEC aponta metas para ensino médio e defende flexibilização – Portal MEC
Os desafios atuais da educação brasileira, como a universalização da alfabetização, a reformulação do ensino médio e a formação continuada de professores são temas abordados pela secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, no programa Educação no Ar, da TV MEC, transmitida pela TV NBR.
Nos dias 20, 21, 23 e 24 de setembro, às 14h00, no Centro Cultural UFMG, será realiza a oficina “Jogo das máscaras tradicionais da cultura popular brasileira”. O objetivo é levar os participantes a experimentar e criar possibilidades de atuação utilizando as máscaras presentes nas diversas manifestações tradicionais da cultura popular brasileira. Serão utilizadas máscaras dos brincantes do bumba-meu-boi do Maranhão, das folias de reis da região sudeste, das Cavalhadas de Goiás, etc. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo e-mail: ou na secretaria do Centro Cultural UFMG, de 29 de agosto a 16 de setembro de 2016, de 10h às 20h (segunda a sexta).
Diploma Superior en Pedagogías de las Diferencias – Incrições abertas para o Seminário Artes, pedagogías y diferencias. Experiencias educativas desde la creatividad y la transformación
Suzana dos Santos Gomes – Convite Portfolio Academico e Atividades Teórico-Práticas
Galeria da Sub – Especial William Shakespeare na mídia contemporânea
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Maria Lucia Morrone em 10/09/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 135 – 09/09/2016 – Família e poder paterno: (des)construindo conceitos em tempos de projeto Escola sem partido/Christian Lindberg L. do Nascimento)
Excelente artigo!!!. Com muita fundamentação e contextualização histórica faz uma análise e crítica sobre o Projeto Escola Sem Partido, que sem dúvida alguma deve ser combatido por todos os educadores.
João Victor Oliveira em 09/09/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 135 – 09/09/2016 – Dos juízos sobre a irresponsabilidade/Ana Luiza Jesus da Costa)
Importante reflexão,
Agradeço!
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TIRINHA
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
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Pensar a Educação em Pauta
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