O Partido da Escola Sem Partido!
No momento em que os grupos que assumiram a direção do Estado brasileiro após o golpe que afastou a Presidenta Dilma Rousseff começam a dar o tom das políticas educacionais que serão implantadas no país, cresce a desenvoltura com que os grupos conservadores circulam pelos espaços institucionais onde se debatem os rumos da educação brasileira. Leia mais.
RBEB: CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, em parceria com um conjunto expressivo de instituições e com o apoio da FAPEMIG, da APUBH e da Pró Reitoria de Extensão da UFMG, está lançando uma chamada de artigos para o primeiro número da Revista Brasileira de Educação Básica – RBEB. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Dia 06 de junho, a Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri, na Vila Cemig, recebe o Pensar a Educação, Pensar o Brasil para uma transmissão especial. Estaremos na companhia de alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos da instituição e também da Escola Municipal Ana Alves Teixeira. Vamos conversar sobre as escolas, sua relação com a comunidade os projetos realizados com os estudantes e as experiências de todos.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.
ENTREVISTA
“A saúde mental e a Universidade” – Professora Stella Goulart (UFMG)
No dia 30 de maio o Pensar a Educação, Pensar o Brasil conversou com a professora Stella Goulart, integrante do Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental da UFMG e coordenadora da Comissão Institucional de Saúde Mental da UFMG. Ela falou sobre as ações da Universidade em torno da Saúde mental e da luta antimanicomial.
A educação no coração do Império: convite à leitura de um livro inexistente– Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
O livro que o leitor tem em mãos é, certamente, a mais desconcertante e inusitada obra lançada na área de educação, no Brasil, nos últimos anos. Afinal, como explicar, dentro da mais recente tradição pedagógica e, porque não, política, que vicejam no campo educacional brasileiro, a publicação de um livro que trata da história da educação nos Estados Unidos da América?
Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação – A internacionalização que nos interessa – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
O assunto é importante, porque a internacionalização é um dos principais vetores das políticas contemporâneas de C&TI desenvolvidas no Brasil nas últimas décadas. Apesar de não ser uma experiência nova para os pesquisadores brasileiros, a intensidade e o enquadramento propostos para a internacionalização nas atuais políticas não conhecem antecedentes em nossa história acadêmico-científica.
O que devem fazer os professores em tempos de crise? – Dalvit Greiner –EXCLUSIVO
Estamos vivendo um tempo temeroso, onde a força substitui a lei. Onde a Bancada BBB – boi, bíblia e bala, no Congresso Nacional, pretende encarcerar meninos e meninas. Onde o linchamento físico e verbal campeia solto em nossa sociedade. Onde o clima de guerra civil se instaurou desde as eleições presidenciais de 2014, com uma mídia insuflando a população a novos linchamentos.
Da educação pública e seus defensores (ou o difícil equilíbrio entre ignorância e ideologia) – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira – EXCLUSIVO
Então, se esse país investe tanto tempo e recursos na formação de quadros qualificados para a educação, porque não começar por ouvi-los, ministro? O ministério poderia ter inovado, no sentido democrático, recebendo professores escolares, por exemplo, quem mais entende dos problemas das salas de aula brasileiras, e a quem tecnocratas, políticos e muitos especialistas costumam ignorar. Mas preferiu começar pelo achismo carregado de senso comum, preconceito e agressividade…
Apontamentos sobre a crise na educação das novas gerações – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO
Uma das crises que vivemos, e que precisa estar em pauta, é a crise da educação. E aqui me refiro não apenas aos mais variados problemas enfrentados diariamente nas/pelas escolas brasileiras, mas à crise na educação falando de forma mais ampla – que ultrapassa o ambiente escolar, mas não o exclui.
“Os novos rumos da Educação” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
Alexandre Frota visita Ministro e apresenta proposta de escola sem partido. Colunista comenta visita e proposta inusitada do ator. O professor Luciano Mendes conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre estas e outras questões em torno do Ministério da Educação.
O comitê assessor e a equipe de especialistas que atuaram na produção da primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular vêm, por meio desta, prestar alguns esclarecimentos sobre o processo de elaboração da Base e manifestar posicionamento frente a alguns encaminhamentos recentes do debate e reformulação do referido documento.
ENTREMEMÓRIAS
Contribuições de Sinhazinha Wanderley para a Edução e a cultura Assuensse – Gilson Lopes da Silva – EXCLUSIVO
No campo educacional, Sinhazinha manteve em sua casa o Externato São José, escola que atendia crianças da elite local e humildes, de ambos os sexos. A mestra enviava correspondencias para livrarias do Sudeste do país, solicitando livros e material de ensino. Com a implantação do Grupo Escolar Tenenete Coronel José Correia em 07 de setembro de 1911, a professora passou a fazer parte do corpo docente, permanecendo na insittuição até 1950.
MARIANO, Marina; ALTMANN, Helena. Educação Física na Educação Infantil: educando crianças ou meninos e meninas?. Cadernos Pagu, Campinas, n.46, p.411-438, jan.-abr. 2016.
Este artigo trata das relações de gênero em aulas de Educação Física na Educação Infantil. A metodologia empregada na pesquisa que o originou consistiu na realização de observações de aulas e entrevistas com um professor e uma professora que lecionam em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de Campinas, SP, Brasil.
Comunicação Pública da Ciência em foco em Minas Gerais – Yolanda Assunção -EXCLUSIVO
Evento realizado na FAPEMIG reúne divulgadores e pesquisadores para trocar experiências e aprimorar atividade de divulgação científica.
Reitoria da UFRJ divulga nota em defesa do MCTI – UFJR
“A Reitoria da UFRJ se soma às demais universidades públicas, às instituições de pesquisa, às entidades representativas como Andifes, ABC, SBPC, sindicatos e movimentos democráticos para reivindicar, de imediato, a manutenção do MCTI e sua gestão como política de Estado, livre dos interesses particularistas”, ressalta o documento
460 mil crianças e jovens de 6 a 14 anos estão fora da escola – Jornal Estadão
Apesar do marco legal instituído, o Brasil ainda não universalizou o acesso ao Ensino Fundamental. Em 2014, atingimos a marca de 97,5% das crianças de 6 aos 14 anos na escola, de acordo com a Pnad/IBGE. De um total de 27 milhões de crianças nessa faixa etária, cerca de 460 mil ainda estão fora do sistema escolar.
“Hay que cambiar el alma de la sociedad” (Página 12, Argentina)
En América Latina, dice Alvaro García Linera, se abrió un nuevo capítulo signado por el inicio del proceso de destitución de la presidenta brasileña Dilma Rousseff, que fue apartada del poder en forma temporal. Una suspensión de 180 días en los que el Senado deberá votar si la mandataria es culpable de lo que se la acusa: “pedaleadas fiscales” que implican el uso de fondos de bancos públicos para cubrir programas de responsabilidad del gobierno, aunque esas maniobras fueron usadas por gobiernos anteriores.
“Cientistas Brasileiras” tem o objetivo de divulgar o trabalho dessas pessoas e inspirar tantas outras que possuem o sonho de serem cientistas. O blog reúne de maneira colaborativa perfis, artigos e noticias sobre mulheres no mundo da Ciência. Além de divulgação, as publicações buscam inspirar outras mulheres. Se você deseja divulgar o seu trabalho no site, envie um e-mail para
Valéria Ochôa – Sinpro/RS lança aplicativo com serviços para professores
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Vera Bolognini em 27/05/2016 (EDITORIAL – Edição 123 – 25/05/2016 – A indiferenciação entre o fundamental e o acessório no debate sobre a educação no Brasil)
Sim, é muito preocupante a proposta de desvinculação constitucional dos recursos para a educação e para a saúde e isso colocará em xeque direitos fundamentais. Concordo quando dizem que há um silêncio pairando no ar a respeito dessa questão tão grave. Talvez pelo fato de que essa medida atingirá em cheio a escola e a saúde públicas pouco esse assunto interessa. Mas, quem pode enxergar a luz no final do túnel não deve se calar ao debate. Temos sim, razões de sobra para colocarmos a boca no trombone!
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
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