Escola, aprendizagem e projeto político cultural
O recrudescimento das práticas de discriminação racial e homofóbicas e a exposição pública de pensamentos, performances políticas e práticas fascistas, têm levado um número crescente de professores, ativistas sociais e pesquisadores a se perguntarem sobre o lugar e a importância da educação e, mais especificamente, da escola na formação cívica, logo política, da população brasileira. De outro lado, conforme já observamos aqui neste espaço, há um crescente descontentamento dos movimentos autoritários com aquilo que consideram a esquerdização da escola e o ataque à família e religião perpetrados pelos professores, pelos livros didáticos e pelos programas de ensino. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de maio inicia uma série de entrevistas sobre o patrimônio, a memória e a cidade. Vamos receber o professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG, Jezulino Lúcio.
Segunda também tem a coluna educação em Pauta com o professor Luciano Mendes, Pensando Bem com Beatriz Cerqueira, a Agenda da Educação com os principais eventos da Semana e a sessão especial Sons e Literatura no ar com o professor Marco Scarassatti recebendo o professor Pedro Rocha para falar sobre o povo Wanano.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.
ENTREVISTA
“Diálogos da escola e o teatro” – Professora Libéria Neves (UFMG)
No programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, do dia 25 de abril, recebemos a professora Libéria Neves. Pisicóloga e atriz profissional, a professora conversou com a equipe do Pensar sobre os estudos e o uso de práticas do teatro nas escolas.
Pensar a Educação em Revista – “Os movimentos da Matemática na escola”– Alexandra Lima da Silva e Evelyn de Almeida Orlando – EXCLUSIVO
A partir de uma perspectiva histórica, o autor busca dar conta dos vários movimentos que esta disciplina adquiriu no contexto da modernidade pedagógica e do processo de escolarização que aí se instaurou. Pensar essa disciplina nessa ótica de movimento é uma proposta do próprio autor que busca discutir as “idas e vindas” da disciplina, as inovações que incorporou, mas também, a permanência de alguns temas.
Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação – A Educação na Pós Graduação e no Sistema de C&TI brasileiros – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
O CNPq publicou, em meados de 2015, os resultados do Censo dos Grupos de Pesquisa realizado em 2014. É um conjunto de dados muito importante e de grande interesse para a comunidade de pesquisa em todo o país. Como era de se esperar, os dados revelam que houve um aumento substantivo do número de pesquisadores inscritos nos grupos de pesquisa em praticamente todas as áreas.
Educação, entretenimento, autoritarismo: ainda sobre a malfadada votação– Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Quem vez ou outra acompanha as transmissões de atividades na Câmara Federal ou no Senado, ou que já conviveu com políticos profissionais, não deveria se espantar com o volume de estultices, com o ridículo das manifestações ao votar, com o oportunismo atroz. O legislativo brasileiro funciona assim, ainda que isso seja, de certa forma, cortina de fumaça para encobrir ações e obstruções que, como se sabe, nem sempre estão a favor da nação.
Notas sobre os tempos sombrios – Marcos Cezar de Freitas – EXCLUSIVO
Metaforicamente a lógica da casa grande é mais do que o incômodo de alguns em relação às pretensões daqueles que experimentam os benefícios da mobilidade social resultante de políticas inclusivas, de ações afirmativas ou de expansão dos marcos de cidadania.
Narrativas de professores sobre a deficiência – Alexandro Braga Vieira e Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO
No contexto atual, temos direcionado atenção para os cotidianos educacionais visando lançar uma escuta sensível sobre as narrativas produzidas por professores e pedagogos acerca dos modos de ser/estar de estudantes com deficiência que vivenciam processos de inclusão escolar. Essas narrativas têm indicado pistas para compreendermos como esses sujeitos vêm sendo significados e como essa significação tem produzido barreiras para o acesso ao currículo escolar.
Sim, voltamos à educação bancária – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Se é que alguma vez a deixamos para trás. Estamos ultrapassando o primeiro trimestre de aulas nas redes públicas de educação e é hora da meninada (gurizada, petizada, molecada, etc…) enfrentar as Avaliações Trimestrais de… Então os professores abrem os diários (eletrônicos, quanta modernidade!) e confirmam lá, a crédito, o que o aluno conseguiu acumular para, no final do ano, “passar de ano”.
Os discentes do Promestre interrogam a Faculdade de Educação da UFMG– Leonardo Oliveira Barbosa – EXCLUSIVO
Por que o programa de pós-graduação da FaE/UFMG oferta bolsas para os discentes do mestrado acadêmico e não oferta bolsas para os discentes do mestrado profissional? Considerando a condição docente do discente da rede pública de ensino ele também precisa de auxílio financeiro para cursar o mestrado profissional. Com a bolsa de estudos o discente poderia trabalhar em um turno em uma escola e se dedicaria no outro turno ao curso do mestrado. Como muitos discentes são arrimo de família eles precisam trabalhar em pelo menos um turno porque apenas a bolsa de estudos não sustenta o seu núcleo familiar.
A democracia interroga o Brasil – Marlos Bezerra de Mello – EXCLUSIVO
O Brasil conseguiu cessar, nas últimas décadas, um longo ciclo de pobreza extrema, um período severamente marcado pelo atraso e pela sobrevivência da população mais sofrida. Aparentemente, pensava-se que esse tempo de grande desigualdade econômica, social e cultural jamais voltaria, pois as novas famílias estavam se constituindo num país distinto daquele em que seus antepassados cresceram.
Empresta a senha do wifi? – Nelson Pretto
Desde muito, as operadoras não param de ameaçar o funcionamento da rede com medidas restritivas, tentando implantar uma legislação que se adéque aos seus modelos de negócios. Foi assim com a batalha para a definição de um Marco Civil da Internet, uma espécie de Constituição da rede, e que, após aquele longo e democrático processo, serviu de exemplo para o mundo.
“O destino das verbas da educação” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
Na coluna Educação em Pauta, o jornalista Gustavo Cunha e o professor Luciano Mendes conversaram sobre a proposta do PMDB que desvincula receitas constitucionais da educação. Essa questão tem repercutido entre os educadores que temem queda na aplicação de investimentos para o setor e impactos na qualidade do ensino no país.
SENKEVICS, Adriano Souza; CARVALHO, Marília Pinto de. Casa, rua, escola: gênero e escolarização em setores populares urbanos. Cadernos de Pesquisa, v.45, n.158, p.944-968, out.-dez. 2015.
Este artigo deriva de pesquisa que buscou compreender o papel da socialização familiar na construção de trajetórias escolares diferenciadas por sexo, a partir do olhar de 25 crianças de camadas populares de uma escola municipal de São Paulo. Por meio de observações e entrevistas, obtiveram-se informações sobre a participação de meninas e meninos nos afazeres domésticos, nas práticas de lazer e na circulação pelo espaço público.
Pesquisa concluída – Academia de Direito de São Paulo: Relação entre cultura jurídica e política na formação dos bacharéis (1850-1870) – Gustavo dos Santos – EXCLUSIVO
Este estudo, transformado em dissertação de mestrado defendida em 2015, teve como objetivo principal analisar a relação entre cultura jurídica e política no processo de formação dos bacharéis em Direito da Academia de São Paulo (1850-1889).
Investir em pesquisa acelera a saída de crises agudas – Portal Uol
Políticas consistentes de investimento em ciência, tecnologia e inovação podem proteger países de crises globais.
Cadastro nacional vai reunir informações sobre diplomas – Daisy Silva – MATÉRIA EXCLUSIVA
A iniciativa visa a melhorar a qualidade das instituições e dos cursos ofertados, além de liberar informações para autoavaliação das instituições. A plataforma pretende também oferecer um banco de dados sobre os egressos. Nele, os estudantes formados poderão compartilhar sua evolução profissional pelo período de um a três anos.
Deputados de AL aprovam lei que proíbe professor de opinar em sala de aula – Diário de Pernambuco
Os deputados estaduais de Alagoas decidiram, no fim da tarde desta terça-feira, derrubar o veto ado governador Renan Filho (PMDB) ao projeto Escola Livre. Por 18 votos a oito, os parlamentares determinaram que os professores são obrigados a manter “neutralidade” em sala de aula e não podem “doutrinar” ou “induzir” estudantes em assuntos religiosos, políticos e ideológicos. O docente que descumprir essa ordem pode ser punido até com a demissão.
Políticas de Estado, fuera de servicio (Página 12, Argentina)
La decisión de achicar el Estado tomada por el gobierno de Macri ya eliminó, desarticuló o descentralizó programas con fuerte inserción territorial que venían funcionando en las áreas de Salud, Educación, Agricultura, Migraciones y Justicia, entre otras. Mientras la epidemia de dengue sigue prendiendo luces de alarma en paralelo a la crecida del Paraná, los equipos de salud comunitaria no pueden trabajar: no les pagan, hubo decenas de despidos y no hay fondos para el combustible de las camionetas.
A mostra “Um corpo estranho – centenário de publicação de ‘A Metamorfose’”aborda a vida e obra de Kafka, autor tcheco que produziu textos desconcertantes, originais na temática e na forma, reconhecido como um dos criadores mais importantes na história da literatura. Para a inauguração, a Academia Mineira de Letras preparou uma programação especial. No dia 1° de maio, a AML abre excepcionalmente no domingo para visitas guiadas, das 9 às 19h. No dia 2 de maio, às 19h30, o curador da exposição, Reynaldo Damazio, estará em Belo Horizonte especialmente para a palestra “Literatura e Dramaturgia – Kafka”. O escritor e gestor cultural aborda a vida e obra de Franz Kafka, além de detalhes do projeto curatorial da exposição. Em seguida, às 20h20, acontece um debate sobre expografia para projetos de literatura com o museólogo Ivanei Silva, responsável pela expografia da mostra.
Ana Mae Barbosa – V Congresso Internacional SESC de Arte/Educação – TEMÁTICA Vida Artística: Diálogos entre Arte/Educação e Filosofia – 25 1 29 de julho de 2016 – Recife/PE.
Miriam Jorge – Série de Workshops em Estudos Europeus com o tema “Europa: prefigurações de um espaço comum”
GEPHE/FaE/UFMG – IX Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE) de 15 a 18 de agosto de 2017, na cidade de João Pessoa (PB).
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Vera Lúcia Nogueira em 20/04/2016 (EDITORIAL – Edição 118 – 20/04/2016 – Resistir é preciso; pensar é necessário!)
Parabenizo a equipe do Pensar pelo Editorial, pelas reflexões variadas, pelo posicionamento político que foi ao ar na segunda, pós golpe, e por compartilhar da nossa tristeza e dor. Mas, quero parabenizar, acima de tudo, por nos mostrar que nossa dor individual é também coletiva, nossa decepção, nossa vergonha, nossa incredulidade é parte dos sentimentos das pessoas do bem, pessoas que defendem os valores republicanos, defendem a democracia, defendem a solidariedade, o respeito, defendem um Brasil diferente daquele que “viralizou” mundo afora. Ao ousar Pensar e se posicionar, nos ajuda a tentar resgatar nossos sonhos, esperança e nossa vontade de lutar e de resistir. Sim, nossa luta é diária, contínua e não se deixará abater pelos bandidos – fascistas, preconceituosos de toda sorte, mas excelentes maridos, pais de família honestos, que bradavam os seus valores e suas crenças evidenciando por quem e para quem falam (e legislam) – que maculam o nome da nossa Constituição, da Democracia! Aquele espetáculo serviu para que conhecêssemos os canalhas que, infelizmente, ali estão porque foram eleitos para nos representar…. Que vergonha! Que nos preparemos para o próximo episódio e para os próximos anos… Mas, lutemos, falemos e resistamos! Nós podemos!
Marco Antônio Torres em 26/04/2016 (PESQUISA CONCLUÍDA – Edição 118 – 20/04/2016 – Encontros de ensino religioso nas cidades de Ouro Preto e Mariana: a laicidade da educação pública em questão/Gláucio Antônio Santos)
Parabéns Gláucio! Este assunto merece atenção e você traz um cenário interessante e revelador das articulações que impedem uma Laicidade de se efetivar.
Elaine Teixeira da Silva em 20/04/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 118 – 20/04/2016 – Las voces que no callan/Jorgelina Ivana Tallei)
Me parece que la democracia fue puesta en un hogar cualquiera para dar espacio para los intereses de los dichos hombres que lutan por los derechos del pueblo. Lamentable todo eso.
Cristina Silva em 26/04/2016 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 118 – 20/04/2016 – Porque tanto se falou da família para fundamentar e justificar o voto “sim” à admissibilidade do pedido de impedimento à Presidente Dilma Roussef?/Pedro Castilho, Marcelo Ricardo Pereira, André Favacho e Pablo Lima)
Marcelo, André e Pablo. Fico feliz em saber que posso compartilhar minha tristeza com vcs. Aquele domingo não pode ser esquecido, apagado. Para que sempre possamos refletir sobre nosso papel nos debates públicos, enquanto professores. Mª cristina da silva
Maria José em 22/04/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 118 – 20/04/2016 – Pequenos apontamentos sobre a banalidade do mal/Joaquim Ramos e Sandro Santos)
Parabéns Joaquim e Sandro! Bela reflexão! Comparar o que está acontecendo na macro e na micropolítica nessa questão foi uma ótima percepção! Só quem trabalhou com a Valéria sabe do seu compromisso com uma escola inclusiva! Do seu cuidado com os sujeitos educandos e educadores! Cabe a quem toma as decisões, se perguntar quais são as intenções de quem faz denúncia anônima? De quem coloca estudante para fora da sala de aula por mínimas questões? De quem acha que é a polícia que tem que resolver questões internas da escola?
Abraços,
Zezé
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Por Alagoas contra o Projeto Escola Livre nº 2
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
Coordenação Geral – Priscilla Bahiense e Luciano Mendes
Coordenação de Pesquisa e Diagramação: Sandra Ribas
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E-mail: – Telefone: (31) 3409-6167
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