Vol. 1, Nº 008 / Junho de 2013 – sexta-feira, 07.

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 10 de junho de 2013
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00 o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, dia 10 de junho, teremos a seção “Sons e Literatura no ar”, a coluna do professor Marcos Taborda, além de sorteio de livros, agenda da educação e muito mais! Você também pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Ouça o programa “Pensar a Educação Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 03 de junho
Tema: “Tese do mês: Estratégias de Escolarização de Homossexuais com Sucesso Acadêmico”
Entrevistado: Superintendente de Políticas de Promoção de Direitos Humanos e Cidadania na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, atual Coordenadora da Casa de Direitos Humanos do Governo de Minas Gerais de mestre em Educação pela UFMG, Janice Aparecida de Souza.
Sessão Especial: Educação e Mídia

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”
O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.


Internacionalização dos doutorados brasileiros – Simon Schwartzman
Com 190 milhões de habitantes e cerca de 592 mil residentes estrangeiros, o Brasil é uma sociedade relativamente fechada, apesar de uma longa história de comércio de escravos africanos até meados do século 19 e grandes fluxos de imigrantes portugueses, italianos e japoneses, alemães até a Primeira Guerra Mundial.

Internacionalização da UFMG: o equilíbrio em intercâmbio de estudantes – UFMG
Os esforços de internacionalização da UFMG têm se mostrado muito produtivos ao longo do tempo. Políticas e ações coordenadas em várias frentes têm gerado resultados positivos, que se materializam por meio de indicadores de desempenho. 

UFMG é incumbida pelo MEC de montar universidade pública em São Tomé e Príncipe – Jornal Estado de Minas
Hoje, em se tratando de África, a Universidade Federal de Minas Gerais é referência. E, por causa disso, ganhou missão vinda de Brasília. A pedido do Ministério da Educação (MEC), a instituição foi incumbida de criar uma universidade pública em São Tomé e Príncipe. A iniciativa vai ajudar o país, um arquipélago na costa ocidental do continente africano, a cumprir metas para dar um salto na educação, até 2021. 

Estudantes criam petição contra restrição no Ciência sem Fronteiras – Jornal O Globo
O Estudantes prejudicados com a inclusão do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como pré-requisito para a candidatura de uma bolsa de graduação no programa Ciências sem Fronteiras criam uma petição eletrônica para que o Ministério da Educação (MEC) reveja a decisão. Até a manhã da quarta-feira, dia 05, 4.804 assinaturas já haviam sido coletadas.

Professor é diferencial em escolas com bons resultados, aponta pesquisa – Portal Terra
A cada três anos, quem acompanha avaliações educacionais, normalmente se depara com uma notícia ruim: lá vamos nós, mais uma vez, amargar posições ruins no Pisa, que mede conhecimentos de língua portuguesa (no caso do Brasil), ciências e matemática entre alunos de 15 anos de todo o mundo. Mas se, na média, a nota dos alunos brasileiros não está lá essas coisas, há vários exemplos de escolas por aqui que não fazem feio.

Conheça as 20 metas do Plano Nacional de Educação – Portal IG
Em análise no Congresso desde 2011, o Plano Nacional de Educação (PNE) traça objetivos e metas para o ensino no país em todos os níveis (infantil, básico e superior) para serem cumpridos até 2020. A meta mais polêmica é a 20, que trata do percentual do PIB que deve ser revestido em educação. 

Estado de São Paulo recusa verbas federais para alfabetização de adultos – Por Rede Brasil Atual
Secretaria paulista é a única, entre as unidades da Federação, a não aderir a programa do Ministério da Educação (MEC); programa local na mesma linha terceiriza recursos para ONGs.

Publicadas leis que criam quatro universidades federais no Norte e Nordeste – Agência Brasil
São duas universidades na Bahia, uma no Pará e uma no Ceará que juntas vão oferecer 145 cursos e 38,3 mil vagas para estudantes até 2018. Com as quatro instituições, o número de universidades federais no país chegará a 63.

Professores estaduais decidem parar por cinco dias e saem em passeata por BH – Jornal Estado de Minas
Os professores da Rede Estadual de Minas Gerais se reuniram no pátio da Assembléia Legislativa na tarde desta quarta-feira e decidiram fazer uma paralisação de cinco dias durante a Copa das Confederações. Os professores reivindicam, entre outros quesitos, o pagamento do piso salarial e o retroativo do piso desde 2011. Também questionam o congelamento do plano de carreira do professor. 

Justiça pela qualidade na educação – Estadão
Se existe uma área capaz de ir muito além de seus resultados diretos, essa área é a educação. Seu impacto na saúde, na segurança, no crescimento econômico, na redução da pobreza e das desigualdades e até na felicidade das pessoas está consagrado nas mais recentes e robustas pesquisas nacionais e internacionais. 

USP propõe bônus para negros e abandona proposta de cotas de Alckmin – Estadão
A Universidade de São Paulo (USP) vai votar neste mês uma nova proposta de inclusão que prevê bônus de 5% a pretos, pardos e indígenas no vestibular da Fuvest. A USP sempre foi contrária a qualquer critério racial de bonificação.

Boletim Pensar a Educação em Pauta
www.pensaraeducacao.com.br
www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: Isabella Brandão
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *