ED Nº 148 – 09/12/2016

Blog Pensar a Educação

Nessa última semana, o Blog do Pensar a Educação discute a questão da concentração dos recursos federais de CT&I no Centro-Sul e a necessidade de pensarmos políticas nacionais claras de CT&I para enfrentar o problema, no artigo Políticas atuais de C&T: o federalismo em questão. Além disso, o Blog reproduziu o último editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta, Educação, violência e destruição!, sobre os desafios postos à defesa pela Educação pública no país.

PISA 2015 Pedro DemoEXCLUSIVO

Chegaram os dados do PISA 2015 (Cruz & Bermúdez, 2016) e, “para variar”, nova ducha de água fria. Nem poderia ser diferente, porque não fizemos, literalmente, nada entrementes para mudar a situação. No entanto, como sempre acontece, passado o susto – que nem mais assusta tanto – voltamos ao “normal” – vamos continuar investindo neste defunto, como se nada houvesse acontecido.

Como legitimar governos ilegítimos Dalvit GreinerEXCLUSIVO
Por incrível que pareça, a prática de intervenções nas escolas municipais de Belo Horizonte, promovida pela Secretaria Municipal de Educação, é a mesma prática de usurpação de poder. A maneira como é feita – nenhuma intervenção é boa ou correta – piora ainda mais as relações no ambiente escolar a partir de uma limpeza docente e discente.

Uma leitura curricular dos impactos da MP 746 no Ensino Médio: três comentários Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO

Texto preparado para a “Mesa de Debates do Fórum de Debates da MP 746 nas Licenciaturas”, realizado no dia 10 de dezembro de 2016, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Avaliação e intervenção: um assunto que merece mais atenção – Eloísa Nascimento – EXCLUSIVO

Quando o objetivo é avaliar, é importante ter claramente definido o que se pretende com tal avaliação. Pode-se avaliar para diagnosticar, acompanhar, monitorar, identificar, conhecer, medir, treinar ou mesmo para avaliar. Entretendo, nada disso trará mudanças se o docente não planejar e realizar as intervenções de acordo com o objetivo que se estabeleceu antes de avaliar o aluno.

Síntese das conferências realizadas no 2º semestre de 2016 – Berenice Faria – EXCLUSIVO

O Projeto Pensar Educação Pensar o Brasil realizou, no segundo semestre de 2016, duas conferências com o tema “A escola básica questiona a Universidade”. O objetivo desses encontros é colocar em discussão grandes temas relacionados à educação no Brasil, sobretudo aqueles que afetam a escola pública.

“As dificuldades pra C&T” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Na coluna desta semana o professor Luciano mendes conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre os impactos da PEC 55 na Ciência e Tecnologia Brasileira. A Coluna Educação em Pauta é produzida pelo núcleo de Jornalismo da Rádio UFMG Educativa.

Uma PEC que mata a educação e a ciênciaNelson Pretto

Claro que perto da PEC 241, as demais questões terminam sendo até menores, mas ao mesmo tempo não deixam de nos preocupar. Uma delas, com certeza, é a absurda reforma do Ensino Médio que, além de tudo, é feita via Medida Provisória, atropelando todas as importantes discussões que vem sendo travadas nos âmbitos acadêmicos e sindicais. 

Ensinar não é trivial –  Estado de São Paulo

Não há como ter bons resultados se os docentes não souberem como dar boas aulas.

São Paulo constrói fórum permanente para pensar a educação integral na rede municipal – Centro de Referência em Educação Integral

O Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora foi lançado oficialmente na última sexta-feira, 2 de dezembro.

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