Currículo e qualidade no Ensino Médio: ponderações críticas – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
O Ensino Médio, no Brasil, retomou fortemente para a agenda de debates sobre a educação pública. Além da controversa proposta de reforma desta etapa da escolarização brasileira, instituída na MP 746, no decorrer do último mês foram divulgados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
O lúdico em turmas de 1º ano do Ensino Fundamental – Renata Simões – EXCLUSIVO
O lúdico contribui para o processo de aprendizagem dos alunos por sua característica de envolvimento que desperta o interesse e o prazer pela aprendizagem. Não é o caso de afirmar que o processo de aprendizagem acontece somente por meio da ludicidade, mas que o envolvimento da ludicidade favorece e enriquece esse processo, tornando a aprendizagem mais prazerosa.
Nem essa Ordem, nem esse Progresso – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Os Liberais de hoje continuam os mesmos liberais de ontem, com os mesmos medos de ontem e com as mesmas estratégias de ontem. Violência e exploração. Nem o exemplo liberista do visconde de Mauá os retirou e retira do seu medo. Somos hoje o País do Passado.
A cultura do golpe em diversas escalas da vida política e institucional em nosso país – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO
Como tem sido comum na cultura política em nosso país, a reitoria deu um golpe. Mudanças que deveriam ser tratadas como intervenções no Estatuto da Universidade, foram aprovadas como mudanças apenas regimentais, para as quais não é necessária a maioria qualificada, bastando maioria simples.
Formação de professores e qualidade da Educação Básica – Renata Julia da Costa – EXCLUSIVO
Em geral, a formação inicial favorece o domínio técnico do conhecimento por parte do docente em sua disciplina, o que não garante a compreensão de aspectos da educação em geral, como relação professor-aluno, planejamento, currículo e avaliação.
“O que as ocupações têm a nos dizer? – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
A movimentação de estudantes de todo país questiona a PEC 55 (antes chamada 241), a MP 746 e outros ataques contra os direitos dos cidadãos. Esta movimentação já ocupou centenas de escolas, universidades e instituto federais paralisando o calendário letivo. Na coluna desta semana o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano Mendes sobre o significado dessa organização. A coluna foi ao ar no Jornal UFMG do dia 07 de novembro pela Rádio UFMG Educativa.
“A movimentação estudantil”– Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
A movimentação de luta contra a PEC 55 que tramita no Senado, tem ganhado força. Estudantes ocupam universidades, Institutos federais e escolas de todo país. Setores já deram o indicativo de greve que mostram a indispozição da população em relação aos planos do governo que afetam o dia a dia da população.
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