Durante a última semana o Blog do Pensar a Educação publicou e compartilhou diversas reflexões sobre a educação brasileira, a começar sobre O ocaso do PIBID, sobre as novas denuncias feitas pelo Fórum Nacional PIBID após novas medidas que descaracterizam o programa. Além disso, também foram discutidas a queda do portal do CNPq e o atraso na publicação do Edital Universal do órgão, que colocam em cheque os investimentos em infraestrutura e dificuldades em realizar a transição entre governos. Sobre o ensino público no Brasil, o Blog compartilhou um texto de autoria da Profa. Sara Rojo, na página Profs. UFMG pela Democracia, no Facebook. E para finalizar a movimentada semana, A MP- do Ensino Médio, que se caracteriza como mais um duro golpe na democracia.
Série Golpe da coalizão PiG/PBBB no Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852) – Desfecho Temerário – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO
Nesse último texto, o quarto da Série, estabeleceremos laços entre a figura de Michel (Fora) Temer e Luís Bonaparte, golpistas de países e tempos distintos, mas com muitas características em comum.
A Reunião de Pais: farsa que vira tragédia – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Reunião de Pais na Escola pública para mim parece uma piada. Deveria ser uma coisa séria. Muito séria, por sinal, mas como ela sempre se repete, trimestralmente, a farsa vai virando tragédia e vice-versa. Todos perdem oportunidades incríveis de melhorar a escola. E quando digo todos, falo da secretária ou secretário de educação até o estudante mais novo da rede de ensino.
Mais promessas para a educação? – Nelson Pretto
Tempo de eleição, tempo de promessas, muitas promessas. A educação sempre esteve no foco das campanhas, demonstrando a importância da área. Mas isso não basta. Não esperamos dos candidatos propostas com um profundo nível de detalhamento, mas, sim, princípios que norteiem as ações futuras da governança no sentido de, a partir do Plano Municipal de Educação, que é Lei, promover o seu aprofundamento e, mais do que tudo, sua ampliação para resgatar o que lhe foi mutilado pela ação conservadora da Câmara dos Vereadores de Salvador.
Uma reforma que retrocede ao obscurantismo de autores como Desttut de Tracy que defendia, ao final do século XIX, ser da própria natureza e, portanto, independente da vontade dos homens, a existência de uma escola rica em conhecimento, cultura, etc., para os que tinham tempo de estudar e se destinavam a dirigir no futuro e outra escola rápida, pragmática, para os que não tinham muito tempo para ficar na escola e se destinavam (por natureza) ao duro ofício do trabalho.
Universidade e formação para o mundo: o limiar entre a crítica e a especialidade – Boletim da UFMG
A conjugação do tripé ensino, pesquisa e extensão evoca a necessidade dos departamentos e cursos de lidar com problemas de natureza não departamentais, portanto, indutores da interdisciplinaridade.
“Educação pública e democrática” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
Esta semana, na coluna “Educação em Pauta”, o professor Luciano Mendes de Faria Filho comentou sobre os desafios da democratização da educação no Brasil contemporâneo. O professor também adiantou um pouco do que será debatido no Congresso de Educação do Vale do Sapucaí no sul do estado de Minas. A coluna foi gravada pelo Jornalista Vinicius Luiz para a Rádio UFMG Educativa.
“As ameaças da PEC 241” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Beatriz Cerqueira fala sobre a Proposta de Emenda à Constituição número 241 de 2016. A proposta faz parte de um pacote de reajuste fiscal e prevê, entre outras coisas, a flexibilização da verba destinada à saúde e educação
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