Ano 4 – Nº 122 / sexta-feira, 20 de maio de 2016
Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação – Avaliação dos Programas x Avaliação dos Pesquisadores – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
No momento em que escrevo este texto, estamos na expectativa da escolha do novo Presidente da CAPES e pensando sobre os possíveis impactos de tal mudança nos rumos da avaliação quadrienal da Pós-graduação. No entanto, qualquer que seja a escolha do Ministro da Educação, a questão aqui abordada continuará relevante já que é uma das dimensões mais tensas e mal resolvidas do processo de avaliação da Pós-graduação no país.
Ministério da Educação volta a ser Ministério da Educação e da Cultura? – Carlos Roberto Jamil Cury – EXCLUSIVO
Foi com bastante surpresa que a comunidade científica e artística recebeu a divulgação, pelo atual mandatário de facto do governo do país, de que o Ministério da Educação e o da Cultura tornar-se-ão um só.
Brasil y los brasileirinhos hoy – Felipe Zurita Garrido – EXCLUSIVO
La Presidenta democráticamente electa, Dilma Rousseff, ha sido apartada temporalmente del ejercicio del poder mediante un Golpe de Estado Parlamentar, proceso que guarda algunas similitudes con aquellos que ocurrieron en Honduras (2009) y Paraguay (2012). Pareciera que las elites tradicionales latinoamericanas ya no estarían necesitando de forma exclusiva el poder de fuego de las Fuerzas Armadas para destruir gobiernos o proyectos políticos que sostengan propuestas con visos progresistas.
Vai Passar – Chico Buarque e o atual cenário político brasileiro – Sandro Santos e Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
É (quase) desnecessário fazer qualquer alusão a Chico Buarque de Holanda quando a trama se entremeia aos ditames da repressão e da ditadura, ou da perda de direitos políticos – seja de quem for. Melhor que ninguém, esse Brasileiro (com “B” maiúsculo) – tão amado por gerações inteiras de moças e rapazes – não se furta em contribuir com a construção da justiça social, do respeito, da equidade, enfim, da democracia em nosso país.
Educação e Cultura: não juntos, mas misturados – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
Custou-nos muito ter um Ministério da Educação. Não o tivemos durante o Império. Só o vimos logo após a Revolução de 1930, quarenta anos após a República, vindo à luz pelas mãos de Francisco Campos. E o da Cultura então? Andou atrelado com o da Educação até o final do século passado.
Sobre os desafios de educar em uma sociedade da decepção – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
De acordo com Lipovestky, nosso tempo caracteriza-se “pela multiplicação e pela alta incidência da experiência frustrante, tanto no âmbito público, quanto no âmbito privado”. Para fins desse texto, buscarei produzir breves apontamentos, delineando alguns desafios para seguirmos problematizando as práticas educativas no contexto de uma “sociedade da decepção”.
“Ministerio de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho
A fusão do Ministério das Comunicações e com o da Ciência, Tecnologia, Inovação deu origem ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Quais as implicações disso? O Professor Luciano Mendes conversa com o Jornalista Vinicius Luis sobre a fusão.
“Os impactos da Ponte para o Futuro” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira
Com a mudança da Presidência da Republica, um novo plano de governo passa a ser o norte das ações. A presidente do Sind-UTE MG fala dos impactos deste plano na vida do trabalhador.
O Golpe e o fortalecimento da ação conservadora: o caso da educação – Luciano Mendes de Faria Filho
Parece-nos, hoje, que o pior de nossos pesadelos ainda era pouco para descrever o que já se desenha no cenário nacional. O golpe, além de permitir a organização do medonho e vergonhoso ministério montado por Temer, traz uma implicação muito mais
“Escola sem política”: os perigos da nova e polêmica ideia de Cristovam Buarque – O Cafezinho
O senador Cristovam Buarque, que já vinha tomando posicionamentos polêmicos considerando seu passado político, apresentou, esta semana, proposta para a realização de uma audiência pública sobre o movimento “Escola sem Política”.
Nota Pública em Defesa da Autonomia Universitária, do Direito e da Liberdade de Cátedra
Vimos a público manifestar nossa indignação frente a qualquer possível forma de intimidação que busque cercear os princípios e fins da educação nacional, consagrados pela Constituição Cidadã de 1988 e reafirmados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996).