ED Nº 114 – 23/03/2016

Ano 4 – n° 111 / sexta-feira,  4 de março de 2016 

Educação política: para quê? – Marcus Aurelio Taborda de Oliveira – EXCLUSIVO

Quando penso em educação política certamente penso na escola, embora tenha dúvidas se deveria haver uma rubrica com essa finalidade nos programas. Mas me refiro sobretudo ao fomento de iniciativas de participação popular, a começar pela juventude, nos processos de gestão da coisa pública.

Uma conquista chamada Democracia – Irlen Gonçalves – EXCLUSIVO

A democracia que vimos produzindo e experienciando tem sofrido, historicamente, agruras constantes, motivadas por aqueles que defendem a concentração do poder e das riquezas. Mais uma vez o momento atual repete o que já vem sendo requerido pelo bloco mais conservador descompromissado com a maioria da população brasileira.

Estudar e aprender – Isaac Roitman – EXCLUSIVO

Na maioria das escolas de ensino básico no Brasil predomina uma postura passiva dos estudantes. A experimentação na escola de ciências tira o estudante da passividade e o coloca como protagonista no processo de aprendizagem. Para Paulo Freire o sujeito da ação de estudar é o estudante, valorizado em sua individualidade, de quem se exige uma postura crítica e uma inserção na realidade.

Sensório-motor e operatório concreto não acabaram com a idade – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Há muitos exemplos, inclusive cotidianos, que demonstram que o ser humano precisa de estímulos e ações concretas, visto que nossos sentidos não acabam quando o período sensório-motor deixa de predominar. O aprendizado, a formação de memórias e a capacidade de utilizar as informações com um fim prático dependem de uma série de associações, pois a aquisição de conhecimento se dá por um processo associativo.

Isaac Roitman escreve artigo sobre as principais obstáculos do ensino superior no Brasil – Academia Brasileira de Ciências

Algumas causas sugeridas pelo autor são “formação básica deficiente, falta de maturidade, escolha precoce da especialidade profissional, dificuldades financeiras, decepção com a pouca motivação e atenção dos professores e as dificuldades de mobilidade estudantil. “

“Nova direção do INEP” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Na ultima sexta feira, Luiz Roberto Liza Curi assumiu a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O sociólogo é doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e assumiu o instituto no lugar do professor da UFMG Francisco Soares. Essa nova direção foi o assunto da conversa do professor Luciano Mendes com o Jornalista Vinicius Luiz

“Piso Salarial” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

A presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira discute em sua coluna as negociações com o Governo do Estado de Minas Gerais em relação ao piso salarial e o Plano de carreira dos professores.

 

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