ED Nº 113 – 18/03/2016

Ano 4 – n° 113 / sexta-feira,  18 de março de 2016 

Universidade e cultura popular: um reconhecimento – Alexandre Fernandez Vaz e Fábio Machado Pinto – EXCLUSIVO

No final do ano passado, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou a concessão do título de Notório Saber em Educação para Norival Moreira de Oliveira. Foi a primeira vez que uma universidade brasileira concedeu a honraria a um Mestre de Capoeira. A escolha não foi fortuita, já que Mestre Nô é expoente da Capoeira Angola no Brasil e no exterior. Reconhecido no meio popular, conhecedor dos fundamentos, tradições e narrativas, Nô é guardião da cultura popular, arquivista de memórias.

Os Paradigmas e os Paradoxos da Escolarização – Marlos Mello – EXCLUSIVO

Pela ótica da história de vida de Ivan Illich é possível perceber que nem sempre ele pregou contra a escolarização, pois, na verdade, antes chegar à ideia de uma sociedade sem escolas, Illich viveu intensamente e cumpriu as etapas e os processos ordenados pela lógica escolar. Por certo, estudou filosofia e teologia na Universidade Gregoriana de Roma obtendo menções de reconhecimento por seus trabalhos acadêmicos.

“Rompimento da barragem em Mariana” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira – EXCLUSIVO

Em novembro de 2015, um mar de lama arrasou o distrito de Bento Rodrigues no município de Mariana. O rompimento da Barragem de rejeitos de Fundão, pertencente à mineradora Samarco destruiu não só o pequeno distrito, mas os dois outros que ficaram no caminho da lama, a Cidade de Barra Longa e levou destruição pela bacia do Rio Doce até seu encontro com o oceano, no Espirito Santo. Mas afinal o que os acontecimento de Mariana tem a ver com a educação? Quem responde é a presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Beatriz Cerqueira.

“Mulheres na CIência” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Segundo um estudo da ONU, apenas 28% dos pesquisadores são mulheres. Outra pesquisa feita em 14 países mostra que as probabilidades de uma estudante obter diploma de graduação, mestre e doutora em áreas relacionadas às ciências é bem reduzida em relação aos homens. Na semana depois do dia internacional da Mulher, diversas pesquisas mostram a relação desigual de gênero na sociedade. Na coluna Educação em Pauta, o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Luciano mendes sobre o espaço da mulher nas ciências.

Exames nacionais de acesso ao ensino superior – Simon’s Site

O Exame Nacional de Ensino Médio, ENEM, foi criado inicialmente como um teste para avaliar a qualidade do ensino médio, mas se transformou depois em um gigantesco exame vestibular unificado para as universidades federais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *