ED Nº 077 – 10/04/2015

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano III – Edição 077 / sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cotas como pretexto (1) – Juca Gil – EXCLUSIVO

Então, apesar de não ter o poder magnânimo de equacionar nenhum dos problemas citados, me parece que as ações afirmativas têm potencial de incidir sobre todos eles, e servem de pretexto para repensarmos vários assuntos essenciais dos mesmos.

A indisciplina no contexto escolar e a prática docente – Tiago Tristão Artero  EXCLUSIVO

Em relatos de professores diversos em relação à mesma turma, notaremos que um se refere a uma turma indisciplinada e outro poderá apontar uma turma possuidora de energia incrível, bem como uma ótima capacidade de criação.

Antônio Cândido elogia nomeação de Janine para Educação – Brasileiros

No vídeo, Cândido explica historicamente a importância da convergência entre o Ministério e o titular da pasta desde que ela foi fundada, em 1930, pouco depois da vitória do movimento armado que colocou Getúlio Vargas no poder.

A redução da mairoridade penal – Educação em Pauta – Marcus Taborda

Na ultima semana, a comissão de Constituição e Justiça aprovou a formação de uma comissão para discutir o Projeto de Emenda Constitucional 171. O projeto passa a maioridade penal de 18 para 16 anos. Na coluna Educação em Pauta o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre esta primeira faze do projeto e o que significa a mudança da idade mínima para imputar criminalmente os adolescentes.

Carta Aberta por ocasião da posse de Renato Janine Ribeiro como Ministro da Educação – Campanha Nacional pelo diteito a Educação

O Comitê Diretivo e a Coordenação Geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação – maior e mais plural rede em defesa dos direitos educacionais no Brasil – parabenizam e desejam sucesso ao Prof. Renato Janine Ribeiro como novo Ministro da Educação.

Consultor do Unicef é contra redução da maioridade penal – Camara dos Deputados

Mario Volpi apresenta outras formas de enfrentar o problema dos adolescentes em conflito com a lei.

 

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