Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”
Ano III – Edição 076 / sexta-feira, 02 de abril de 2015
Basta de Paulo Freire y la barbarie / Chega de Paulo Freire e da barbárie (versão portuguesa – tradução Felipe Zurita Garrido) – Mariano Narodowski – EXCLUSIVO
Basta de Freire. Basta de un pedagogo es basta de todo pedagogo. Basta de pedagogía: es la dilución de la educación a un acto irreflexivo, la automatización divorciada de todo pensamiento. En síntesis, basta de Paula Freire es la barbarie.
Tecnologia Digital e a Educação: do choque à esperança – Aleluia Heringuer Lisboa – EXCLUSIVO
O professor não é mais fonte de informação, ou pelo menos a única. Então é preciso compreender o contexto. Não ter a informação não é a mesma coisa de não ter o critério.
O programa Primeira Escola e as transformações ao longo de sua existência – Sandro Vinicius Sales dos Santos – EXCLUSIVO
A construção das Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) tem se configurado como um projeto pioneiro que, indubitavelmente, marca historicamente a educação do município, pois, pela primeira vez são edificadas instituições educacionais concebidas a partir das necessidades de desenvolvimento das crianças de até cinco anos e oito meses.
A violência no contexto escolar e o corpo que fala – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Há, impregnado nos movimentos, nas atitudes humanas corporais, a cultura de determinada nação, dos indivíduos. A linguagem do corpo baseia-se no desenvolvimento filogenético e ontogenético e é facilmente observada na natureza. A razão, a emoção, a carga de linguagem presente nos gestos e movimentos, ali está o ser social: nos movimentos.
Aprendizagem de pessoas com deficiência: assunto tabu nas discussões sobre inclusão – Romerito Costa Nascimento – EXCLUSIVO
Nos últimos doze anos, a educação de pessoas com deficiência vem tomando grande destaque nos diversos espaços voltados ao atendimento deste público. Sabemos que são diversas as contribuições neste sentido e que ainda há muita coisa a ser discutida.
O novo ministro da Educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na ultima sexta feira a presidenta Dilma Rouseff anunciou o nome do professor Ricardo Janine Ribeiro da USP como novo Ministro a Educação. Ele é indicado para assumir a pasta depois que Cid Gomes se demitiu no dia 18 de março após bater boca com deputados durante uma reunião do congresso. Na coluna Educação em Pauta de segunda feira o professor Marcus Taborda conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre a indicação da presidencia.
Das Escolas Normais à Pós Graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil – Bernardete Gatti
No dia 26 de março, começou o 9º seminário anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Com o tema “Das Escolas Normais á Pós-Graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil” o seminário propõe celebrar a data e principalmente pensar, com esta perspectiva histórica, a formação de profissionais da educação atualmente.
Carta Aberta: Obrigado Paulo Freire! – Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF)
Prezados(as),
Vimos à presença de vocês pedindo licença para nos posicionarmos, primeiramente enquanto educadores(as) capixabas e brasileiros, e depois como estudiosos/pesquisadores da educação, frente a algumas manifestações particulares no interior das manifestações do último domingo, dia 15/03/2015.
A escola encantada – Isaac Roitman – Correio Braziliense
Na educação infantil, as brincadeiras são cláusulas pétreas que contribuem para o desenvolvimento das potencialidades para a relação interpessoal virtuosa e para o conhecimento mais amplo da realidade social e cultural.
Na Finlândia, competência toma lugar do conteúdo – Porvir
Redesenho do sistema educacional coloca projetos transversais à frente de disciplinas. Leia entrevista com secretária de Helsinque.
Para que serve a educação? – Fei Beto – Dom Total
Uma educação libertadora é a que almeja conquistar hegemonia por consenso. Uma educação crítica e cooperativa é capaz de reproduzir as bases materiais e espirituais de uma sociedade baseada na solidariedade.
Carta à Presidenta Dilma Rousseff – Campanha Nacional pelo Direito a Educação
Excelentíssima Senhora Presidenta da República
A rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a maior e mais plural articulação da sociedade civil brasileira em defesa e promoção dos direitos educacionais, lhe parabeniza pela escolha do lema “Brasil: pátria educadora”.
ESPECIAL UFMG
A UFMG em questão – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
A publicação de uma série de reportagens do jornal Estado de Minas sobre as questões que o próprio jornal identifica por tráfico de drogas, por insegurança e por vandalismo nas dependências da UFMG, notadamente na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH, tem mobilizado a comunidade universitária numa rara reflexão sobre a situação e sobre os rumos da maior universidade federal de Minas e uma das mais importantes do país.
Inclusão sim, preconceito não – Amanda Soares – EXCLUSIVO
Devemos falar sobre o racismo que infelizmente ainda é tão presente em nossas vidas, é preciso derrubar esse estereótipo de que a Universidade não é lugar para os negros, é essencial combater o discurso de que existe uma hierarquia de raças, afinal em diversos momentos cotidianos as pessoas assumem uma postura racista e fortemente preconceituosa.
Afinal, o que é o D.A. da FaFICH? – Igor Rocha – EXCLUSIVO
A questão mais problemática, que me estarrece quando eu penso na FaFiCH que eu fiz e faço parte e também pensando em sua tradição política é uma enorme indiferença reinante e disseminada diante do fato de que a sala do mesmo diretório acadêmico que, em vários momentos da história, foi um símbolo de resistência política, está (ao menos institucionalmente, segundo medidas anunciadas pela FaFiCH) fechada.
Serie de matérias do jornal Estado de Minas denuncia o tráfico de drogas dentro da UFMG
A denuncia feita pelo jornal da capital mineira destaca o comercio de entorpecentes dentro do Campus Pampulha da UFMG. A serie que inclui matérias escritas e vídeo reportagens destaca o envolvimento de adolescentes e o uso dos espaços universitários.
Nota da Reunião dos Estudantes de História (27/03) aberta à adesão da comunidade da Fafich
Nesse momento, é importante falar sobre a questão do tráfico e do uso de drogas dentro da universidade. Essa não é recente, não é exclusividade da FAFICH, e não foi trazida para a UFMG pela juventude negra. Ela perpassa a atual política antidrogas brasileira, que se fundamenta na repressão e proibição, e faz parte da nossa realidade social e, principalmente, desses jovens.
Congregação da Fafich anuncia medidas para ampliar segurança e inclusão na Unidade – Notícias UFMG
Após reunião extraordinária nesta segunda-feira, 30 de março, a Congregação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) apresentou uma série de medidas e ações para garantir a segurança na Unidade, combater o tráfico de drogas, o assédio e a depredação do patrimônio público. A Congregação assegurou, ainda, a manutenção do calendário acadêmico para todos os cursos.