Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”
Ano II – Edição 066 / sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Lições do passado? A escola graduada e a organização da aprendizagem em ciclos – André Luiz Paulilo – EXCLUSIVO
O arranjo que a escola seriada permitiu dar à classificação dos alunos e às atribuições dos professores também produziu repetência e evasão ao submeter a aprendizagem a um controle mais estreito do tempo e objetivá-la em padrões médios de resultado.
Walter Benjamin e a infância – contribuições para a educação infantil – Sandro Vinicius Sales dos Santos – EXCLUSIVO
Uma das formas de se compreender a riqueza da teoria benjaminiana consiste em perceber a diversidade de formas literárias que compõem sua obra: textos ensaísticos, monográficos, aforismos, críticas, resenhas e cartas, para citar apenas algumas formas textuais presentes na escrita desse autor.
Aprendizagem: provém das capacidades individuais ou dos aspectos ambientais? – Thiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Tanto por parte da família quanto por parte da sociedade, essas indagações existem e mesmo que, de fato, não influencie na decisão de qual a melhor rotina a ser seguida pelas crianças e jovens, devido à grande importância do tema, deveria.
Publicidade Infantil, tema da redação do ENEM 2014 surpreende candidatos do exame que ocorreu com absoluta tranquilidade e sem problemas de vazamento de provas – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira
Nos dias 8 e 9 de novembro milhões de estudantes fizeram o ENEM. Principal porta para o acesso ao ensino superior, a prova reune 180 questões e uma redação. Na coluna educação em pauta o jornalista Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a segurança da prova, o tema da redação, e a intensidade da prova.
Pró-reitoria de Assuntos Estudantis: uma UFMG para desafios contemporâneos – Por Tarcísio Mauro Vago – Boletim UFMG
A Universidade vive circunstâncias que têm produzido uma reconfiguração de seu corpo discente, e não somente pelo aumento da quantidade, mas, sobretudo, pela rica e instigante diversidade de estudantes que aqui chegam. Novos sujeitos circulam por seus campi, alamedas, institutos e faculdades – sujeitos no exercício de seu direito à educação superior.
Um site para lidar com a dislexia – Por Ângela Maria Vieira Pinheiro – Boletim UFMG
Com linguagem acessível aos professores, essa plataforma, como as versões que deram origem a ela, leva o usuário a conhecer a dislexia, a identificar os sinais de risco dessa condição e a lidar com os disléxicos em sala de aula.
Exame de maturidade – Zero Hora
O Exame Nacional do Ensino Médio consagrou-se como mecanismo eficiente de avaliação da qualidade da educação formal e, mais recentemente, como forma de acesso à universidade. É por isso que, numa prova com mais de 8 milhões de inscritos, incidentes isolados devem ser tratados como tal.