EB Nº 125 – 10/06/2016

 Ano 4 – Nº 125 / sexta-feira, 10 de junho de 2016

Câmara aprova DRU em segundo turno – Jornal O Globo

A Câmara dos Deputados concluiu nesta quarta-feira a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) que recria a chamada DRU, Desvinculação das Receitas da União.

Comissão de Educação discute cortes no setor provocados pelo ajuste fiscal – Agência Senado

Em audiência realizada nesta quarta-feira (8) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), professores, representantes de estudantes e membros de movimentos sociais afirmam que as medidas, podem ter um “impacto demolidor” para o financiamento da educação no Brasil.

Professores do Rio decidem continuar greve que já dura três meses – Portal UOL Educação

Os professores do Rio de Janeiro decidiram na manhã desta quarta-feira (8), continuar com a maior greve já realizada pela categoria na rede estadual. Sem avanço nas negociações com o governo do Estado, os docentes chegaram a 98 dias de paralisação.

Unesco defende educação em sexualidade e gênero prevista em lei – Portal Agência Brasil

Aprofundar o debate sobre sexualidade e gênero na sala de aula contribui para uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade. É o que diz comunicado divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

MEC quer tirar dinheiro de programas para ampliar repasse a estados e municípios –  Portal Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) quer rever o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e programas da educação básica como o Mais Educação, que incentiva a educação integral nas escolas.

Escola Sem Partido preocupa por questionar a transmissão dos saberes, afirma Janine – Carta Educação

É com propriedade que Renato Janine Ribeiro analisa os desafios monumentais que a Educação brasileira tem pela frente para alavancar o aprendizado dos alunos e a qualidade dos professores.

Entidades dizem que Plano Nacional de Educação corre risco – Portal Agência Brasil

Metas e estratégias do Plano Nacional de Educação, (PNE) previstas para serem cumpridas até 24 de junho, estão em risco, segundo avaliação de entidades ligadas à educação.

Trabalhadores em educação fazem nova paralisação de 24h nesta sexta – Diário de Pernambuco

Os trabalhadores em educação do estado farão uma nova paralisação nesta sexta-feira. A mobilização de 24h é um protesto devido ao não cumprimento do piso salarial nacional.

Mais de 870 mil se inscrevem no Sisu – Portal EBC Agência Brasil

A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu 871.358 inscrições, de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, foram ofertadas 56.422 vagas em 65 universidades federais e estaduais e institutos federais. O resultado foi divulgado hoje (6) e está disponível na página do Sisu.

 MEC libera R$ 363 milhões para bolsas de estudos – Revista Gestão Universitária

O Ministério da Educação destinou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recursos de R$ 336,5 milhões, repassados no dia 1º de junho. A instituição destinará essa verba ao pagamento de bolsas de estudos no País.

Faculdade Zumbi dos Palmares é referência para o jovem negro – Revista Gestão Universitária

Igualdade racial e oportunidade para jovens negros foram os temas discutidos pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, e o diretor-geral da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, nesta sexta-feira, 3, em Brasília.

Alunos fazem mutirão para revitalizar escola no bairro da Terra Firme – Portal G1

Alunos da escola estadual Brigadeiro Fontenelle, que fica no bairro da Terra Firme, em Belém realizam na tarde desta quarta-feira (8), um mutirão para revitalizar os espaços da unidade de ensino.

Nome social é curativo, e tentam nos tirar esse direito, diz aluno trans Portal UOL Educação

Ao receber a lista de presença para assiná-la, o estudante trans A. R., 16 anos, constatou, mais uma vez, decepcionado, que o nome com o qual se identifica há quase um ano não estava lá. O que aconteceu em seguida, porém, deixou-o surpreso. Ao perceberem a frustração do colega, os demais alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, na Tijuca, Zona Norte do Rio, resolveram protestar: assinaram todos a lista de presença com o nome do amigo.

Governo de Minas nomeia 2.500 professores para atuar na rede estadual – Jornal O Tempo (MG)

O governo de Minas Gerais publicou nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial de Minas Gerais a nomeação de 2.500 professores para a rede estadual de educação. Do total, 2.350 atuarão nas escolas e os demais 150 nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e no Órgão Central.

Formação de cidadãos motiva projeto em escola de Minas Gerais – Revista Gestão Universitária

Ao observar que os alunos matriculados na educação de jovens e adultos (EJA) mostravam desânimo e insegurança quanto à possibilidade de concluir o curso, a professora Márcia Moreira Lourenço Vidal, que leciona inglês e português na Escola Estadual Professora Francisca Pereira Rodrigues, em Piraúba, Minas Gerais, percebeu que era hora de mudar a maneira de agir e ir ao encontro dos estudantes. “Procuramos entrar em suas vidas e saber quais as necessidades”, diz a professora.

Nova secretária de Educação Continuada defende avanço em direitos sociais  – Portal EBC Agência Brasil

A nova titular da Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Ivana de Siqueira, tomou posse hoje (8) dizendo que está comprometida em reafirmar os direitos consolidados de diversos grupos e “evitar qualquer retrocesso”.

Movimento de pais quer barrar Base Nacional Curricular – Jornal Estadão

De inspiração religiosa, ação do grupo é criticada por especialistas; Nalini nega apoio e PSDB diz desconhecer projeto de deputado.

Centenas de trabalhadores e estudantes fecham os três portões da USP em defesa da educação – Portal Esquerdadiário
Os três portões da Universidade de São Paulo do campus Butantã amanheceram totalmente trancados, com centenas de estudantes e trabalhadores nas portarias garantindo os piquetes como parte das ações da greve.

Ato na UFMG protesta contra fusão do Ministério da Ciência com pasta das Comunicações – Portal GGN

Na tarde desta quarta-feira (8), cerca de 300 pessoas participaram de ato no campus Pampulha, da Universidade Federal de Minas Gerais, em protesto contra a fusão do a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações, e pedindo uma pasta exclusiva e política de Estado para a ciência no país. Participaram do ato servidores, pesquisadores e estudantes da universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *