Ano 4 – Nº 124 / sexta-feira, 3 de junho de 2016
460 mil crianças e jovens de 6 a 14 anos estão fora da escola – Jornal Estadão
Apesar do marco legal instituído, o Brasil ainda não universalizou o acesso ao Ensino Fundamental. Em 2014, atingimos a marca de 97,5% das crianças de 6 aos 14 anos na escola, de acordo com a Pnad/IBGE. De um total de 27 milhões de crianças nessa faixa etária, cerca de 460 mil ainda estão fora do sistema escolar.
Anuário lançado em São Paulo apresenta séries históricas e informações sobre educação – Portal do Ministério da Educação
A publicação apresenta os principais indicadores da educação no Brasil, séries históricas e informações sóciodemográficas a respeito da educação, além de artigos elaborados por especialistas.
Beltrame diz que não autoriza desocupação de escolas sem apoio de outros órgãos – Portal EBC Agência Brasil
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse hoje (1º) que não vai autorizar a entrada da Polícia Militar (PM) na desocupação das escolas públicas estaduais e da sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Santo Cristo, zona portuária da cidade, sem contar com o apoio de outros órgãos de governo.
Colégio federal no Rio é o primeiro a aceitar nome social de alunos transexuais– Portal Agência Brasil
A lista de chamada e a ida ao banheiro não serão mais motivo de constrangimento para alunas e alunos transexuais do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Esses estudantes já podem usar o nome social, designação pela qual a pessoa trans se identifica e é socialmente reconhecida.
Temer diz que percentual de gasto em saúde e educação não será alterado –Portal G1
O presidente em exercício, Michel Temer, afirmou nesta quarta-feira (1º) durante a cerimônia de posse de presidentes de bancos públicos e órgãos oficiais que os percentuais relativos aos gastos de saúde e educação não serão modificados.
A falácia da Escola Sem Partido (ou do pensamento único) – Revista Carta Educação
A doutrinação ideológica está presente nas escolas desde sempre com seus conteúdos, suas relações. Educar é um ato político em si. Será que é necessário ter a discussão nas escolas? Creio que os dados e as informações a seguir nos mostrarão a urgência da discussão na sociedade.
Professores contam como estupro é debatido em sala de aula – Portal G1
O estupro coletivo ocorrido no Rio de Janeiro contra uma adolescente de 16 anos, em 21 de maio, reacendeu a discussão sobre a violência sexual contra a mulher. Temas como gênero, machismo e questões culturais e comportamentais da sociedade foram levados para as salas de aula.
MP cobra do governo do RS saída para impasse de escolas ocupadas e greve –Portal UOL Educação
Devido à ocupação de escolas e à greve dos professores, que não dá sinais de acabar, o Ministério Púbico do Rio Grande do Sul deu um prazo para que o governo do Estado apresente uma agenda de negociação.
Universidades têm grupos ‘antiocupação’ de prédios – Portal UOL Educação
Contrários às ocupações de prédios e greves de professores e funcionários, alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) se mobilizaram contra as paralisações de atividades acadêmicas.
Projeto investe até 5 milhões de reais em negócios que proponham soluções para a educação – Revista Educação
A MOV Investimentos, empresa de consultoria nacional na área de gestão, oferecerá de 2 a 5 milhões de reais em forma de investimento para empreendedores que tenham negócios em educação. As iniciativas devem trazer melhorias para a área por meio do desenvolvimento de soluções para gestores, educadores ou alunos.
Blitz da merenda: 89% das escolas não têm alvará da Vigilância Sanitária – UOL Educação
Das 200 escolas fiscalizadas pelo do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado São Paulo), 178 (89%) não possuem licença de funcionamento da Vigilância Sanitária dentro do prazo de validade. Durante inspeção realizada ontem (31), os fiscais encontraram escorpiões e um pombo no mesmo ambiente em que estavam armazenados os alimentos da merenda escolar. A operação também flagrou alimentos vencidos.
Professor cego da Unesp conquista título de livre-docência – Portal G1
Vítima de uma doença que o deixou cego desde os 9 anos de idade, o professor Eder Pires de Camargo conquistou um título importante de ser o primeiro deficiente visual no Brasil com livre-docência. Ele dá aula de física na Unesp de Ilha Solteira (SP). O candidato a livre-docente deve possuir extensa experiência em ensino. A banca de Eder, onde ele teve aprovada a livre-docência, foi realizada há 15 dias.
Enem: travestis e transexuais já podem solicitar uso do nome social – Portal EBC Agência Brasil
Os candidatos transexuais ou travestis que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e quiserem ser identificado pelo nome social no dia das provas devem fazer a solicitação pela internet a partir de hoje (1º). O prazo vai até o dia 8. No dia do exame, eles deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo que consta no documento de identidade.
MEC confirma registro de 8,6 milhões de inscrições para Enem 2016 – Portal EBC Agência Brasil
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 8.627.194 inscrições confirmadas até hoje (30), de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 11,3% em relação às 7,7 milhões de inscrições confirmadas no ano passado.
União repassa R$ 800 milhões da complementação ao Fundeb – Portal da UNDIME
A quinta parcela de 2016 da complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) está disponível a partir desta terça-feira, dia 31, nas contas correntes de estados e municípios beneficiários. Responsável pelo repasse dos recursos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transferiu R$ 800,8 milhões aos entes federativos na última sexta-feira, 27.
Aluno de instituto federal é premiado em feira científica – Revista Gestão Universitária
O estudante Luiz Fernando Borges conta apenas 17 anos de idade, mas fala com a propriedade de um cientista experiente. Primeiro colocado no principal evento científico de ensino médio do mundo, a Feira Internacional de Ciências e Engenharia (Intel Isef), ele já tem uma trajetória considerável como pesquisador. A feira foi realizada de 8 a 13 deste mês, em Fênix, no Arizona, Estados Unidos.
Ministro considera como prioridade adoção de políticas para as pessoas com deficiência – Revista Gestão Universitária
“Sentimos que não existe uma política de autismo para adultos”. A afirmação é da presidente da Associação Brasileira de Autismo (Abra), Telma Maria Viga de Albuquerque. Ela apresentou reivindicações ao ministro da Educação, Mendonça Filho, na tarde desta terça-feira, 31. O ministro recebeu entidades ligadas à área da educação especial.
Moradora de rua é professora em programa de alfabetização – Revista Gestão Universitária
Logo após o almoço, os moradores de rua, com cadernos e apostilas nas mãos, vão se acomodando nas mesas e cadeiras de plástico, dispostas de forma improvisada na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça das Mãos, no bairro do Comércio, em Salvador. Homens e mulheres que não tiveram a oportunidade de ser alfabetizados encontraram a oportunidade de aprender a ler e a escrever. O fato de a professora conhecer tanto quanto eles a realidade de viver nas ruas da capital baiana, por ser ela também, há quase sete anos, moradora de rua, facilita o processo de aprendizagem.
ONU ressalta importância da educação por objetivos do século 21 – Jornal GGNAconferência se dará nos dias 30 de maio e 1 de junho, com mesas redondas, workshops e reuniões de jovens com representantes da sociedade civil, que se concentrarão, principalmente, na educação como uma alavanca para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Crise Política No Brasil Ameaça Ciência e Meio Ambiente, Diz “Science” – Portal Brasil 247
Revista especializada americana questiona medidas tomadas pelo governo interino de Michel Temer e aponta como retrocesso mudanças na pasta da Ciência e emenda que simplifica licenciamento de grandes obras.
TCE de São Paulo encontra escorpiões e pombo junto de merenda escolar –Portal Diário do Centro do Mundo
Em uma inspeção surpresa em 200 escolas no estado, fiscais do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo encontraram hoje (31) escorpiões e um pombo no mesmo ambiente em que estava a merenda que seria servida aos alunos de um dos estabelecimentos.
“Escola sem partido” acirra polêmica na educação – Portal Congresso em foco
Em meio às discussões sobre falta de investimentos de valorização dos educadores no Brasil, uma nova queda de braço tem provocado debates acirrados no Congresso Nacional, em assembleias legislativas e câmaras municipais e rendido debates acalorados nas redes sociais e no movimento sindical. É a proposta que institui a chamada Escola sem Partido (ESP).
Giam Miceli: Defender “escola sem partido” é ignorância sem tamanho – Portal Viomundo
A visita de Alexandre Frota e do líder do grupo, seita, ou qualquer outro nome, Revoltados Online, Marcello Reis, ao Ministério da Educação, gera muitas questões que, por motivos de honestidade e de real preocupação com os rumos da educação, sobretudo pública, devem ser publicadas.
Especialistas em Educação assinam manifesto contra retrocessos – Portal Brasil 247
Um grupo de especialistas que atuou na produção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) lançou, nesta quinta-feira, 2, um manifesto contra o movimento Escola Sem Partido, apoiado pelo governo provisório de Michel Temer; o documento, assinado por 116 representantes de universidades, do Conselho Nacional de Educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), é uma reação aos recentes acenos feitos pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ao movimento Escola Sem Partido; na semana passada, o ministro causou polêmica ao receber Alexandre Frota, defensor do projeto.
Mendonça Filho esvazia Fórum Nacional de Educação – Jornal GGN
Depois de receber Alexandre Frota e Marcelo Reis, o ministro interino do MEC, Mendonça Filho, inviabiliza e esvazia o Plano Nacional da Educação, exonerando 31 assessores técnicos. Desse total, 23 eram ligados à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) e oito, à Secretaria Executiva da pasta.