Ano III – Edição 108 / sexta-feira, 04 de dezembro de 2015
Especialistas questionam enfoques de História, Língua Portuguesa e Literatura na base comum curricular. Prazo para contribuições vai até o próximo dia 15.
Após detenções, líder da Ubes chama reorganização escolar de “lógica burra” – Portal Último Segundo IG Educação
Camila Lanes, de 19 anos, relata agressões nos atos por parte dos policiais e diz que tomada das ruas faz parte do “plano”.
Fechamento de escola revolta alunos – Diário de Cuiabá
A Escola Estadual Criança Cidadã (Caic), em Cáceres, foi ocupada por 350 pessoas, entre estudantes, pais e professores, na noite da última terça-feira (1º). Eles são contra o fechamento da unidade, que inevitavelmente deve acontecer, já que o dono do prédio onde a escola está instalada solicitou o espaço de volta. Se fechada, a unidade deixará de atender mais de 800 alunos.
Governo anuncia audiência para discutir reorganização escolar em São Paulo – Portal EBC Agência Brasil
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, determinou hoje (3) que as negociações sobre o processo de reorganização escolar sejam assumidas pelo secretário da Casa Civil, Edson Aparecido. A primeira medida anunciada foi a realização de audiência pública na próxima semana, para discutir o assunto, no Memorial da América Latina.
Municípios do Amazonas debatem reforma na base nacional comum de ensino – Portal EBC Agência Brasil
O dia D de debates sobre a reformulação da Base Nacional Comum Curricular mobilizou, nesta quarta-feira (02), 583 escolas públicas estaduais do Amazonas, em 62 municípios.
Comissão de Educação celebra avanços da Lei Brasileira da Inclusão – Portal do Senado Federal
Os avanços que a nova Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) podem trazer às pessoas com deficiência foram apontados em audiência nesta quinta-feira (3) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Estimular habilidades emocionais torna aprendizado mais efetivo, dizem especialistas – Portal da Undime
Especialistas ouvidos nesta terça-feira (1) na Câmara dos Deputados foram unânimes em atribuir papel decisivo do desenvolvimento de habilidades socioemocionais na capacidade de aprendizado dos estudantes.
Premiação distingue professor e gestão de escolas públicas – Revista Gestão Universitária
Integrados este ano na iniciativa Educadores do Brasil, os prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar serão entregues nesta quinta-feira, 3, a 30 professores e a cinco diretores de escolas públicas. A cerimônia de entrega será realizada às 16h, no hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, com transmissão da TV Escola.
Para 27% dos universitários, abusar de garota bêbada não é violência – Portal G1
Pesquisa do Instituto Avon e do Data Popular foi divulgada nesta quinta.
Medo já fez 36% das mulheres deixaram de fazer atividades acadêmicas.