Ano III – Edição 095 / sexta-feira, 04 de setembro de 2015
Universalização da pré-escola deve ocorrer até 2016; 18% estão fora das salas –Agência Brasil
Para cumprir a meta de universalização da pré-escola, que está no Plano Nacional de Educação (PNE), o país tem de incluir 18,6% das crianças nessa faixa etária, conforme dados disponíveis no portal Planejando a Próxima Década, do Ministério da Educação (MEC).
Greve de professores de Cuiabá é ilegal – Diário de Cuiabá
Um dia antes de avaliar a proposta do município, os professores da rede pública de Cuiabá foram surpreendidos com a decisão judicial decretando a ilegalidade da greve da categoria.
Docentes da UFMT ressaltam necessidade de fortalecer da greve – Diário de Cuiabá
Com quase cem dias de greve, docentes da UFMT avaliam que esse é um momento decisivo e que o movimento deve ser fortalecido. Esse foi o debate central da assembleia geral realizada na manhã dessa quarta-feira, 02/09.
Aluno ProUni custa menos para o governo – Jornal Gazeta do Povo
A criação de vagas em instituições particulares, a partir do Fies e da renúncia fiscal do ProUni, implica em menos gastos para a União do que a abertura de novas universidades públicas e a ampliação do atendimento nas já existentes, com a contratação de professores, a construção de bibliotecas e o investimento em laboratórios e salas de aula.
Ministério da Educação vai lançar curso de formação para diretores de escolas –Portal EBC Agência Brasil
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse hoje (3) que em breve será lançado um programa de formação para diretores de escolas.
Gasto em educação pode ser mais eficiente, diz diretora do Banco Mundial –Portal EBC Agência Brasil
A diretora do Banco Mundial, Cláudia Costin, disse hoje (3) que o governo brasileiro poderia, a partir do ajuste fiscal, analisar a eficiência dos investimentos em educação. “Podemos aproveitar a crise para fazer um grande balanço de onde estamos gastando o dinheiro da educação. Muitas vezes se gasta mal o dinheiro na área”, afirmou Cláudia Costin.
Professor lista três lições que aprendeu em aldeia xavante – Portal BBC Brasil
O biólogo paulista Felipe Oliveira Jacinto foi convidado para dar aulas a crianças em uma aldeia indígena no Mato Grosso. Durante seis meses, a experiência fez com que ele descobrisse como sabemos pouco uns sobre os outros e o que podemos aprender com os indígenas.
Crise do Fies gera demissão de professores na Bahia – Jornal Tribuna da Bahia
A repentina mudança nas regras do Fies surpreendeu a todas as faculdades e universidades que acreditaram no projeto inicial do governo federal e fizeram uma série de investimentos em função disso. Um dos resultados mais graves e imediatos, são as demissões no corpo docente, que já começaram e devem agravar-se.
União pode se tornar responsável pelo piso salarial dos professores – Portal da Undime
Diante da alegada incapacidade financeira de estados e municípios, o piso salarial nacional dos professores da educação básica da rede pública poderá passar ser pago pelo governo federal.
Portal científico brasileiro é referência internacional – Revista Gestão Universitária
Reunir as publicações científicas brasileiras em um mesmo lugar, facilitando a busca desses documentos pelos interessados, é o objetivo do Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr), lançado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI).
Presidente de sindicato fala em situação complicadíssima na educação de Palmas e diz que prefeitura ainda não respondeu ao indicativo de greve – Jornal Conexão Tocantins
O presidente em Palmas do Sindicato dos Trabalhadores em EDucação (Sintet) afirmou em entrevista na manhã desta quinta-feira, 3 de setembro, que até o momento a Prefeitura de Palmas não se manifestou quanto as reinvidicações dos professores da rede municipal de ensino.
Alunos pagarão por danos em ocupação de prédio da reitoria da UFC – Jornal O Povo
A Polícia Federal visitou o prédio da reitoria da UFC para avaliar os prejuízos deixados pela ocupação dos estudantes. Universidade afirma que os estudantes deverão arcar com o prejuízo. Desocupação ocorreu ontem.
Escolas de SP passam a avisar pais de alunos que atingem 10% de faltas –Portal G1
As escolas da rede pública estadual de São Paulo passaram a entrar em contato com os pais de alunos que faltam em 10% ou mais das aulas. A determinação, publicada pela Secretaria Estadual de Educação no Diário Oficial do Estado (DOE), é uma tentativa de diminuir o índice de evasão escolar.
UFPB suspende investimentos em obras para executar ações acadêmicas –Jornal da Paraíba
Após corte de verbas realizado pelo MEC, reitora redireciona quase R$2 milhões em verbas para ações do Proext e pós-graduação.
Corte maior no orçamento de 2016 ‘é realidade’, diz ministro da Educação –Jornal Gazeta do Povo
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já trabalha com um cenário de “corte maior” no orçamento de sua pasta para 2016 e afirma estar buscando “soluções eficazes com pouco custo” para administrar “com inteligência” em meio à crise econômica.