EB Nº 090 – 10/07/2015

Ano III – Edição 090 / sexta-feira, 10 de julho de 2015 

 

O descalabro da educação – Jornal Estado de São Paulo

Seis meses depois de a presidente Dilma Rousseff ter anunciado que o lema de seu segundo mandato seria “Brasil, pátria educadora”, o setor se encontra em estado crítico.

Faustino Rodrigues: Tem de se discutir como usar na Educação a verba do pré-sal e não como ‘otimizar’ a exploração – Portal VIOMUNDO

Falem o que quiserem, mas os investimentos em educação no Brasil cresceram substancialmente nos últimos anos [1]. Particularmente, posso falar em termos de ensino superior e pesquisa. 

Corte de idade para ingresso no ensino fundamental protege crianças de 5 anos, afirmam especialistasJornal Gazeta do Povo 

Avaliação predominante é que estabelecer critério para matrícula contribui para o amadurecimento que se refletirá na adolescência.

MEC divulga 1ª lista de aprovados no SisutecPortal Último Segundo

Os estudantes selecionados deverão fazer a matrícula nas instituições em que foram aprovados a partir de amanhã (8) até sexta-feira (10). As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto.

MPF apura denúncia de homofobia na UFMG e suposta omissão da reitoriaPortal UOL Educação

O MPF (Ministério Público Federal) instaurou inquérito civil público para apurar denúncia de alunos do curso de direito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) que acusam professor de ter feito comentários homofóbicos dentro de sala de aula.

Base curricular comum da educação deve ficar pronta antes do prazo, diz ministroPortal EBC Agência Brasil

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse hoje (8) que o Ministério da Educação pretende finalizar a proposta de uma base curricular nacional comum para a educação básica – ensinos infantil, fundamental e médio –  antes do prazo previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), que é junho de 2016.

Presença de alunos especiais em salas regulares cresce 74,3% no AmazonasPortal D24am

Aumentou a presença de crianças e adolescentes com algum tipo de necessidade especial (intelectual, visual, motora e auditiva) nas salas de aulas de escolas regulares do Amazonas.

Agente da Educação deverá reduzir evasão escolar em SalvadorJornal Tribuna da Bahia 

Projeto que pretende contribuir para a redução do abandono escolar através do fortalecimento do vínculo entre unidade de ensino, família e comunidade.

Grande maioria dos municípios já tem seus planos sancionadosPortal UNDIME

Entre os 5.570 municípios, 4.639 cumpriram todas as fases e estão com os planos sancionados; 414 já aprovaram as leis; 281 enviaram o projeto de lei à câmara de vereadores; e 80 elaboraram o projeto de lei. Apenas seis municípios ainda não iniciaram o trabalho de elaboração ou adequação do plano.

Ministério conclui etapa de discussões com o SinasefeRevista Gestão Universitária

Representantes da direção nacional do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) foram recebidos na tarde desta terça-feira, 7, pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Marcelo Feres.

Vereadores de Campinas aprovam “Emenda da Opressão”Revista Caros Amigos

Com apoio de integralistas e da direita religiosa, parlamentares de Campinas proíbem discussão de gênero e sexualidade nas escolas e no próprio Legislativo.

Janine defende financiamento do pré-sal para EducaçãoPortal Rede Brasil Atual

Ministro da Educação participou de audiência pública da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, que fez um balanço do primeiro ano do Plano Nacional de Educação.

24 milhões de crianças no mundo nunca pisarão na escola, diz UnescoPortal G1

Entre 2011 e 2013, cresceu o número de crianças fora da sala de aula. Investimento, porém, não é suficiente, diz estudo divulgado nesta segunda.

Professores paranaenses impõem derrota judicial ao tucano Beto RichaPortal Rede Brasil Atual

Justiça do Paraná ordena ao estado que retifique nota com valores distorcidos referentes a supostos supersalários de docentes publicada no Portal da Transparência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *