Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”
Ano III – Edição 075 / sexta-feira, 27 de março de 2015
‘Os professores têm que compartilhar o seu trabalho’ – Portal Porvir
Dentre as explicações, frequentemente aparece o fato deles passarem grande parte da sua jornada de trabalho sozinhos com os alunos em sala de aula e o pouco contato que têm com colegas e superiores. Mas para Susan Fuhrman, presidente do Teachers College, da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, essa visão precisa acabar, ou se for além de uma visão, a realidade é que precisa mudar.
Reta final para se inscrever no programa de bolsas da fundação Estudar –Coleguium Notícias
Jovens de 16 a 34 anos, matriculados ou em processo de aceitação em curso de graduação no Brasil ou no exterior (completo, intercâmbio acadêmico ou duplo-diploma) ou pós-graduação no exterior (mestrado, MBA, doutorado e pós-doutorado) podem se candidatar ao Programa de Bolsas 2015 da Fundação Estudar. O processo é aberto a todos os cursos e os interessados devem se inscrever até 31 de março pelo site http://bolsas.estudar.org.br/
Conselho volta atrás, e escolas podem decidir sobre expulsão de alunos – Zero Hora
Texto de parecer do Conselho de Educação vinha sendo discutido há mais de um ano.
Professor estadual anuncia paralisação para o dia 31 – Jornal Hoje em Dia
Depois de diversas reuniões com representantes do executivo e sem chegar a um acordo nas reivindicações da categoria, em especial ao piso salarial nacional (R$ 1.918,16), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) convocou uma assembleia geral para a data, com paralisação das atividades por um dia.
Entidades ligadas à UFBA admitem possibilidade de greve – Jornal Tribuna da Bahia
Após o anúncio, por parte da Universidade Federal da Bahia (UFBA), das medidas da contenção de custos, na última segunda, que vai atingir serviços como consumo de água, energia elétrica, telefonia, além de passagens, hospedagens e apoio a eventos, entidades ligadas à instituição se mostraram preocupadas com as medidas e dizem que greves podem acontecer se a situação não for revista.
Fórum Nacional de Educação divulga nota pública sobre a conjuntura político-educacional – Portal UNDIME
O Fórum Nacional de Educação (FNE) se reuniu nesta terça-feira (24), no Ministério da Educação, em Brasília (DF). Esse foi o primeiro encontro de 2015 do Pleno. Entre os itens da pauta estavam a avaliação da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada em novembro de 2014, e o plano de trabalho do FNE para este ano.
Audiência na Câmara debate doutrinação nas escolas – Revista Gestão Universitária
Audiência pública na Câmara dos Deputados promoveu debate sobre a doutrinação política e ideológica nas escolas. Formação de professores e conteúdo de livros didáticos foram alguns dos temas debatidos.
Seguridade Social aprova garantia de ensino para aluno internado em hospital –Revista Gestão Universitária
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (25) proposta que garante atendimento educacional ao aluno do ensino básico internado para tratamento de saúde durante o período de internação. A proposta deixa para um regulamento detalhar como será feito o atendimento.
Estudantes protestam em Porto Alegre por melhorias na educação – Jornal Correio do Povo (RS)
Dezenas de estudantes de colégio estaduais protestam na manhã desta quinta-feira nas ruas de Porto Alegre. Eles reivindicam, no Dia Nacional de Luta pela Educação, passe livre municipal, ajuste fiscal do governo federal e estadual e são contra a possibilidade de cortes de fundos para a educação.
Educadores do Tocantins começam a discutir novo currículo da educação básica– Jornal Conexão Tocantins
As discussões acerca da elaboração de um novo currículo para a educação básica no Tocantins, com o objetivo de promover a educação integral e humanizada, iniciaram na Secretaria do Estado da Educação (Seduc), a partir do estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Manobra adia votação de projeto de lei sobre piso dos professores – Jornal Diário de Pernambuco
Uma manobra articulada pela deputada Teresa Leitão (PT), presidente da Comissão de Educação e Lazer da Assembleia Legislativa, conseguiu adiar para a próxima terça-feira (31) a votação do projeto de lei 79/2015, que trata da concessão do piso salarial aos professores da rede estadual.
Estudantes de Brasília protestam contra corte de verba para educação – Portal Eu Estudante
Alunos de ensino superior se reúnem na manhã desta quinta-feira (26). Liberação de verba para o Fies e perdão das dívidas de estudantes inadimplentes são algumas das reivindicações.
Justiça suspende liminar que liberava reajustes maiores em cursos do Fies –Portal G1
O Ministério da Educação conseguiu na Justiça a suspensão da liminar que derrubava as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), como o teto de 6,4% para reajuste das mensalidades dos cursos financiados; o repasse às instituições em oito vezes em vez de 12, este ano; e a nota mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios para os novos contratos.
Reitores pedem que orçamento das universidades seja mantido na íntegra –Agência Brasil
Presidente da Andifes, Targino de Araújo, as universidades precisam de mais professores e técnicos e de mais verbas para o custeio.
Projeto reativa debate sobre punição ao trote estudantil abusivo – Senado Notícias
O senador Humberto Costa (PT-PE) está repondo a questão do trote estudantil abusivo na pauta legislativa. Projeto de sua autoria veda expressamente práticas violentas e vexatórias contra os calouros, regula o processo e a aplicação de penas disciplinares pelas instituições de ensino superior e ainda a tipifica o trote na Lei de Contravenções Penais.
Especialistas discutem a gestão do Ministério da Educação – Jornal GGN
O anúncio da demissão do ministro da Educação Cid Gomes, na última quarta feira, cria expectativas sobre a futura nomeação e também chama a atenção para o fato de que, após a gestão de Fernando Haddad, de 2005 a 2012, nenhum outro líder ocupou a cadeira por mais de dois anos.