Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/1922”
Ano II – Edição 071 / sexta-feira, 05 de dezembro de 2014
Divulgação científica em educação e saúde: desafios contemporâneos - Priscilla Bahiense, Bernardo Jefferson de Oliveira, Luciano Mendes - EXCLUSIVO
Ainda que as ciências naturais tenham uma grande predominância quando se pensa em divulgação científica, há, hoje em dia, um claro esforço em promover outras áreas do conhecimento e tecnologias sociais como expressões da cultura cientifica.
CNPq aprova a criação de Diretoria para as áreas de Ciências Humanas e Sociais - Equipe do Pensar a Educação em Pauta - EXCLUSIVO
Segundo o prof. Luciano Mendes de Faria Filho, representante da comunidade acadêmica no Conselho, essa Grande Área reúne mais de um terço de toda a comunidade acadêmica nacional e a criação da diretoria virá fortalecer e dar maior especificidade ao trabalho que hoje é realizado pela DEHS.
Bolsistas do Programa de Comunicação Científica apresentam pesquisas em Colóquio Internacional - Jornal da Ciência
“Durante o Colóquio, os bolsistas falarão sobre os desafios de se produzir uma revista para a plataforma digital, tanto na linguagem jornalística quanto na visual. Não se trata apenas de mudar de plataforma, mas de inovar em uma linguagem e formas de interagir com o público por meio de ícones, galerias de imagens, vídeos e recursos gráficos, ação pioneira da FAPEAM”, disse Carlos Fábio Guimarães.
Desafios da USP aos 80 anos - Por Karina Toledo - Agência Fapesp
Conciliar a necessidade de expansão com o fortalecimento dos núcleos de excelência já existentes; incentivar a internacionalização e a interdisciplinaridade de forma a aumentar o impacto de sua produção acadêmica. Esses são alguns dos desafios que a Universidade de São Paulo (USP), que completa 80 anos de fundação, terá de enfrentar nos próximos anos.
SBPC critica projeto de lei sobre ensino do criacionismo - Jornal da Ciência
Segundo a bioquímica Helena Nader, crenças devem ser ministradas em disciplinas de religião, a critério dos sistemas de ensino, conforme a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Maurício Tuffani).
Boas Notícias para a ciência brasileira - Por Ronaldo Mota – Jornal Gazeta de Alagoas
Estudo recente da respeitável consultoria internacional Thomson Reuters mostra que o Brasil avançou de forma significativa nas duas últimas décadas, saindo da 23a posição e atingindo a 13a no ranking de publicações científicas.
Ministro Paim destaca importância de debate sobre futuro da extensão - Jornal da Ciência
“O encontro nacional permitirá reconhecer o trabalho que já foi feito desse importante programa e discutir os aspectos fundamentais para a contínua construção da extensão universitária no Brasil”, ressaltou.