Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”
Ano III – Edição 091 / sexta-feira, 07 de agosto de 2015
Portal divulga ciência, tecnologia e inovação da América Latina – Portal MCTI
Notícias da América Latina e Caribe, na área de tecnologia, agora estão acessíveis no portal Nodaltec.
Países chegam a acordo sobre nova agenda de desenvolvimento pós-2015 – ONU
Os 193 Estados-membros da ONU chegaram a um acordo sobre o rascunho do documento final que constituirá a nova agenda de desenvolvimento sustentável, que será formalmente adotada pelos líderes mundiais em Nova York durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em setembro.
Aldo Rebelo: “Não tem como inovar sem a iniciativa privada” – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, aposta no papel empreendedor do governo para a construção da infraestrutura que permita o desenvolvimento de setores industriais de ponta no Brasil. Ele avalia, entretanto, que “não tem como inovar sem a iniciativa privada”.
Ciência em movimento – Revista Pesquisa FAPESP
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou os resultados do 10º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, uma espécie de inventário das equipes de pesquisadores em atividade no país.
A C&T está viva em Washington, mas morre nas embaixadas – Jornal da Ciência
Artigo de José Monserrat Filho, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Direito Aeronáutico e Espacial (SBDA) discute a marginalização da ciência nas relações internacionais.
Olhar para o futuro – Jornal da Ciência
Reitor da UFSCar comenta em artigo que reflexões da 67ª Reunião Anual da SBPC continuarão repercutindo muito após o encerramento do evento.
SBPC e ABC apoiam esforço do MCTI de manter investimentos no setor – Academia Brasileira de Ciências
Em carta ao ministro Aldo Rebelo, entidades dizem que iniciativa demonstra “visão de política de Estado”
O apagão das pesquisas científicas – Revista ISTOÉ
Governo corta 75% das verbas para a pós-graduação, ameaça o trabalho de pesquisadores e coloca em risco a evolução acadêmica do País
Em carta à Dilma Rousseff, instituições científicas propõem medidas para o desenvolvimento do País – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Diversas instituições científicas enviaram carta à presidente Dilma Rousseff propondo “medidas que possam contribuir para o aperfeiçoamento da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, eixos estruturantes para o desenvolvimento do País”.
Novo corte por conta do ajuste fiscal retira R$ 350 milhões do MCTI – Jornal da Ciência
O corte ao Orçamento da União também afetou substancialmente o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que inclui dois programas considerados estratégicos para a ciência nacional: o Projeto Sirius e o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB)
Ritmo de inovação do Brasil está a três décadas do chinês – Folha de São Paulo
Seguindo o ritmo recente de expansão, o Brasil levará 34 anos para chegar ao patamar de investimento em inovação mantido atualmente por economias como China e União Europeia.
Atividade acadêmica e científica na África – Jornal da Ciência
Professor titular da UFRJ, Wanderley de Souza escreve artigo sobre o lugar que os países africanos ocupam na comunidade científica e acadêmica no trabalho de internacionalização no processo dinâmico de geração de novos conhecimentos.
CGEE conduz estudo sobre indicadores de gestão da inovação nas empresas – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Gerar conhecimento para estimular o aumento da capacidade de gestão da inovação nas organizações empresariais. Esse é o objetivo do Projeto sobre Indicadores de Inovação nas Empresas Brasileiras (Primar), conduzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), que iniciou a sua fase de campo nesta semana. A etapa envolve a realização de entrevistas com executivos de 100 empresas, dos mais variados portes e setores.
Presidentes de FAPs assinam carta conjunta com CAPES para manter parceria -Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa
Representantes da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível) e do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) ratificaram a manutenção do acordo firmado dois anos atrás, a despeito dos cortes orçamentários.
Cientistas brasileiros criticam burocracia na pesquisa clínica no Brasil – Sociedade Brasileira para Promoção da Ciência
Carta aberta à presidente Dilma Rousseff, publicada no jornal Folha de S. Paulo desta quinta-feira, aponta que excesso de burocracia impede o avanço da pesquisa clínica no País.
Institutos e unidades de pesquisa do MCTI planejam ação nacional em CT&I – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
A Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa (Scup/MCTI) deu início, nesta quarta-feira (5), a uma série de reuniões de articulação entre os institutos de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é definir as diretrizes para o fortalecimento e a ampliação das unidades de pesquisa para os próximos quatro anos (2016-2019), contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico com foco na promoção da inovação na indústria brasileira.
Trajetórias que se cruzam – Boletim UFMG
UFMG e SBPC sempre mantiveram projetos conjuntos em favor do desenvolvimento da ciência brasileira