Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”
Ano III – Edição 088 / sexta-feira, 26 de junho de 2015
A Educação no Censo de Grupos de Pesquisa do CNPq: primeiras aproximações – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO
No caso da educação, especificamente, o número de pesquisadores inscritos nos Grupos de Pesquisa subiu de pouco mais de 14 mil pesquisadores em 2010 para mais de 22 mil em 2014. A área de educação confirma, assim, ser a maior área do sistema nacional de ciência e tecnologia.
Afinal, o mineiro pensa sobre a ciência? – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Na ultima quarta feira o coordenador da pesquisa, professor Yurij Castelfranchi, apresentou os resultados do levantamento em uma reunião com jornalistas, a diretoria executiva da FAPEMIG, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias de Oliveira, e o presidente do Conselho Curador da FAPEMIG, João Francisco de Abreu.
Carta Pública do GT Gênero, Sexualidade e Educação da ANPEd: sobre a importância da abordagem de Gênero e Sexualidades na Educação – Jornal da Ciência
“Abordar as temáticas de relações de gênero e orientação sexual, no campo educacional é fundamental para a efetivação de uma educação democrática e livre para todas as pessoas”, ressalta documento
Pesquisa inédita no Estado mostra a percepção do mineiro sobre Ciência e Tecnologia – FAPEMIG
Yurij Castelfranchi destacou a importância da enquete para promover políticas públicas de fomento a ações de divulgação científica em Minas Gerais. “Essa pesquisa foi importante para desmitificar alguns preconceitos.
Manifestação da SBPC e da ABC sobre os cortes de verbas do PIBID – SBPC
Se a fragilidade das contas públicas aflige a economia, a fragilidade do sistema educacional provoca danos profundos e de longo prazo, que afetam a sociedade brasileira como um todo, mas especialmente as camadas de menor poder aquisitivo bem como a qualidade dos recursos humanos de toda a cadeia produtiva nacional.
Brasil e China definem ampliação da cooperação em CT&I – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o ministro da Ciência e Tecnologia da China, Wan Gang, abriram o 2º Diálogo de Alto Nível em Ciência, Tecnologia e Inovação, que reúne autoridades dos dois países para debater parcerias nas áreas de novas energias e materiais; ciências agrárias e segurança alimentar; tecnologia da informação eletrônica e internet; e plataforma de inovação de ambiente de inovação.
Audiência na CCT aponta entraves para desenvolvimento do país em ciência e tecnologia – Agência Senado
Atraso institucional e educacional, marco legal desatualizado, falta de recursos humanos e investimentos para o setor e falta de conexão entre universidade e empresariado foram alguns dos entraves citados por debatedores presentes em audiência pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para o desenvolvimento brasileiro na área de ciência, inovação e tecnologia.
Países do Mercosul podem atingir protagonismo mundial ao se unirem pela CT&I– Agência Gestão CT&I
Apesar dos países da América Latina não serem reconhecidos como protagonistas importantes em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), eles têm ganhado evidência em áreas como a produção de alimentos e possuem grande potencial no setor de energias renováveis.
Entenda por que Santa Rita do Sapucaí é uma potência tecnológica em Minas -Jornal Estado de Minas
Município do Sul de MG, tem 40 mil habitantes e 153 empresas inovadoras. Ali, união entre academia, indústria e governo é a receita para a fórmula do sucesso.
Mulheres cientistas: presente e futuro – Academia Brasileira de Ciências
No dia 30 de junho acontecerá um bate-papo sobre o presente e o futuro de mulheres cientistas, organizado pela membro afiliada da ABC Yraima Cordeiro. O evento, que discutirá o papel de mulheres cientistas na academia e na inciativa privada.
Fapespa oferta quotas de bolsas de iniciação científica para instituições de ensino e pesquisa – Fapespa
O edital ofertado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) tem como objetivo estimular o desenvolvimento da pesquisa científica e contribuir para a formação de pesquisadores no estado.
Revista Ciência e Cultura está disponível no SciELO – SBPC
O SciELO acaba de disponibilizar a nova edição da revista Ciência e Cultura sobre Deslocamentos Sociais. Organizados pela antropóloga Bela Feldman-Bianco, da Unicamp e co-coordenadora do Comitê Antropologias Mundiais da Associação Americana de Antropologia, os artigos aqui reunidos analisam os fortes laços entre “deslocamentos, racialização, colonialismo, capitalismo e suas estruturas de dominação”.
Especialistas sugerem medidas para alavancar área de ciência, tecnologia e inovação – Jornal da Ciência
Em audiência pública na CCT, José Eduardo Krieger, pró-reitor de pesquisa da USP, recomenda criar novos ciclos nas universidades e acabar com o modelo de “torre de marfim”.
Os 30 anos do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – SBPC
Estabilidade e responsabilidade na política de inovação são principais marcas das três décadas de ministério.
Fiocruz recebe acervo do cientista e divulgador José Reis – Agência Fiocruz
O acervo doado pela família à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) é composto por aproximadamente 9,5 mil itens, incluindo os acervos arquivístico, museológico e bibliográfico, abrangendo várias áreas do conhecimento.
IOC promove workshop sobre redação de artigos científicos – Instituto Osvaldo Cruz
Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos artigos científicos, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do seu Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular, promove o workshop Writing a Scientific Paper.
Ministro reafirma compromisso com empresas inovadoras – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, reiterou a missão da Pasta frente às reivindicações da entidade Anjos do Brasil para expandir os investimentos em empresas inovadoras no País.
AEB firma acordo para enviar brasileiros a estágio em centros de pesquisa da Nasa – Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação
A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a National Aeronautics and Space Administration (Nasa) concluíram um acordo que permite estudantes da graduação e pós-graduandos brasileiros, das áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática a estagiarem em centros de pesquisa da agência espacial dos Estados Unidos.