Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022
Ano 4 – Nº 126 / sexta-feira, 17 de junho de 2016
“Qualquer retrocesso na política de incentivo à pesquisa no País pode ser o estopim de uma avalanche de insucessos futuros na política de interiorização das Universidades no Brasil”, ressalta o documento da Universidade Federal do Vale do São Francisco.
Defensoria Pública no Rio quer anular teste da ‘pílula do câncer’ – Estadão
Primeiros resultados mostraram ineficácia no combate a tumores; para defensor público, pesquisas têm falhas e erro metodológico.
Andando de marcha à ré – Projeto Colabora
Fusão das pastas de Ciência e Tecnologia e de Comunicação revolta cientistas, comentam Edson Watanabe e Luiz Bevilacqua, professores da Coppe/UFRJ e membros da Academia Brasileira de Ciências.
ADUnB contra a extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – ADUNB
Documento da Associação dos Docentes da UnB, por sugestão do Fórum UnB pela Democracia, em repudio ao fim do MCTI.
As duas instituições científicas destacam que, na discussão da proposta na Câmara dos Deputados, sugeriram alterações, ao PL nº 2.833/2011, para evitar criminalizar a pesquisa que ainda necessita da experimentação animal. Alertaram ainda sobre o fato de o projeto ignorar a Lei no 11.794/2008, conhecida como Lei Arouca.
A carta enviada ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o deputado José Albuquerque, ressalta que a Secretaria é responsável pelo fomento à pesquisa que levou ao crescimento das redes interinstitucionais e multidisciplinares de pesquisadores do Ceará
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quarta-feira (15) para debater a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Ministério das Comunicações.
“O Marco legal de CTI põe a inovação como uma função de Estado” – Portal Nossa Ciência
Para Fernando Peregrino, vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Universidades, esse é o principal avanço da nova lei 13.243/2016
“Ensinar matemática é dar sentido à ciência”, diz pesquisador francês – Zero Hora
Gérard Vergnau, pesquisador com formação em matemática e psicologia, diz que a matemática deveria ser apresentada com desafios concretos aos estudantes.
Helena Nader foi convidada para falar em reunião realizada nesta manhã pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. A audiência foi solicitada pelo deputado Sibá Machado para discutir a fusão do MCTI com as Comunicações
Contingenciamento de recursos compromete pesquisas e desenvolvimento – Jornal da Ciência
Dirigentes de centros de P&D falam sobre a dificuldade de reter pesquisadores diante da insegurança no andamento dos projetos de pesquisas.
Manifesto da SBPC Regional do Rio Grande do Sul contra a fusão do MCTI – Jornal da Ciência
“Torna-se inadmissível que todas essas conquistas republicanas venham a sofrer retrocessos em virtude de políticas de curto prazo e derivadas de decisões ilegítimas”, protesta a Secretaria Regional em manifesto publicado nesta segunda-feira, 13 de junho.
“Brasil vai perder muitos cérebros com fim do Ministério da Ciência” – Portal Terra
Em entrevista à DW, astrofísica brasileira Duília de Mello, que trabalha na Nasa, critica fusão das pastas de Ciência e Comunicações pelo governo interino: “É um retrocesso de décadas” que prejudica imagem do país, diz.
Projeto do CNPq resgata a história de pioneiras da ciência no Brasil – MCTIC
Na sexta edição, o projeto mostra a trajetória de nove mulheres que contribuíram para o desenvolvimento científico e a formação de recursos humanos no país. Objetivo é ampliar a participação feminina na ciência.
CNPq anuncia 252 novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Só falta o dinheiro – Estadão
Propostas foram selecionadas com mais de um ano de atraso, por causa da crise econômica, e recursos ainda não estão garantidos. CNPq, Capes, Finep e agências de fomento estaduais estão agora em negociação para garantir o financiamento dos projetos. Edital previa um aporte de R$ 642 milhões.
Programa apoiado pelo CNPq incentiva pesquisadores brasileiros a virarem empreendedores – CNPq
Iniciativa com a Escola Politécnica Federal de Lausanne, da Suíça, e o CNPq tem inscrições abertas até o dia 30 de junho. Interessados devem obter título de pós-graduação para se candidatar ao Academia-Industry Training (AIT)
O estranho parto do Emecêtique – Folha de São Paulo
A mistura com o antigo Ministério das Comunicações é, de fato, estranha, e os cientistas do País todo andam bastante preocupados com o rumo do órgão, com razão, informa o jornalista Reinaldo José Lopes no blog Darwin e Deus.
O acesso unificado, expandido para todas as instituições participantes em junho, ampliará as possibilidades de pesquisa dos usuários. Participar da capacitação online é indispensável para aprender a localizar as informações desejadas, informa a Capes
Plataforma reúne informações do meio acadêmico – Agencia Fapesp
Lançada por ex-alunos da UFSCar e Unicamp, Orion Academics tem abertura de editais, eventos, cursos e chamadas para publicações de artigos
Edital de Olimpíadas de Ciências da Fapesb seleciona propostas até julho – CONFAP
A iniciativa pretende fortalecer a participação de estudantes baianos e de professores em competições científicas realizadas em outros estados.
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