Ciência Geográfica e Educação: Regionalismo

Vagner Luciano Coelho de Lima Andrade

Segundo os Dicionários, a palavra região apresenta múltiplas palavras semelhantes como 22 sinônimos de região para quatro sentidos da palavra região: divisão territorial (distrito, província.), extensão de terras (extensão, superfície, terreno, torrão), parte delimitada:  área, divisão, espaço, faixa, parte, ponto, seção, setor, zona) e território (local, localidade, lugar, país, terra, território). Belo Horizonte tem nove áreas administrativas regionais que alternam pontos cardeais e colaterais com nomes historicamente toponímicos, criando confusão na localização do pontos cardeais e colaterais da cidade. O site Escola Kids (2022, on line) descreve que:

Entenda o que é regionalizar e como a formação de regiões pode ajudar na compreensão do espaço geográfico e do mundo em que vivemos. Frequentemente, ouvimos falar de uma “região” ou outra do espaço. Mas o que isso significa? Por que será que as pessoas dividem o espaço em regiões? Afinal, o que é regionalizar? Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa. Para isso, vou escolher o critério da minha regionalização, que será: os locais onde eu posso brincar. Dessa forma, a região que envolve os locais onde eu posso brincar abrange o meu quarto, a sala, a varanda e o quintal. Já a outra região, a dos lugares que eu não posso brincar, envolve o banheiro, o quarto dos meus pais e a cozinha. Temos, portanto, diferentes regiões de um mesmo espaço, que é a minha casa. Semelhantemente, acontece com o Brasil, por exemplo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) escolheu a posição geográfica e as divisas políticas entre os estados para criar as cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Figura 01 – Mapeamento atual das Secretarias de Administração da PBH

Figura 01 – Regionalização atual da capital mineira

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Campos-por-regionais-administrativas-de-Belo-Horizonte-Fonte-Elaboracao_fig1_333993058

A abordagem da regionalização da capital mineira com vistas à sua reformulação em uma organização espacial mais organizada e coesa perpassa por cinco abordagens diferentes: distrito, território, zona, região, setor, área, cada uma com uma função e objetivo específico. É importante discutir com os alunos que qualquer reforma ou mudança na atual regionalização deve passar pelo crivo do Executivo e do Legislativo municipal, como projeto de lei para ser aprovado e sancionado como norma judicial e posteriormente implantado.

Distrito é um substantivo masculino que indica que a Urbe é desmembrada em pedaços menores como se fosse micro-municípios que, por sua vez, se subdividem em bairros, submissos ao domínio de sua prefeitura. Belo Horizonte é formada apenas por três distritos: Barreiro, Sede Municipal e Venda Nova, sendo necessário discutir pedagogicamente a criação do distrito da Pampulha que geograficamente e historicamente goza de autonomia e relevância na capital. O território do distrito da Pampulha seria aquele mesmo da bacia hidrográfica dos Ribeirões Onça e Pampulha. Nessa aula, o professor pode explorar a riqueza pedagógica do Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Os distritos têm muitas funções, sendo a principal delas a manutenção e atualização de dados estatísticos populacionais como nascimentos, casamentos, divórcios e óbitos.

Figura 02 – Proposta de Distritos para Belo Horizonte – MG

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Campos-por-regionais-administrativas-de-Belo-Horizonte-Fonte-Elaboracao_fig1_333993058

Outra categoria que pode ser discutida em sala de aula é a de Território. A significação pedagógica de território abrange algum espaço determinado e demarcado e a partir de relações de poder. Neste caso, os territórios podem representar o poder público, ou seja, a gestão pública regional manifestada pelas secretarias de administração regional da cidade que misturam toponímias tradicionais com pontos cardeais e colaterais: Barreiro, Centro-sul, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova. Uma sugestão para acabar com esta confusão é dar nome às regionais de Avenidas importantes: Afonso Pena, Carlos Luz, Cristiano Machado, Dom Pedro I, Dom Pedro II, José Cândido da Silveira, Senhora do Carmo, Silva Lobo, Silviano Brandão e Teresa Cristina.

Figura 03 – Proposta de Territórios regionais para Belo Horizonte – MG

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Campos-por-regionais-administrativas-de-Belo-Horizonte-Fonte-Elaboracao_fig1_333993058

Pedagogicamente, a Zona é uma área, espaço ou região que se delimita, natural ou artificialmente, sobre uma superfície maior. No caso de Belo Horizonte as zonas, definidas a partir de nomes dos pontos cardeais e colaterais dariam a localização geográfica certa e precisa como mecanismo de orientação em deslocamentos. Exemplo: onde fica o distrito do Barreiro na capital mineira? Resposta: localiza-se na zona sudoeste do município.

Figura 04 – Proposta de Zonas Geográficas para Belo Horizonte – MG

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Campos-por-regionais-administrativas-de-Belo-Horizonte-Fonte-Elaboracao_fig1_333993058

Um conceito pedagógico muito importante em Geografia é a noção teórica e a delimitação prática de uma determinada Região. A região refere-se a um pedaço superficial alcunhado a partir de uma qualidade que lhe é acentuada ou que é selecionada por aquele que arquiteta a região em questão. Portanto, existem regiões econômicas, regiões naturais, regiões políticas, entre muitas tipologias distintas. Neste caso, para Belo Horizonte, sugere-se a utilização da metodologia de região para evidenciar aspectos ecológicos e ambientais, utilizando-se os nomes dos córregos e/ou ribeirões principais ou centrais: Regional Barreiro, Regional Isidoro, Regional Navio, Regional Onça, Regional Pampulha, Regional Pastinho, Regional Piteiras, Regional Serra e Regional Vilarinho.

Figura 05 – Proposta de Regiões para Belo Horizonte – MG

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Campos-por-regionais-administrativas-de-Belo-Horizonte-Fonte-Elaboracao_fig1_333993058

Chegamos por fim ao conceito metodológico de Área, que por sua vez apresenta um zilhão de significados e apropriações. Originária do latim área, o nome de área refere-se a um lugar que se acha abrangido entre certos perímetros. Neste sentido, uma área é um recinto demarcado por determinadas propriedades biológicas, econômicas, geográficas, históricas, sociais ou de outra tipologia técnica de planejamento. Em Belo Horizonte sugere-se usar a numeração regional definida pelo Projeto BHBUS da BHTRANS em 1998, para se determinar as áreas socioeconômicas da cidade: inicia-se da 1ª área e cronologicamente se chega à 9ª área. As áreas se subdividem em UPs – Unidades de Planejamento que agrupam os bairros para fins de planejamento social e econômico.

Figura 06 – Proposta de Áreas para Belo Horizonte – MG

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Campos-por-regionais-administrativas-de-Belo-Horizonte-Fonte-Elaboracao_fig1_333993058

Na categoria de Setor, pode se usar o termo como subdivisão de um distrito, uma região, uma zona. Sugere-se esta regionalização para Belo Horizonte para assuntos ligados às artes, cultura, lazer e entretenimento usando cores para identificar cada porção da cidade: Amarelo, Azul, Bege, Cinza, Creme, Laranja, Lilás, Marrom, Rosa, Verde, sendo estas cores-padrão, resgatadas do PROBUS – Programa de Transporte Coletivo de 1982, definidas pela extinta METROBEL e que eram usados como quadriláteros inclinados nos ônibus para identificação dos corredores da cidade.

Figura 07 – Proposta de Setores para Belo Horizonte – MG

Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Figura-1-Campos-por-regionais-administrativas-de-Belo-Horizonte-Fonte-Elaboracao_fig1_333993058

A regionalização é um estudo da geografia que congrega aspectos culturais e ecológicos. Nota-se a importância dos estudos pedagógicos de regionalização para que os discente percebam que os aspectos administrativos, políticos, ambiental, cultural, transporte, dentre outras demandas carecem de um rígido planejamento regional. O Quadro abaixo demonstra como ficaria a Reorganização das regiões geográficas em Belo Horizonte, em distritos, territórios, regiões, zonas, áreas e setores.

Fonte: Elaborado pelo autor (2022)

Para saber mais
Mundo Educação
Escola Kids
Dia a Dia Educação
Educa IBGE
Educação Pernambuco


Imagem de destaque: Galeria de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *