Darcy Ribeiro, entre trancos e barrancos

 

Nascido em Montes Claros em 1922, Darcy Ribeiro se tornou um dos nomes mais celebrados entre os educadores brasileiros. Desde sua atuação como Reitor da Universidade de Brasília até a idealização dos Centros Integrados de Ensino Público (CIEPs), Darcy protagonizou nosso cenário acadêmico, político e cultural. 

Sempre às voltas com seus “fazimentos”, exerceu os mandatos de ministro da educação, vice-governador e senador, protagonizou a fundação de Universidades, imortalizou-se na Academia Brasileira de Letras, além de interferir, no epílogo de uma vida atravessada aos trancos e barrancos, conforme um de seus inúmeros títulos de repercussão internacional, na redação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.  

Para precipitar as celebrações do seu centenário, o próximo PENSAR ao VIVO, no dia 02 de junho, receberá o Laboratório Educação e República (LER-UERJ) e os diretores das faculdades de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro para uma conversa sobre a trajetória desse doutor Honoris Causa cujas “Confissões”, revelam um biógrafo consciente de seu próprio personagem.

A conversa terá a medição do Rogério de Castro, professor do Pedro II e de Vanessa Macêdo uma das coordenadoras do Pensar a Educação Pensar o Brasil, além das presenças da professora e coordenadora do Laboratório Educação e República Lia Faria, do diretor da Faculdade de educação da baixada Fluminens (UERJ), o professor Lincoln de Araújo Santos, do pesquisador Vittorio Lo Bianco e do diretor da Faculdade de Educação da UERJ, Washington Dener.

Lia Ciomar Macedo de Faria é Pós-doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2012) e em Ciência Política pelo IUPERJ (2008), doutora em Educação (UFRJ/1996), mestre em Filosofia da Educação IESAE/FGV (1989), bacharel e licenciada em História (UFRJ – 1971) e graduada em jornalismo (URFJ – 1967). É professora associada de graduação e pós-graduação da UERJ/PROPED. Coordena o Laboratório Educação e República (LER) e é bolsista CNE/FAPERJ. Atua na área de educação, com ênfase em história da educação, gestão dos sistemas educacionais e memória fluminense.

Lincoln de Araújo Santos, diretor da Faculdade de educação da baixada Fluminense – UERJ. Professor adjunto do departamento de Gestão dos Sistemas Educacionais. Pós doutorado em História Social, departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Vittorio Lo Bianco é servidor público estadual, Analista de Ensino a Distância e Divulgação Científica na Fundação CECIERJ. Doutor em Educação pelo PROPED/UERJ, Mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ, especialista em Políticas Públicas (UFRJ) e em Gênero e Sexualidade (Instituto de Medicina Social/UERJ) e Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-Rio. Atualmente estuda Direito na UERJ e realiza o Pós-Doutorado em Educação na UFRRJ. É pesquisador associado dos grupos de pesquisa Cibercultura, Educação e Narrativas Audiovisuais – CENA (UERJ) e Currículos, narrativas audivisuais e diferença (UERJ), atuando nas áreas de Cibercultura, Educação à Distância, ambientes virtuais de aprendizagem, Políticas Públicas, Globalização, Educação e Análise comparada.

Washington Dener (Faculdade de Educação da UERJ) Licenciado e Bacharel em História – UERJ – 1992/1994; Mestre em História Política – UERJ -1999; Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo – USP- 2005. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, História Cultural, História Moderna e Contemporânea, História da Educação e História e Cultura Afro-Brasileira. Atualmente é Diretor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – EDU/UERJ. Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DCSE/EDU/UERJ.  Foi Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – DCSE/EDU/UERJ (2016-2020).  Pesquisador Colaborador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB-UERJ). Pesquisador Associado do Laboratório de Pesquisa e Pratica de Ensino (LPPE-IFCH-UERJ). Pesquisador do Diretório de Grupo de Pesquisa Intelectuais e Poder no Mundo Ibero-Americano.

Acompanhe por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *