Priscilla Nogueira Bahiense
Pensar a pauta educativa, a partir dos 200 anos de Independência do Brasil, é tarefa que exige um mergulho profundo nas diferentes realidades de cada região brasileira, assim como nas mais variadas formas de escolarização e experiências de educabilidade. Essa reflexão, às vésperas do bicentenário da Independência, nos leva a pensar nos caminhos percorridos até aqui e as possibilidades, por meio da educação, de criarmos bases sólidas para uma sociedade democrática.
O projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, como anunciado em seu título, tem como um dos seus principais objetivos refletir acerca das questões do bicentenário da Independência. Desde as primeiras elaborações, nos idos de 2006, propunha-se colocar esse marco sob os holofotes para dar vista à responsabilidade social da Universidade na produção e popularização do conhecimento, pensando projetos que estimulassem a reflexão sobre a contribuição da Educação para a construção de um país justo, igualitário e mais plural. Acima de tudo, a principal pauta, foi construída na defesa da ideia de que a Educação Pública é um direito social imprescindível para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e de maior protagonismo no processo democrático.
Se o alicerce era o pensamento de que a coletividade sobrepusesse as individualidades, mantivemos viva e pulsante a discussão sobre as relações entre as “educações” – já que não tratamos apenas da escola – e os processos de independência nacional. Em muitas de nossas atividades, essa questão veio para o centro das discussões.
Felizmente, nos últimos anos, um número cada vez maior de pesquisadoras/es, grupos e centros de pesquisa estão aportando contribuições substantivas às discussões sobre o Bicentenário da Independência do Brasil. Pesquisas, eventos e reflexões têm trazido para o espaço público a disputa pelos sentidos da Independência ou das Independências, melhor dizendo.
A mobilização das memórias e das histórias se fez tendo em vista, fundamentalmente, as disputas pelo presente. É preciso, pois, dar uma visibilidade pública, cada vez maior, a essas disputas para criarmos condições de pensarmos e produzirmos “tempos presentes” mais plurais e democráticos. É com este intuito que, neste número, inauguramos, aqui, no jornal Pensar a Educação em Pauta, a coluna Bicentenário em Foco para problematizar as diversas faces dessa efeméride/acontecimento, com um corpo editorial composto por muitas mãos, fruto de uma parceria entre o Pensar a Educação/UFMG – MG, o GRUPPHED/UESC – BA e o NEPHE/UERJ – RJ.
Na primeira semana de cada mês, teremos a editora Aline de Morais Limeira como a responsável pela coluna, dando luz à Independência e Instrução da América e África – projeto desenvolvido pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação – para problematizar as relações estabelecidas entre os projetos de nação, de formação, de emancipação das populações em diversos países e regiões.
A Equipe do Pensar a Educação em Pauta ganha reforços, mas segue com as parcerias de sucesso. Entre elas, daremos continuidade às publicações dos textos de Renata Andrade e Raquel Melilo, articulistas já conhecidas pelos/as leitores/as, que trazem alguns paralelos entre a década de 1920 e 2020.
Sob o comando das editoras da coluna Cíntia Borges de Almeida e Priscilla Bahiense, a partir de um grupo de pesquisadoras e pesquisadores da História da Educação, a coluna fará um giro do Bicentenário pelo Brasil, explorando a cada mês, em cada um dos estados brasileiros, as particularidades que envolveram (e ainda envolvem) o processo de Independência e sua complexidade para a vida dos sujeitos de cada um desses territórios em questão. Configurando só uma pequena amostra do que virá por aí, no último número do jornal de cada mês, será possível relembrar as pautas em destaque trazidas pela coluna e, ainda, se atualizar com as diferentes temáticas e debates educacionais em torno da Independência, do Centenário e do Bicentenário a partir dos olhares das nossas editoras, com participação e apontamentos trazidos pelo editor-chefe, Luciano Mendes de Faria Filho.
Junto à novidade, convidamos a todas e todos para mergulharem no nosso Bicentenário. Participem, contribuam para pensarmos coletivamente as independências brasileiras. Em contagem regressiva, abram as portas para os 200 anos de Brasil, independente? O foco será dado por nós, a história será interpretada por vocês. Um viva para a Coluna Bicentenário em Foco!
Corpo Editorial da Coluna Bicentenário em Foco
Imagem de destaque: Independência ou Morte. Pedro Américo. Acervo do Museu Paulista https://zp-pdl.com/fast-and-easy-payday-loans-online.php https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php https://zp-pdl.com/best-payday-loans.php http://www.otc-certified-store.com/women-s-health-medicine-europe.html