A Marcha pela Ciência em Minas Gerais – 2021, realizada no formato digital desde o ano passado devido a pandemia, integra um movimento internacional que, desde 2017, busca sensibilizar a população e as autoridades políticas para a valorização das ciências. O Pensar a Educação Pensar o Brasil (1822 – 2022) vai integrar, mais uma vez, a programação da Marcha que traz como proposta de debate Escola, Ciência e Arte.
Nesse sentido o Pensar ao Vivo convidou a professora do ensino Básico em Divinópolis – MG Maria Catarina Laborê e integrante do Movimento Unificado Negro de Divinópolis – Mundi; o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Eugênio Tadeu no Curso de Graduação em Teatro e integrante do grupo Serelepe EBA-UFMG, a escritora e professora da UEMG da área de literatura Ivane Perotti e o professor Vinícius Lírio da faculdade de educação da ufmg para contribuir na discussão da presença das artes e das Ciências Humanas na escola.
Link YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QWvXvyh4zZY
Link do Manifesto: https://ctsmovmg.net.br/marcha-pela-ciencia/v-marcha-pela-ciencia/_descricao/manifesto_marcha_pelas_ciencias-mg-2021.pdf
Eugênio Tadeu Pereira (UFMG)
Professor no Curso de Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes-UFMG e do Prof-Artes EBA-UFMG; integrante do grupo Serelepe EBA-UFMG; membro do Movimento da Canção Infantil Latino-Americana e Caribenha e da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE; coordenador do Serelepe: brinquedorias sonoras e cênicas – EBA-UFMG; Mestre em Educação – FaE/UFMG; Doutor em Artes Cênicas – ECA/USP e Pós-Doutor – Universidade do Minho – Portugal. Integrou o Duo Rodapião; idealizou e coordenou o Pandalelê: laboratório de brincadeiras – CP-UFMG.
Ivane Perotti (UEMG)
Professora da FaE, Universidade do Estado de Minas Gerais, disciplina de Metodologias e Técnicas do Ensino de Língua Portuguesa do Brasil e Literatura Brasileira; Professora da Educação Básica, EJA, Ensino Médio Escola Anita Brina Brandão.
Especialista em Metodologia e Prática da Língua Portuguesa/UNICAMP/SP, mestre em Linguística/ UFSC/SC/Linguística/Análise do Discurso; doutoranda em Linguística/Literatura/CAPES II/PUC/MG.
Vinícius Lírio (FaE/UFMG)
Professor-artista da Faculdade de Educação da UFMG, nos cursos de Licenciatura em Teatro, Pedagogia e no Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (Promestre). Doutor e Mestre em Artes Cênicas, realizou pós-doutorado na UNICAMP, junto ao LUME Teatro
Maria Catarina Laborê (MUNDI)
Departamento de Educação Étnico Racial do MUNDI. (Movimento Unificado Negro de Divinópolis) NFNB (Nova Frente Negra Brasileira) NFNM (Nova Frente Negra Mineira) Rede Luiza Mahin/MG) Ativista negra há mais de 25 anos, educadora popular, Coordenadora do Departamento de Políticas Sociais do Sind/ Ute/ MG, subsede Divinopolis. Diretoria do Observatório Direitos Humanos – Divinópolis e Região Oeste Mineiro, movimento Comunitário, Ambiental e pessoas em situação de rua.