Ano 7 – Nº 264 / sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

EDITORIAL

Paraisópolis e PISA: mais do mesmo, tudo junto e misturado

Esta semana, duas tragédias chamaram a atenção da mídia e da sociedade brasileira: o massacre de jovens negros brasileiros e os resultados do PISA divulgados internacionalmente. São acontecimentos diferentes em quase tudo, mas cujo entrelaçamento mostra muito profundamente o que é o país que nossas elites políticas e empresariais insistem em construir e perpetuar por aqui.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio do dia 09 de dezembro, vamos receber a professora e escritora Ivane Perotti para conversar sobre Literatura e arte na escola.

Segunda-feira ainda tem a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Mudanças no Ensino Médio em Minas Gerais: Sociologia e Filosofia em questão – Kelson Bueno
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de dezembro conversou com o professor da rede estadual de Minas Gerais sobre as mudanças no percurso curricular do Ensino Médio no Estado.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Poderia ser um dia para comemoração, mas terá de ser de luta! – Romerito Costa Nascimento – EXCLUSIVO
O dia 3 de dezembro de 2019, dia internacional da pessoa com deficiência, mais do que nunca, é um dia para recordarmos a luta e para continuarmos lutando.

Economia popular solidária – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Para ampliar a capacidade política e de articulação dos setores populares na esfera econômica, estão sendo criadas diversas redes de solidariedade.

A legitimidade das escolas cívico-militares I – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Por sua vez, as escolas cívico-militares revelam a existência de uma militarização do ensino incidente nas escolas públicas  da educação fundamental e média.

O bairro como laboratório pedagógico: percepção das políticas públicas enquanto agentes de presença/ausência do Estado – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Educar, sem política, é preparar seres para serem marionetes do sistema perverso e escravista.

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SESSÃO ESPECIAL – PISA
Pisa: culpa do Paulo Freire? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Sabemos que estes argumentos têm ganhado espaço nas discussões relativas

PISA: muita importância para uma avaliação questionável – Rodrigo Ratier
Não há dúvida de que a educação brasileira segue patinando. Mas tirar essa conclusão apenas pelos resultados do PISA é questionável.

Daniel Cara sobre Pisa: a escola pública tira leite de pedra, mas não dá para fazer milagre – Brasil 247
Na visão do educador, investimentos em educação pública e cumprimento de leis estratégicas são passos fundamentais para avançar nos indicadores apontados no ranking.

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CONVITE À LEITURA
Para pensar a educação com Bourdieu – Maria das Dores Daros – EXCLUSIVO
O livro foi lançado pela editora da UFSC em agosto e os artigos que compõem a obra foram traduzidos por integrantes do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC)

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Uma reflexão sobre os/as defensores de direitos humanos – Manuela Abreu Corradi – EXCLUSIVO
Os(as) defensores(as) de direitos humanos são pessoas ativas, que atuam em diferentes partes do mundo, buscando promover e proteger os direitos humanos, nos mais diferentes contextos.

ENTREMEMÓRIAS
A professora Maria do Carmo – Laís Patrocínio – EXCLUSIVO
Mas nenhuma outra figura causou efeito parecido em minha vida como ela, minha professora da 3ª série, no final dos anos 90.

LIVRE EXPRESSÃO
A gente se escreve – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Queria saber quem a escrevera. Como a escrevera ali, tão grande e profunda. E o que a pessoa queria dizer? Só uma palavra.

PESQUISA EDUCACIONAL
CEDOC – Pesquisa e memória – Matheus Phillip – EXCLUSIVO
O Centro de Documentação e Memória (CEDOC) possui, sob sua guarda, fontes documentais que subsidiam os estudos e as pesquisas referentes à educação, à formação docente e à história e memória da Faculdade de Educação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadores comentam as ameaças ao programa brasileiro de HIV/aids – Agência Fiocruz
Segundo historiadores, para que os avanços das últimas décadas não sejam perdidos as políticas voltadas para o combate ao HIV/aids devem ser encaradas como de Estado e não de governo.

Governistas articulam na Câmara fusão de Capes e CNPq, mas Maia rejeita proposta – Andréia Sadi (via G1)
Se a proposta for enviada via MP, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias após a sua edição pelo Executivo. Caso contrário, perde a validade.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Já está disponível o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – EBC
Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica, do Instituto de Matemática Pura Aplicada, como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

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​AMÉRICA LATINA
Pruebas PISA: todo sigue igual – Guillermo Jaim Etcheverry (via Clarin) – Argentina
Confiemos en que estos datos resulten de utilidad para tratar de encaminar la maltrecha educación argentina.

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​PENSAR INDICA
Agência Lupa se aliou a outras oito plataformas de checagem da América Latina para verificar desinformação sobre educação sexual na região. As informações erradas mais difundidas na América Latina a respeito do tema são que a educação sexual promove a homossexualidade e o aborto e que incentiva condutas inapropriadas entre as crianças.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Priscilla Bahiense – Com o objetivo de promover atualização em ciências da natureza mediante as demandas da BNCC, estão abertas as matrículas para o curso Ciências e as Pedagogas.

Antonio Carlos Will Ludwig – O livro Reforma Do Ensino Médio e a Formação para a Cidadania, lançado pela Pontes Editora, trata da formação para o exercício da cidadania no ensino médio segundo as diretrizes curriculares da última reforma.

OPINIÃO DO LEITOR
Eudasio Cavalcante Melo em 05/12/2019, em resposta a João em 01/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 261 – 14/11/2019 – O Brasil que nega seus intelectuais)
Caro João, gostaria de sugerir que conhecesse melhor o pensamento de Paulo Freire, para que possas construir uma ideia mais condizente com o que realmente este grande educador fez e representa para a educação no Brasil.
Abraços

Cesar em 04/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 254 – 27/09/2019 – Educação moral e cívica – triste memória)
Quer dizer que alunos aprendendo sobre civismo e respeito ao próximo é uma “triste lembrança”? Bom é aluno fazendo sexo na sala de aula, usando drogas e batendo no professor, não é mesmo, seus esquerdistas filhos da puta?

Tiago Tristão Artero em 06/12/2019, em resposta a Luís André em 03/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE –  Edição 068 – 28/11/2014 – Professor: até que ponto contribui para a decadência do ensino no Brasil?)

Saudações, obrigado por comentar.
Vamos elencar alguns pontos sobre o comentário.

Luís André em 03/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 068 – 28/11/2014 – Professor: até que ponto contribui para a decadência do ensino no Brasil?)

Bom dia!
Isso é um trabalho de décadas de descaso e doutrinação de “artistas”, “intelectuais” e políticos. Os “artistas” elogiam a ignorância e a sexualidade com músicas atacam a língua portuguesa e elogiando a sexualidade.

João em 01/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 261 – 14/11/2019 – O Brasil que nega seus intelectuais)
Paulo freire uma bosta! Por isso nossa educação tá entre as piores.

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TIRINHA
Gilmar

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