Ainda sobre o 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Monica Abranches

Nessa semana, a comissão científica do 9º Congresso Brasileiro de Extensão se reuniu para uma avaliação. E tirando poucos problemas técnicos que, normalmente, ocorrem em um sistema remoto, a percepção geral é que o CBEU de 2021 foi mesmo “bão demais”! 

Os relatos dos representantes das pró-reitorias de extensão que participaram da organização do evento apresentaram os elogios que receberam de várias partes do Brasil sobre a qualidade das discussões, da escolha dos temas para as mesas, da organização das rodas de conversa e das apresentações culturais. Incluindo os agradecimentos especiais para a comissão de acolhimento que não deixou ninguém para trás e trabalhou muito para garantir que os links funcionassem, que as respostas fossem dadas a tempo, que nas palestras tivessem os intérpretes de libras garantindo a inclusão de todos. Não teve abraços, mas teve acolhimento com muito afeto! 

Nos parece que as temáticas dos direitos humanos, da economia solidária, da educação popular, das diversidades, da construção de redes ainda está reverberando pelo país e a impressão é que os participantes do congresso, extensionistas de carteirinha, ficaram convictos de que estamos no caminho certo e de que a universidade precisa mesmo se posicionar e atuar ainda mais com as comunidades e os grupos sociais nesse contexto de pandemia e no pós-pandemia. 

Queria relatar, hoje, a experiência de participação nas rodas de conversa que foram os espaços que oportunizaram as apresentações de programas, projetos, eventos, produtos realizados pelas universidades brasileiras no contexto da extensão universitária. 

As rodas de conversa foram espaços de muita troca de experiências, das mais diversas, apesar da divisão por temáticas de Educação, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Comunicação, Saúde e Trabalho, os projetos apresentados surpreendiam a cada nova apresentação. Tinha projeto para educar tutores de PETs obesos, contação de histórias para crianças hospitalizadas, curso de moda na periferia, formação de professores da educação básica, curso de direitos humanos para juventudes, cursos para pescadores, registros de acervo da floresta amazônica e encontros comunitários para conversar sobre o trabalho infantil. Diante da diversidade uma certeza: o compromisso com a formação para cidadania e a luta por dias melhores em todas as áreas. 

Foi professor apresentando, estudante apresentando, técnicos das universidades apresentando. Parecia um encontro de corações solidários e de dever cumprido. Para todos o sentimento de que fizemos o melhor na pré e durante a pandemia no Brasil, além das reflexões sobre os nossos desafios no futuro. E mais, foi possível trocar e-mails, redes sociais e combinar os encontros no próximo CBEU, daqui há 02 anos! Somos um coletivo lutando por dias melhores em todas as áreas de conhecimento.

Outro resultado importante do Congresso Brasileiro foi o lançamento de produtos, onde muitos cursos de graduação e pós-graduação puderam dividir com a comunidade acadêmica de todo o Brasil os documentários, cartilhas, cursos, livros, portfólios, exposição de fotos resultantes das ações de extensão. É um acervo riquíssimo de produtos que estão expostos no site do CBEU para consultas e conhecimento da população. Vou dar um spoiler desses tesouros e contar sobre o ebook criado pelos membros do grupo PET NUTRIÇÃO da Universidade Federal de Alfenas. O Gabriel de Melo Rosa apresentou em vídeo o livro que produziram e que é um arquivo digital de assuntos variados da nutrição e com receitas para ilustrar e fixar melhor o conteúdo. 

Também a experiência do CORDELIVRO que foi produzido pelos alunos do 7º Ano da E.E.F Antônio Barbosa do distrito de Antônio Diogo, Município de Redenção/CE, a partir de uma oficina de cordel ministrada pelo Professor Ari Bandeira e a equipe do projeto de extensão “Um Tesouro Chamado Nordeste” da universidade UNILAB do Ceará.

Esses produtos podem inspirar muitos grupos de alunos e professores no sentido de poderem replicar as ideias exitosas em suas comunidades. Esse aprendizado está acessível a todos no site do Congresso Brasileiro de Extensão (na aba programação). Dá uma passeada por lá e se inspire! Tem também uma galeria de fotos e a grade de notícias para saber tudo o que aconteceu no Congresso. Notícias quentes, fruto do maravilhoso trabalho da equipe de comunicação do evento coordenado pela UFMG e pela UNIFAL!

Viva a extensão universitária e até o próximo CBEU!


Imagem de destaque: CBEU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *