A eterna luta por direitos das mulheres

As mulheres lutam em uma guerra que parece não ter fim. Pode ser que, ao ler essa frase, muitos pensem ter um toque de exagero, mas basta observar como todo direito básico sempre foi negado a elas: não podiam se divorciar, não podiam trabalhar, não podiam estudar e nem sair de casa desacompanhadas, além de muitos outros “não”. Mesmo depois de muito avanço, a sociedade ainda não é capaz de enxergar as mulheres e os homens com total igualdade.

Muito progresso foi feito por causa de muito esforço, e fruto de algo muito genuíno: o estudo! Malala Yousafzai citou que “a educação é o poder das mulheres”, e talvez seja por isso que ela nos foi negada por tanto tempo. O saber impõe respeito, nos liberta e nos inspira a querer cada vez mais. Ainda hoje, muitas jovens mulheres precisam deixar as escolas para ajudar a cuidar de irmãos ou dos próprios filhos; outras de fato ainda não têm acesso à educação devido à política do seu país, ou por causa de culturas em que o machismo ainda tem um poder muito grande.

Muito ainda deve ser conquistado e, para isso, é preciso que o conhecimento chegue a todas! A educação é a arma secreta que todas as mulheres devem obter. A frase citada acima é de uma jovem revolucionária de origem paquistanesa, de quem o sonho era – e ainda é – levar a educação a todas as mulheres do mundo, além de lutar por um mundo mais igualitário. Assim como ela, muitas outras mentes femininas e revolucionárias estão crescendo e chamando a atenção de todos para esse progresso.

Nesta edição, iremos ler postagens feitas por mentes que enxergam a importância da causa e vamos relembrar problemas vividos por mulheres ao longo dos anos. Esperamos que todos busquem refletir até quando a luta por direitos igualitários irá se perpetuar… Quantas mulheres ainda terão de passar por momentos horríveis por causa da negligência?

Você é capaz de dar voz às mulheres? Se a resposta for sim, venha ler esta edição e dar voz a elas por meio do conhecimento da realidade que muitas enfrentam!

Uma ótima leitura a todos!

1 comentário em “A eterna luta por direitos das mulheres”

  1. Pingback: Jornal 389 - Pensar Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *