ED Nº 112 – 11/03/2016

Ano 4 – n° 112 / sexta-feira,  11 de março de 2016 

Das lições da grande política: contra a corrupção, com espírito republicano – Marcus Aurelio Taborda de Oliveira e Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

No episódio da condução coercitiva, faltou ao juiz Moro a habilidade, que também escasseia junto à presidente Dilma, para conduzir algo que é do mais profundo interesse público, o combate à corrupção. Na política, fatos são produzidos a todo instante… Se a instituição jurídica é fundamental para o exercício da cidadania e para a construção de instituições mais sólidas, não é possível que o Judiciário pretenda atuar como poder supremo, como se condenara antes de julgar, mesmo que diga o contrário.

Formação docente: a tricotomia da UDESC – Norberto Dallabrida – EXCLUSIVO

No jornal Folha de S. Paulo, em 28 de novembro de 2015, Aloízio Mercadante, afirmou: “Se formássemos nossos médicos como formamos nossos professores, os pacientes morreriam”. O atual Ministro da Educação constata que a formação docente dada nos cursos de Pedagogia é frágil e deveria ser mais prática, evitando o excesso de discussão teórica. Embora categórica, a constatação é pertinente.

A participação das crianças em espetáculos midiáticos: entre ser criança, viver a infância e aparecer na mídia – Joaquim Ramos e Sandro Santos – EXCLUSIVO

A utilização de imagens das crianças feita pela televisão e por outros meios de comunicação, vez em quando, aparece como tema de acirrados debates. Seja participando, esporadicamente, de programas de auditório ou protagonizando enredos como atores-mirins, a questão costuma aparecer na própria mídia, muitas vezes trazida por entidades de defesa das crianças e dos adolescentes, por organismos governamentais, por educadores, dentre outros.

2016: um ano para continuar pensando a educação – Marlos Bezerra de Mello –EXCLUSIVO

Ainda quando Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro apontou a Base Nacional Curricular como o eixo principal para a construção do sistema de ensino no país. Segundo o ex-ministro, o Plano Nacional de Educação (PNE) determina como uma de suas estratégias o debate público para o estabelecimento de conteúdos e competências que os alunos devem aprender em cada ano de formação na educação básica, bem como as disciplinas obrigatórias para escolarização.

A Universidade do Estado de Minas Gerais e seus professores em luta AUDIÊNCIA PÚBLICA–  Liliana Borges – EXCLUSIVO

O meu objetivo aqui é esclarecer alguns fatos, bem como indicar soluções que, sendo acatadas pela mesa e pelo governo do Estado, poderão amenizar os impactos ocasionados pelo desligamento desse enorme grupo de professores da UEMG, o que contribui para tornar o seu funcionamento mais precário.

“Piso Salarial” – Educação em PautaBeatriz Cerqueira – EXCLUSIVO

A presidente do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira discute em sua coluna as negociações com o Governo do Estado de Minas Gerais em relação ao piso salarial e o Plano de carreira dos professores.

“Escola Integrada” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

A prefeitura de Belo Horizonte iniciou um processo de re-organização de vagas no programa de escola integrada. Contudo, segundo o Sind-Rede, as vagas serão reduzidas. Na coluna Educação em Pauta o jornalista Vinicius Luiz conversa com o professor Luciano Mendes sobre o programa.

 

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