Jornal 275

Ano 8 – Nº 275 / sexta-feira,  08 de maio de 2020

EDITORIAL

UM ENEM À CARA DO WEINTRAUB?

Criado em 1998 para avaliar a qualidade do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) encontra-se, hoje, em plena pandemia provocada pelo novo Coronavírus, no centro de uma controvérsia sobre os rumos da educação brasileira e o papel dos dirigentes da República na ampliação das desigualdades educacionais no país.

Leia Mais.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 11 de maio, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai refletir sobre as desigualdades educacionais e sociais intensificadas pela crise sanitária e política que vivemos. Vamos receber a professora Ione Ribeiro Valle, da Universidade Federal de Santa Catarina, para pensar sobre os efeitos da pandemia no sistema educacional, na rotina de estudantes e professores e no contexto geral da educação.

Segunda também teremos a Sessão Especial Ciência e Tecnologia, com uma avaliação do que foi a Marcha Virtual Pela Ciência, na qual a professora Valéria Raimundo vai receber o professor Ildeu Moreira. Além disso, o programa também terá as colunas Valorizando o Saber e Pensando Bem e a agenda da Educação com atividades para fazer em casa.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM..

ENTREVISTA
Lutas pela Ciência e Tecnologia – Zelia Profeta e Beatriz Cerqueira
A coordenadora da Fiocruz Minas e a Presidenta da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais comentaram sobre as mobilizaç~eos realizadas em defesa da Ciência e tecnologia no Estado.

Marcha Virtual pela Ciência 2020 – Luciano Mendes
Secretário Regional da SBPC em Minas Gerais comenta sobre a realização da Marcha Virtual pela Ciência em 2020, em Minas Gerais e no Brasil.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Educação permanente em saúde mental na perspectiva psicossocial: desafios – Dirley Lellis dos Santos Faria e Celina Maria  Modena – EXCLUSIVO
A Atenção Psicossocial situa a saúde mental no campo da saúde coletiva e se caracteriza por um conjunto de práticas cujo arcabouço teórico-técnico e ético-político.

COVID-19 e Zika: narrativas epidêmicas, desigualdades sociais e responsabilização individual – Luísa Reis Castro e Carolina Oliveira Nogueira (para o Boletim Cientistas Sociais e o Coronavirus)
Reflexão a respeito das narrativas epidêmicas, enredos que vão se tornando familiar e comum, delineando a emergência, a dispersão e os efeitos de uma epidemia.

Leia Mais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
O presidente, os militares e a democracia – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
O Ministério da Defesa deveria ter citado e condenado à manifestação contrária à democracia, bem como recomendado ao judiciário a abertura de um processo investigatório para identificar seus organizadores e financiadores.

Universidade Rediviva na Sociedade do Conhecimento – Parte I – O que foi feito – Antonio Teixeira – EXCLUSIVO
As ideais postas neste artigo apontam as dificuldades e sugerem caminhos para a inovação didática e a construção de conhecimento novo.

Trabalho e Desejo – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
As necessidades humanas – comida, água e abrigo – foram transformadas pelo capitalismo em armas contra os seres humanos. Para o capitalismo sobreviver ele precisa do trabalhador.

Marcha pela Ciência – pela integração d@s human@s com a vida – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Enquanto os humanos lutam para diferenciarem-se entre si, entre classes sociais e “raça”, os processos migratórios mostram a nossa interdependência e fragilidade em relação ao meio ambiente como um todo (uma vez que fazemos parte dele).

Onze teses urgentes para uma pedagogia do contra-isolamento –  Pansophia Project (traduzido para o Blog do Pensar a Educação)
Artigo publicado originalmente no site do Pansophia Project e traduzido especialmente para o Pensar a Educação, Pensar o Brasil apresenta reflexões em torno da educação em tempos de pandemia.

Em tempos de coronavírus, quem vai bem no Enem?
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 tem tudo para aumentar as já desmedidas desigualdades educacionais brasileiras.

Educação em tempos de pandemia 
As professoras Analise da Silva, Carlos Roberto Jamil Cury, Carlota Boto e Maria Cristina Gouvêa, convidadas pelo professor Luciano Mendes, falam a respeito de alguns desafios e reflexões que a pandemia do COVID-19 trazem para o campo da Educação.

Depois da Aula Episódio #9 – Público privado!
Nesse bate-papo, discutimos os diferentes tipos de cenário enfrentados na rede pública e privada. Bem como as dificuldade e descobertas, de professores e alunos, que se viram obrigados a se aventurar no mundo digital.

Leia mais.

CONVITE À LEITURA
Uma revisão bibliográfica do ensino de Sociologia – Elaine A. Teixeira Pereira Rita Cristina Lima Lages – EXCLUSIVO
O novo número do Pensar a Educação em Revista é dedicado ao tema Ensino de Sociologia no Brasil. Manifestamos nossa satisfação pela oportunidade de trazer aos leitores e leitoras essa discussão, dada sua pertinência no cenário atual, em que as Ciências Humanas e Sociais considerando o assunto em pauta, vêm sendo objeto de críticas e de ataques diversos.

Uma vida em vermelho: as memórias de Anita Preste – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Vermelha é a capa do livro. Porque sua vida foi pintada de vermelho quando ainda era uma criança. Era o sangue da mãe. Vermelha é também a cor do partido e da causa que Anita Prestes defendeu ao longo da vida.

O Milagre na Cela 7: as outras salas dos processos educativos – João Victor da Fonseca Oliveira – EXCLUSIVO
Comentário do drama turco “O milagre na cela 7”, dirigido por Mehmet Ada Öztekin, lançado em 2019, na Alemanha. Este texto é uma experimentação. Aqueles outros textos que tecemos cotidianamente em nossas aulas também são.

EM CASA
Infâncias e desigualdades sociais: privilégios da quarentena? – Coletivo Geral Infâncias – EXCLUSIVO
A ideia de que a quarentena é uma oportunidade de restabelecer novos laços afetivos entre os familiares não é verdade em todos os lares. É preciso desconstruir o mito da família como porto seguro e agradável de toda e qualquer criança.

Trabalho, pesquisa e ócio em meio às angústias experimentadas no tempo de pesquisa em quarentena – Raphael Machado e Alice Spindula – EXCLUSIVO
A enxurrada de notícias sobre a pandemia tornou pública uma crise de saúde e instaurou condições reais de outras crises. A tormenta em torno da estreiteza dos tempos reside no fato de não saber o que está acontecendo de fato e o que virá.

ENTREMEMÓRIAS
A escola, o museu e o mundo – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
O ano era 1998. Eu era uma adolescente que estudava numa escola pública. Naquele tempo, eu acreditava que arte não era para mim.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Mulheres cuidadoras de pessoas com deficiência: quem cuida delas? – Andréa Moreira Lima, Ana Clara Piedade, Sarah Pires – EXCLUSIVO
Esse texto se propõe a apresentar um breve relato da experiência vivenciada entre uma professora/supervisora de estágio, suas(seus) estagiárias(os) do curso de Psicologia e um grupo de intervenção formado, em sua maioria, por mulheres cuidadoras de pessoas com deficiência.

LIVRE EXPRESSÃO
O herói improvisado – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Acordara com febre alta, o homem prático. Dispensara preocupações até a hora do almoço. Mas corpo que tem vida reclama da sorte. Só no trabalho, não há jogada:  licença é cabeça-cortada.

PESQUISA EDUCACIONAL
O ensino médio brasileiro: possibilidades para o Século XXI – Alessandra Maria Martins Gaidargi – Revista Estudos Aplicados em Educação (USCS)
A discussão entre a necessidade de um ensino de cultura geral vasto, e a possibilidade de sua integração ao ensino técnico para a formação profissional sem prejuízos, é de grande importância para que o ensino voltado aos jovens.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
As Humanidades fora da Iniciação Científica: sintoma do fracasso nacional – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Nos últimos dias assistimos a uma forte reação de parte da comunidade científica à decisão do CNPq de limitar a concessão de bolsas de iniciação científica destinadas a áreas consideradas estratégicas.

Comunicação científica foi ponto de partida da Marcha Pela Ciência Minas – Maria G. Lara (para o Observatório da Comunicação Pública da Ciência) – EXCLUSIVO
Aconteceu ontem a quarta edição da Marcha Pela Ciência no Brasil. A versão mineira do evento, liderada por instituições como SBPC e Fiocruz, abriu suas atividades logo cedo, às 08 da manhã, com transmissão ao vivo no YouTube.

O Cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil – Yolanda Assunção (para o Observatório da Comunicação Pública da Ciência)  – EXCLUSIVO
Mesa realizada pela SBPC na Marca Virtual Pela Ciência 2020 discutiu financiamento, incentivo, políticas públicas e mobilizações pela CT&I.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
MEC: Exame da educação básica será ampliado e servirá para acesso à universidade – Uol
Antes realizado a cada dois anos e restrito a algumas séries, o Saeb agora será ampliado para todos os alunos do ensino básico, tanto da rede pública quanto de escolas particulares.

Nenhum estudante vai perder o ano – Folha de São Paulo
Caminho para o ano letivo deve ser de flexibilidade e de comunicação

Leia mais.

AMÉRICA LATINA
SEP difundirá clases radiofónicas en 15 lenguas indígenas – Televisa – México
Los programas tendrán contenidos propios de las comunidades del área de cobertura de cada radiodifusora.

Coronavirus. El futuro de la enseñanza digital – La Nacion – Argentina
Los profesores de los distintos grados de enseñanza también nos hemos visto sorprendidos. Muy pocos estábamos preparados para impartir clases en línea.

Leia mais.

PENSAR INDICA
Unidade na Diversidade é um site para acompanhar e informar sobre nossa dupla crise: a econômica e a da epidemia do Coronavírus. O site é colaborativo e atualizado com matérias, colunas e charges para informar e discutir saídas para nosso país a partir de uma postura progressista. Deseja informar com confiabilidade, orientar como agir neste momento de tensão, medir o impacto da pandemia e apresentar propostas de políticas públicas desenvolvidas em outros países e apresentadas por nossa equipe técnica, além de analisar as políticas desenvolvidas no Brasil.

INDICAÇÃO DO LEITOR
José Gondra – A Biblioteca da Quarentena, iniciativa da EdUERJ, contempla diversas áreas do conhecimento, oferecendo download gratuito de títulos do catálogo da Editora da UERJ. O acervo é dinâmico e recebe novos títulos semanalmente.

OPINIÃO DO LEITOR
Alexandra em 30/04/2020 em resposta a Josiane Cristina Amorim (“Você não sabia que eu estava à sua espera? “Convite à leitura, edição 274). Obrigada pelo Comentário, Josiane. Sim, a obra de Toni Morrison é muito importante neste momento sim! Bjs

Jéssika Vieira em 07/05/2020 (O brincar e o espaço da casa na quarentena, Em casa, edição 274).  Olá coletivo! Gostaria de agradecer e parabenizar por essa produção sensível. Foi muito especial ler, acalentou e renovou as energias dessa professora de Educação Física. Um abraço!

TIRINHA
Samp