Ano 1 – Nº 10 / sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 24 de junho de 2013
Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, dia 24 de junho, teremos a seção “Educação e Mídia”, além do sorteio de livros, agenda da educação e muito mais! Você também pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”
O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.


Comissão de Educação da Câmara aprova criação do “superinstituto” do MEC – O Estado de São Paulo
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação do Ensino Superior (Insaes) – o “superinstituto” do Ministério da Educação (MEC). 

Educação em Minas – Jornal Estado de Minas
Minas Gerais tem a melhor educação básica do país. Posição confirmada pelo último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), apurado pelo Ministério da Educação (MEC) e validado por organizações independentes da sociedade civil. 

Uma aula de outro tipo – Jornal Zero Hora
Quanto mais simples é algo, mais difícil de nos darmos conta de sua importância. Este é o caso de uma prática que vem sendo utilizada pelo pós-construtivistas, já há algumas décadas. 

Atraso na educação explica 100% da desigualdade de renda, diz economista – Folha de São Paulo
A conclusão é do economista Alexandre Rands, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, que tem uma vasta produção acadêmica sobre esse tema. Seu diagnóstico, se correto, significa que o país investe em políticas equivocadas há décadas. 

Educadora de 83 anos defende mudança radical no ensino – Portal Terra
Léa Fagundes, coordenadora do Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) defende um modelo de inclusão digital nas escolas em que o aluno seja protagonista do aprendizado.

Ensinar a ensinar – Folha de São Paulo
Se já não há muita dúvida de que investimentos em educação são vitais para o Brasil avançar social e economicamente, ainda estão longe de ser um consenso quais as melhores medidas para fazer a qualidade do ensino progredir. 

Em 2012, 1,6 milhão de crianças e adolescentes abandonaram a escola – Portal IG
Segundo dados do Censo Escolar, o abandono ocorreu tanto nas salas de aula do ensino fundamental, quanto do ensino médio. 

É preciso desescolarizar dispositivos móveis – Portal Porvir
As escolas públicas brasileiras estão cada vez mais tendo que lidar com tecnologias em sala de aula. A bola da vez é a entrega de tablets a professores. 

MEC vai elaborar base curricular comum para as escolas brasileiras – UOL Educação
O MEC (Ministério da Educação) vai elaborar uma base comum para o conteúdo ensinado nas escolas brasileiras, disse no dia 19 o secretário da Educação Básica, Romeu Caputo, em audiência na Câmara dos Deputados. 

Compreender a Educação – Jornal Zero Hora
A educação efetiva-se de forma completa no processo que envolve ensinar e aprender. Isso implica a integração, a interação, a amplitude e a complexidade que permeiam o resultado previsto e consequente da educação. 

Falta capacitação a professores para usar o software nas escolas – Portal Terra
Vai além da infraestrutura o avanço das escolas públicas brasileiras na área da tecnologia. Às vésperas da 14ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), que ocorrerá entre 3 e 6 de julho, em Porto Alegre (RS), o Grupo de Trabalho (GT) focado em educação chama a atenção para a falta de capacitação dos professores. 

Estrutura é essencial para qualidade da educação – Jornal O Estado de São Paulo
Os professores necessitam de boa formação inicial e continuada, piso e salário atraentes e política de carreira estimulante. Mas isso não é suficiente. Também precisam de boas condições de trabalho, como distribuição adequada de alunos por turma e insumos tais quais biblioteca, laboratórios de ciências, internet de banda larga e quadra poliesportiva.

Respostas para a Educação – Jornal Zero Hora
Um dado apresentado pelo ministro Aloizio Mercadante deve servir de alerta a todos os que buscam soluções para a educação brasileira: apesar da significativa inclusão realizada nos últimos 15 anos, existem ainda 3,5 milhões de jovens de 15 a 17 anos fora do Ensino Médio. 

Comissão do Senado aprova Enem obrigatório ao final do ensino médio – UOL Educação
A Comissão de Educação do Senado aprovou nesta terça-feira (18) o projeto de lei que torna obrigatória a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ao final do ensino médio. O objetivo é que o exame passe a fazer parte de um sistema de avaliação do ensino médio. 

Universidade e Inovação – Jornal Estado de Minas
Segundo dados recentes da QS Quacquarelli Symonds, as universidades latino-americanas apresentam baixo desempenho global. “Do Brasil, apesar de ser um líder a nível regional, em um contexto global, apenas 12 universidades foram classificadas entre as 700 do ranking mundial. 

Estudantes se alimentam mal e fazem pouca atividade física, aponta pesquisa – UOL Notícias
Os adolescentes brasileiros alimentam-se mal e fazem pouca atividade física. A conclusão está na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012, divulgada no dia 19 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que levantou indicadores sobre fatores de risco e proteção dos cerca de 3,153 milhões de alunos do último ano (9º ano) do ensino fundamental, com faixa etária entre 13 e 15 anos.

Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil 1822/2022
www.pensaraeducacao.com.br
www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil
twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:
Coordenação: Luciano Mendes
Conteúdo e Produção: Isabella Brandão
Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

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