Vol 1 – Nº 016 / Agosto de 2013 – sexta-feira, 23.

Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação Pensar o Brasil” do dia 26 de agosto de 2013

Todas as segundas-feiras, das 20h00 as 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela rádio UFMG Educativa 104,5 FM. No próximo programa, dia 26 de agosto, teremos uma entrevista inédita com o coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, além do sorteio de livros, agenda da educação e muito mais! Você também pode ouvir pela internet acessando AQUI.

Concurso de ensaios: “Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil”

O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 e a Mazza Edições, de Belo Horizonte, lançam  o concurso nacional com o tema Educação e Relações Étnico-Raciais nos Intérpretes do Brasil. O concurso visa premiar os dois melhores ensaios escritos sobre a temática com valores de R$ 3.000 e R$ 2.000,00, respectivamente para o primeiro e segundo lugar, além da publicação dentro da Série Ensaios da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil.

Jornal na Sala de Aula é destaque em Congresso – Diário do Nordeste

Além de ser um dos principais veículos de informação sobre o Brasil e o mundo, o jornal se transformou em um importante instrumento pedagógico nas escolas. Por meio do programa Jornal em Sala de Aula, idealizado pelo Diário do Nordeste e ligado ao programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), milhares de estudantes das redes públicas de ensino de todo o Estado têm, a partir de atividades de leitura e escrita da mídia impressa, a oportunidade de melhorar o aprendizado.

Governo quer convocar professores nos moldes do programa ‘Mais Médicos’ – Jornal Tribuna Hoje (Alagoas)

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta quarta-feira (21) que pretende criar um programa para levar professores a regiões do país mais carentes desses profissionais. Em audiência pública na Câmara dos Deputados, onde apresentou os principais desafios atuais do ensino médio, Mercadante afirmou que o programa poderá seguir os moldes do Mais Médicos, que pesquisa, junto aos municípios brasileiros, vagas abertas para médicos e abre editais para selecionar profissionais que serão contratados como bolsistas para atuar nessas cidades necessitadas.

Que história é essa? – Jornal da Ciência

As críticas ao Projeto de Lei 4.699/12, que regulamenta a profissão de historiador, ganharam essa semana reforço de três importantes instituições internacionais. O Comitê Executivo da Sociedade de História da Ciência (History of Science Society), a Sociedade de História e Epistemologia das Ciências da Linguagem (Société d’Histoire et d’Épistémologie des Sciences du Langage) e a Real Sociedade Histórica (Royal Historical Society) divulgaram manifestos em apoio a diversas sociedades científicas e associações profissionais brasileiras que já haviam se posicionado contra a aprovação do projeto.

Dilma diz que pré-sal vai gerar R$ 112 bilhões para a educação em dez anos – Jornal Primeira Edição

A presidente Dilma Rousseff disse no começo da tarde desta segunda-feira (19), em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), que os recursos do pré-sal para a educação chegarão a R$ 112 bilhões em dez anos. “Começam com R$ 1,4 bilhão em 2014, devem saltar para R$ 3 bilhões em 2015 e para R$ 6 bilhões em 2016, chegando a R$ 13 bilhões em 2018”, disse. “A perspectiva é de aplicar R$ 112 bilhões em dez anos.

Não há transformação social sem investimento em educação – Jornal Brasília Agora

Fazer com que empresas tenham em seus quadros menores aprendizes tem sido um grande desafio. Legislação federal já existe desde o ano 2000 e estabelece que empresas privadas de médio e grande portes tenham como colaboradores menores aprendizes. Além desse grande desafio, é necessário também que os próprios jovens sejam motivados a se manterem no mercado de trabalho.

Robôs invadem a escola – Tribuna do Planalto

Aprender ao mesmo tem­po física, matemática, engenharia mecânica, inteligência artificial, microeletrônica, automação, ecologia, e vários outros conteúdos, para muitos não é possível. Entretanto, de forma lúdica, criativa e em contato com o mundo tecnológico, a robótica educacional vem como estratégia pedagógica a ser utilizada em sala de aula.

Conceito de educação infantil criado na Itália é aplicado em Olinda – Diário de Pernambuco

Para cada um real investido na educação de crianças com menos de seis anos, ela recebe dez centavos a mais de salário no futuro. A informação – originalmente feita em dólares – é de ninguém menos que o vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000, James Heckman. Seus estudos revelam que custa 60% mais caro ensinar, a adolescentes e adultos recursos cognitivos básicos – da capacidade dedutiva lógica às bases de linguagem e matemática – do que nos primeiros anos da criança.

Reforma do Ensino Médio é alvo de protesto em Porto Alegre – Correio do Povo

Um grupo de professores e estudantes protestou na manhã desta quarta-feira em frente ao Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), onde fica a sede da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em Porto Alegre. A manifestação é contrária a mudança curricular do Ensino Médio, com a implantação do Ensino Politécnico.

Formação básica deficitária na área de exatas afeta ensino de engenharia no país – Jornal da Ciência

Especialistas afirmam que as escolas de engenharia precisam mudar os rumos de seus projetos pedagógicos, que se deparam com questões como repetência e evasão. A má qualidade do ensino básico e a falta de investimentos na educação são alguns dos problemas apontados como responsáveis pelo fato de o país ter hoje poucos engenheiros formados, dos quais muitos não exercem a profissão.

Aprovada MP que altera regras sobre carreiras do magistério e convênios de fundações – Câmara dos Deputados

O Plenário aprovou nesta terça-feira a Medida Provisória 614/13, que autoriza as fundações de apoio à pesquisa a celebrar contratos e convênios com entidades privadas para auxiliar em projetos de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas instituições federais de ensino superior (Ifes) e demais instituições científicas e tecnológicas (ICTs).

Aprovado projeto que obriga ensino superior público manter cursos de extensão para idosos – Agência do Senado

Instituições públicas de educação superior podem ser obrigadas a oferecer cursos permanentes de extensão para pessoas idosas. Substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) a projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) com esse objetivo foi aprovado nesta terça-feira (20) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em decisão terminativa.

Dinheiro dos royalties não será suficiente para cumprir Plano Nacional da Educação, diz especialista – Agência Brasil

O dinheiro dos royalties não será suficiente para cumprir as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), ainda em tramitação no Senado Federal. Pelos cálculos do consultor Paulo César Ribeiro Lima, da Consultoria de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos da Câmara dos Deputados, o setor deve receber nos próximos dez anos em torno de R$ 134 bilhões. O valor é insuficiente para atingir os 10% do Produto Interno Bruto (PIB), previstos no PNE como necessários para que as metas que abarcam desde a educação básica à superior, sejam cumpridas.

Sem educação, seremos escravos da ignorância – Jornal Zero Hora

As recentes manifestações populares revelam várias faces deste novo momento da democracia brasileira. A sociedade em rede se mobilizou e reencontrou seu espaço, nas ruas, e foi ouvida. A cidadania ativa fortaleceu a democracia, porém para seu pleno exercício precisamos formar cidadãos cada vez mais aptos e capazes de tomar suas próprias decisões e de assumirem as suas responsabilidades. Sendo assim, quanto maior for o nível de escolaridade de um país, maiores condições terão seus integrantes de formarem juízos de valor para fazerem suas escolhas e participarem da construção de soluções concretas para uma sociedade mais justa e igualitária.

Mais tempo na escola sempre traz melhorias? – Jornal Folha de São Paulo

O modelo educacional no Chile é considerado um dos melhores da América Latina, e uma de suas forças está em agir com base em dados.Uma experiência importante foi relatada recentemente pelo professor Sergio Martinic, vice-diretor da Universidade Católica do Chile. Segundo Martinic, entre as mudanças ocorridas no sistema educacional chileno das últimas décadas está o estabelecimento de tempo integral para os alunos da escola pública.

Mais vagas, menos espaços – Revista Educação

Um dos principais entraves para cumprir a obrigatoriedade escolar dos 4 aos 17 anos, a expansão da oferta de vagas na educação infantil passa, necessariamente, pela construção de novas escolas e enfrenta desafios como a falta de disponibilidade de terrenos adequados em diversos municípios. Segundo estimativas do governo, o Brasil terá de criar seis mil novas vagas para crianças de 1 a 3 anos até 2014, meta 20% cumprida até agora. Além disso, é preciso ampliar em 20% o atendimento das crianças de 4 a 5 anos, que deve ser universalizado até 2016, segundo meta do Plano Nacional da Educação (PNE), ainda em tramitação no Congresso Nacional.

Dona Eda e a escola de todos: diretora transforma ensino e vidas em SP – Portal Terra Educação

Dona Eda Luiz é diretora e a grande mente por trás do Cieja Campo Limpo, uma escola de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo voltada para a educação de jovens e adultos. Lá estudam pessoas de 15 anos em diante, dos mais diferentes perfis – “no Cieja, tem lugar para todo mundo”. São jovens expulsos das escolas de origem, trabalhadores que resolveram terminar os estudos, senhoras que vão ocupar o tempo e todo o tipo de estudante que o ensino regular teve dificuldades de absorver, como cegos, surdos, pessoas com dificuldades mentais. Dos cerca de 1,3 mil alunos matriculados, 300 têm algum tipo de necessidade especial.

Carta para Darcy – Portal do Aprendiz

Carta divulgada na internet pelo educador José Pacheco, fundador da Escola da Ponte e do Projeto Âncora, para o coletivo Românticos Conspiradores.

“Ouça o programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” da última segunda-feira, dia 19 de agosto de 2013

Tema: “Federalização da Educação Básica”.

Entrevistado: Senador Cristovam Buarque.

Pesquisa Educacional em Pauta: Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA

O objetivo deste estudo é salientar a necessidade de melhor formação docente em relação à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, mais especificamente, em relação ao idoso, um grupo marcado por múltiplas exclusões e bastante presente nas salas de aula de EJA.

Boletim Pensar a Educação em Pauta

www.pensaraeducacao.com.br

www.facebook.com/pensaraeducacaopensarobrasil

twitter.com/pensareducacao

EQUIPE:

Coordenação: Luciano Mendes

Conteúdo e Produção: Isabella Brandão

Divulgação: Hercules Santos e Marcella Franca

 

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