Jornal 324

Vol. 9, Nº 324/Julho de 2021- sexta-feira, 09.

EDITORIAL

Curricularização da Extensão Universitária 

É por isso que a curricularização da extensão significa que a universidade ampliará a sua capacidade de relação com a sociedade e poderá fazer mais para contribuir com a solução de desafios impostos à nossa humanidade. A maior presença da extensão nos currículos permitirá, ainda, que os alunos se formem, ao longo do seu curso, em sintonia com a vida e com as questões que desafiam as políticas públicas, as famílias, as relações de trabalho e o meio ambiente.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza, no mês de julho, continua com a série especial sobre educação em tempos de pandemia. Conversaremos com Marcelle Amador, professora da  rede pública em Ribeirão das Neves e Vespasiano.A sessão especial #MídiaNaEscola aborda a iniciativa de uma escola pública na produção de uma rádio online. O programa conta ainda com a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG.

Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

 

EDUCAÇÃO EM DEBATE
A escola é mais do que um lugar de aprendizagem, é um lugar de proteçãoMarcus Periks Barbosa KrauseEXCLUSIVO
Muitos efeitos negativos já podem ser vistos, pois a escola é um “mundo” e lá não apenas se compartilham conteúdos curriculares, mas, para muitas crianças, é um abrigo seguro, longe de vários tipos de explorações, quer sejam sexuais ou de trabalho infantil, bem como de agressões físicas e psicológicas.

Ensino de Língua Adicional: desafios no ensino EaD em contexto pandêmico – Franciele Maria Martiny, Laura Janaina Dias Amato, Mayara Cristina Dias e Milena do Carmo Lima – EXCLUSIVO
Neste cenário de incertezas e injustiças, nós, estagiárias do curso de extensão Português Brasileiro e Cultura na Fronteira para Migrantes e Refugiados ofertado pela UNILA, nos deparamos com um desafio enorme de preparar aulas significativas e dinâmicas para os estudantes.

O (re) abrir-se das escolasPatrícia Gonçalves Nery  e Ana Paula Braz Maletta – EXCLUSIVO
Os possíveis e os impossíveis, os brados e os silenciamentos e ainda o enfrentamento da invisibilização e da caricaturarização das ações docentes em meio à sociedade. Neste contexto de retorno presencial às escolas, os receios e as ansiedades provocados pelo medo do vírus, pelas dificuldades impostas por 1 ano e 3 meses de distanciamento físico se intensificaram.

Por mais estudantes e menos alunosAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Agora docente em um curso de Pedagogia e em um programa de Pós-Graduação, me causa estranheza quando me deparo com a expressão “nossos alunos”, em cursos majoritariamente ocupados por mulheres.

Educação para a paz  – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
A manutenção da paz, por exemplo, é uma prática corrente que impede a violência usando a força, enquanto a pacificação é a busca da resolução de conflitos através da comunicação, e a construção da paz é um processo de se evitar a violência ensinando a não-violência e promovendo a justiça social.

BICENTENÁRIO EM FOCO
Tornar-se professor(a) no Piauí: diferentes percursos e representações – Ana Maria Gomes de Sousa Martins EXCLUSIVO
O desejo e a necessidade de tornar-se professor(a), de profissionalizar-se, em um estado onde as escolas de primeiras letras datam de 1757, apresentam especificidades que são desveladas e conhecidas graças ao empenho incansável de pesquisadores(as) que se aventuram em busca de fontes, as vezes de difícil acesso ou que por descuido são destruídas ou silenciadas com o passar dos anos.

EDUCAÇÃO E LITERATURA
Os bilreiros de março (Parte III) – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
A operária da educação sorriu. Agradeceu e recolheu-se. A casa que era escola, abrigava redes dentro e fora. As paredes de barro pisado davam lugar para o vento e a lua. Pouquinho mais do que brisa. Úmido. Anunciava a estação em mudança. Até julho, as águas estariam altas. Depois, iriam descer. Devagar.

O Diabo, a Literatura Fantástica e a Economia – Rafael Muller – EXCLUSIVO
Mostrar que as coisas do mundo real não são tais quais organizadas nos discursos prontos oficiais é outra das funções pedagógicas da literatura satírica de Bulgákov. Isso fica explícito em uma passagem logo ao início do texto, quando diferentes instituições apresentam informes sobre a pessoa do diabo woland.

O Professor e As RosasAlexandre Azevedo – EXCLUSIVO
Era íntimo das mulheres, como um amante. Tratava Cecília Meireles como Ceci; Cora Coralina era apenas Cora. Clarice, Rachel e Lygia. Deixava escapar algumas lágrimas, quando nos contava histórias trágicas sobre Cruz e Sousa, sobre Augusto dos Anjos, sobre Lima Barreto, sobre Raul Pompeia.

CONVITE À LEITURA
Um convite a Raymundo Souza Dantas: o primeiro embaixador brasileiro negroAlexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Um começo de vida, publicada em 1949 e que bem merece uma nova edição, Souza Dantas conta que era filho, neto e bisneto de analfabetos e que tendo enfrentando o racismo na escola, conseguiu se alfabetizar aos 18 anos. A vida não foi fácil para ele.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Foi no quintal que aprendi sobre ciênciaFabiana DamásioEXCLUSIVO
A ciência conecta saberes, memórias, experiências. A ciência convida para a construção da unidade no desenho de evidências. É sobrevivência, memória coletiva, ação, coexistência. A ciência é resposta e também é pergunta.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Militarização das escolas, a eliminação da alteridadeCarlos Alberto de Moraes e Danilo Carlos de Moraes – EXCLUSIVO
O que significa, precisamente, “militarização de escolas”? Significa que os governos podem repassar a gestão das escolas civis públicas para os militares. Ou seja, o governo pode operar diligências no sentido de autorizar que a gestão administrativa ou pedagógica ou disciplinar (ou mesmo administrativa, pedagógica e disciplinar) seja realizada pela polícia.

EDUCAÇÃO, GÊNERO E SEXUALIDADES
(Des) educação queer: (re)existência em tempos sombrios – Kaio Cesar Pacheco EXCLUSIVO
o que dizer de um presidente que durante a pior crise sanitária dos últimos anos faz afirmações como: “não sou coveiro”, “e daí?”, “país de maricas”, “é só uma gripezinha” (Folha, 2021). São frases ditas ao acaso? De fato, quando observamos a conjuntura brasileira, entendemos que esses discursos se articulam em aliança a uma racionalidade necropolítica.

ESPAÇO FREIREANO
Inscrições abertas: “100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárieDébora Souza Gomes – EXCLUSIVO
Em comemoração ao centenário do educador Paulo Freire, a Universidade Emancipa (Centro Nacional de Formação em Educação Popular da Rede Emancipa) em aliança com a Universidade Federal do ABC (UFABC) abre as inscrições para o curso online gratuito: “100 anos de Paulo Freire: esperançar em tempos de barbárie”.

EJA EM PAUTA
Reforma do Ensino Médio e o fim do futuro dos educandos na EJAAnalise da Silva – EXCLUSIVO
No cotidiano escolar, muitas vezes, a diversidade é tomada como sinônimo de desigualdade, acirrando as assimetrias sociais que reiteram o processo de exclusão e de negação dos direitos. Dentre eles, o direito à Educação de Qualidade Social.

LIVRE EXPRESSÃO
Carta ao preconceituosoAna Clara Diniz Martins Machado – EXCLUSIVO
O problema está no outro, ou será que em você / Se a empatia tá difícil, respeitar e seu dever.

Direto do baú do isolamento Valter Machado Fonseca – EXCLUSIVO
São em tempos como esses que surge a oportunidade ímpar de se fazer o balanço de nossas existências, daquilo que talvez nos seja mais caro, daquilo que habita a intimidade mais oculta de nossas consciências.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
8 em cada 10 adolescentes já presenciaram violência escolar – Revista Educação
Nas redes sociais a proporção é de 9 para 10, aponta pesquisa da Alesp, governo de SP e Unicef.

MEC ainda não gastou nada de R$ 1,22 bi que tem para estruturar escolas para a volta das aulas presenciais, diz relatório – Jornal da Ciência
A Comissão Externa de acompanhamento do Ministério da Educação afirma que recursos também poderiam ser usados para a conectividade de alunos.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Com patrocínio da Finep/MCTI, CNI e Sebrae abrem as inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação – Edição 2021/2022 – Finep
Interessados poderão se inscrever até o dia 2 de outubro.

Brasil pode perder conquistas se não voltar a investir em ciência, aponta relatório da Unesco – Jornal da Ciência
O país manteve bom desempenho nos últimos cinco anos, apesar da recessão econômica. Cortes de bolsas pelo Governo Federal e queda no investimento em pesquisa e desenvolvimento nas empresas, porém, ameaçam o futuro do sistema nacional de ciência e tecnologia, segundo agência da ONU.

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AMÉRICA LATINA
Programas a distancia en la educación superior: un nuevo protagonista – Biobiochile / Chile
Según cifras de la UNESCO, el cierre de instituciones de educación superior (IES) causado por la pandemia afectó, solo en América Latina, a más de 23 millones de estudiantes durante 2020, los cuales vieron cómo sus clases presenciales y experiencias universitarias se vieron transformadas a la modalidad online.

Desconcentrar la educación – Opinión / Bolívia
La Escuela Militar de Ingeniería (EMI) estrenó este fin de semana un campus con todas las instalaciones que requieren sus estudiantes para cursar las diferentes carreras que tiene esta institución académica.

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PENSAR INDICA
Na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, o “E por falar em ciência”, live quinzenal do Observatório da Comunicação Pública da Ciência organiza um bate papo sobre “Desigualdades de gênero e raça na academia: percursos de mulheres negras” e conta com a participação de Mayra Bernardes, doutoranda em Comunicação na UFMG, Cida Moura, professora da UFMG e diretora da Universidade dos Direitos Humanos, Viviane Alves Viviane Alves, professora da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia e Catarina de Almeida é professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e membra da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. A live acontece às 10h, no Youtube do Pensar Educação, Pensar o Brasil.

INDICAÇÃO(A) DO LEITOR(A)
João Victor Oliveira – O XXIX Colóquio da AFIRSE Portugal, com o tema A Educação e os Desafios da Sociedade Contemporânea – Contributos da Investigação, realizar-se-á em regime presencial, nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2022, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Acesse aqui.

OPINIÃO DO(A) LEITOR(A)
Bárbara Torres Versieux em 02/07/2021 (Infâncias em Pauta, número 321, As crianças e a cultura popular na escola). Excelente! Isso mesmo, que estar em casa não seja um impecilho para fazer a festa acontecer. Obrigada pelo chá de ânimo, é importante estar em contato com aquilo que fortalece o que acreditamos.

Analise da Silva em 02/07/2021 (EJA em Pauta, número 323, Sob a ordem lúgubre do dia… Ainda assim, pedimos: esperancemos!). Esperancemos, mesmo sabendo que quando passar a pandemia sanitária e o pandemônio político mais de meio milhão dos nossos não estarão conosco para comemorar.

Natalino Silva em 02/07/2021 (EJA em Pauta, número 323, Sob a ordem lúgubre do dia… Ainda assim, pedimos: esperancemos!). Sigamos nesta luta pelo o direito à vida, companheirada! Como diria Conceição Evaristo: “Eles querem nos matar, mas nós combinamos: não vamos morrer”. A EJA popular negra, agradece.

Douglas em 03/07/2021 (Livre Expressão, número 319, Pequena Flor). Lindo quando as paredes virtuais se rompem e reverberam em cantos tantos outros… Lindo quando a resiliência forte, como a destacada no texto, encontra a doçura delicada de produção que poetiza e, ao fazê-lo, abriga-nos em esperança. Que a poesia nos seja sempre abraços em respirada. Muito obrigado pela partilha.

Douglas em 03/70/2021 (Educação e Literatura, número 319, Cadê as mães?). Nada como a habilidade de, sob sátira afinada, nos levar às reflexões necessárias; apontando-nos os perigos que, despercebidos, estão logo ali na esquina, ou melhor, em nossos quartos, celulares, dia a dia… Um primor! Em tempo, e sob as devidas e necessárias ressalvas: incrível como, ainda hoje, pai (homem-cis-hétero) na reunião de escola para discutir a educação de seus filhos se enquadra bem em sátira.

TIRINHA
Cartunista Das Cavernas – Gilmar