Jornal 285

Ano 8 – Nº 285/ sexta-feira, 17 de julho de 2020

EDITORIAL

#VotaFundeb Já!

Em meio ao caos provocado pela pandemia, que veio aprofundar as nossas já vergonhosas desigualdades e ceifar a vida de mais de 75 mil brasileiros e brasileiras, o Governo Federal continua a jogar contra a vida e o bem estar da população. Prova cabal disso, não faltassem outros exemplos, é a demora na definição nos titulares dos dois ministérios com mais capilaridade e atuação social no país. O da Educação – que estava, até ontem, sem titular – e o da Saúde, que continua sob o comando de um interino. E com o agravante de terem sido ocupados interinamente por ineptos para o assunto.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil  está de recesso. Voltaremos com programas ao vivo na Rádio UFMG Educativa no dia 3 de agosto. Enquanto isso você pode conferir todos os programas de 2020 em nosso site.

LIVE – PENSAR AO VIVO
LIVE – FUNDEB em debate
Tramitando no Congresso, a função do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e os projetos para a sua renovação são o tema do PENSAR ao Vivo do dia 22 de julho. Vamos conversar com Catarina Santos (UNB / CNDE), Beatriz Luce (UFRS), Aurivio Veiga (Conselho FUNDEB MG) e Maria do Carmo Sousa (E.M. Caio Libano Soares).

ENTREVISTA
UFMG na pandemia – Reitora Sandra Goulart Almeida
No programa de rádio do dia 13 de Julho, a Reitora da UFMG conversou conosco sobre a atuação da universidade, suas políticas e iniciativas diante do cenário pandêmico.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
O direito humano à água na prevenção da Covid-19 – Priscila Neves Silva – EXCLUSIVO
Segundo dados da OMS, 785 milhões de pessoas no mundo não têm acesso adequado à água o que compromete a prevenção de diversos agravos à saúde incluindo, agora, a Covid-19. Se analisarmos o acesso à água e ao sabão.

Chegou a hora do retorno às aulas: e agora? – Marcus Periks B. Krause – EXCLUSIVO
Ainda não é consenso entre pais de alunos e professores sobre o retorno presencial às aulas na educação básica, tendo em vista que lidar com crianças, requer habilidades específicas, diante das características típicas deste público.

FAMÍLIA, à sua maneira! –  Aleluia Heringer Lisboa Teixeira – EXCLUSIVO
Além do impacto econômico, existe a estrutura familiar. O alicerce dará conta de segurar o tempo de turbulência? Os filhos, que antes passavam parte do dia na escola ou cumprindo agendas cheias, agora estão nos apartamentos. Felizes são aqueles que têm um quintal!

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
As Forças Armadas e a garantia da Lei e da Ordem –  Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
O artigo 142 da Constituição Federal estabelece três tarefas para as Forças Armadas, quais sejam a defesa da pátria, a garantia dos poderes constitucionais e a garantia da lei e da ordem.

Michel de Montaigne, um educador freireano – Carlos André Martins Lopes – EXCLUSIVO
O título desse texto constitui-se como uma provocação. Paulo Freire foi um educador brasileiro do século XX; Michel de Montaigne, um pensador francês do século XVI. Acredito que esta informação baste para explicar o que chamei de provocação.

Estátuas no contexto educativo: ignorá-las ou (re) significá-las? – Ivangilda Bispo dos Santos e Mariana Rabêlo de Farias – EXCLUSIVO
Aos professores e professoras cabe interpretar as referências sócio-históricas junto com aos/as estudantes, como uma forma de facilitar a compreensão dos significados e sentidos de determinado patrimônio.

É preciso parar – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
O problema das elites é que tinha um povão que não estava nem aí para essa ideia de ser brasileiro e, na falta de diálogo, quebrava o pau na tentativa de achar o seu lugar, o que comer e uma forma de viver melhor.

A carnavalização da ação política em hashtags (#) – Daniel Machado da Conceição – EXCLUSIVO
No espaço virtual descobrimos inúmeras oportunidades de comunicação, ensino, aprendizado, empreendedorismo, entretenimento, distração, perda de tempo e também um maior engajamento no cyberativismo.

Discussões de gênero no ambiente escolar: uma necessidade evidente – Raquel Barreto Nascimento – EXCLUSIVO
Em nossa sociedade, os papéis de gênero estão delimitados. Nessas configurações, algumas atividades são voltadas unicamente para as meninas e outras, para os meninos.

Ódio de índias(os), negra(o) e pobre – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
O ódio pelas índias(os), negras(os) e pobres representam o ódio por um modo de vida que afronta a classe dominante. No Brasil, essa classe (dominante) é maciçamente composta por brancos e brancas descendentes dos que foram beneficiados pelas políticas públicas de imigração do século XIX e XX.

Infâncias e pandemia no contexto da educação remota – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
Alunos, gestores e professores de todo país se organizaram para desenvolver o processo de ensino e aprendizagem em suas casas. Porém, para convergência do ensino ocorrer, é necessário um amplo debate com dados sobre acesso à internet.

O que nos diz o novo FUNDEB e a indicação de Milton Ribeiro para comandar o MEC? – Christian Lindberg (para o Blog do Prof. Christian)
Enquanto a parte civilizada da sociedade brasileira se preocupa e pauta os temas mais relevantes para a educação brasileira, a exemplo do novo FUNDEB, percebe-se a disposição do governo federal de alimentar o combate contra o inimigo invisível.

Gente que aprende a se reinventar
Nesse episódio do podcast DEPOIS DA AULA recebemos Isaura Capila Melo de Oliveira, graduada em pedagogia e direito, vice-diretora de uma Escola Municipal de BH, e professora de carreira há 22 anos. Conversamos sobre as relações que permeiam a escola e a comunidade em que ela está e os desafios de professores ao tentar se reinventar de diversas maneiras durante a pandemia.

Teatro e a Pandemia: Corporalidades na Educação
O PENSAR ao Vivo do dia 15 de julho, refletiu como educadores, atores e pesquisadores estão encarando a realidade do Ensino de teatro e pensam nas possibilidades desta disciplina para vivenciar a pandemia. Thiago Rosado e Libéria Neves receberam nessa live o artista e professor de teatro Raysner de Paula, o artista e professor da UFMG Vinícius Lírio e a atriz e pesquisadora Rafaela Kênia.

Carta Aberta ao Prefeito Alexandre Kalil e à Secretária de Educação Ângela Dalben – Sind-Rede BH
Minimizar o impacto financeiro no município depositando nas costas da Educação e de seus trabalhadores as despesas da pandemia é inaceitável!

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EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
A vara da indisciplina: apologia da violência na voz do ministro pastor – Luiz Carlos Castello Branco Rena – EXCLUSIVO
Em sua interpretação teológica fundamentalista, descontextualizada e sem ‘dialogar com os Evangelhos o pastor ministro nos oferece uma amostra das ideias de quem vai fazer a gestão das políticas públicas de educação no Brasil nos próximos meses, semanas ou dias.

CONVITE À LEITURA
Quando a escrita nasce da dor: minha leitura de O pai da menina morta – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
Como seguir vivendo após se tornar aquilo que ninguém deseja ser?  Ninguém deseja ser o pai da menina morta.

LIVRE EXPRESSÃO
A dor como recompensa – heranças de uma ditadura – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
A voz que ganhava a sala era a do professor de química. Contava aos seus alunos as próprias lições de coragem. Aplicado à vida, depois de viver arrastado por ela, deitara-se nos braços das questões e indagara às figuras de sua opressão: o que fizera?

PESQUISA EDUCACIONAL
BERRO! Uma educação transviada em química – Allan Moreira Xavier – Linhas Crítias (UnB)
A partir de uma prática de pesquisa-escrita, este ensaio propõe-se a discutir aspectos epistemológicos característicos da química, a possibilidade de uma produção rizomática deste saber e as consequências das desestabilizações produzidas pelo pensamento queer no discurso da química.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Conselho de Educação recomenda retorno às aulas, excluindo pessoas com deficiência – GGN
Além dos questionamentos sobre a segurança a todos alunos, o Conselho Nacional de Educação exclui, restringe e viola os direitos das pessoas com deficiência

Universidade expulsa 15 estudantes por fraude em cotas raciais – Estado de Minas
Outros dois tiveram os diplomas cassados e créditos anulados; alunos são de sete cursos diferentes, incluindo direito e medicina.

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CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Variações sobre o Lattes – II – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Isso leva a um ponto que me parece nevrálgico. Trata-se de orientar o ofício não exatamente pelo Lattes, que é apenas uma plataforma, mas por aquilo que ele representa para nós. Os dados que podemos encontrar no currículo de cada um são muitos, não apenas aos que hoje creditamos mais pontos na maratona acadêmica.

Observando #2: Quando termina o isolamento? – Unaí Tupinambás para Observatório da Comunicação Pública da Ciência – EXCLUSIVO
Na segunda edição de sua coluna semanal, o professor e pesquisador Unaí Tupinambás comenta a retomada precoce das atividades paralizadas devido à pandemia de covid-19 e reforça a necessidade de nos atentarmos aos critérios técnicos estabelecidos antes de determinar se é hora para o fim do isolamento.

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AMÉRICA LATINA
Educación. Solo el 23,8% de la población ocupada tiene nivel superior o universitario completo – La Nacion / Argentina
“La educación inclusiva y de calidad ayuda a abatir la pobreza , ya que el nivel de los ingresos laborales de las personas depende básicamente de su nivel educativo”, plantea Alieto Guadagni, director del Centro de Estudios de la Educación Argentina (CEA) de la Universidad de Belgrano.

 Organizaciones de la sociedad civil anuncian proceso de diálogo para reflexionar sobre la  educación en Chile – ElMostrador / Chile
Iniciativa, impulsada por más de 20 instituciones educativas, busca que los establecimientos y miles de personas autoconvocadas a nivel nacional, discutan y analicen los desafíos del sistema educacional.

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PENSAR INDICA
O documentário COSTURAS, dirigido por Thiago Rosado para a Revista Brasileira de Educação Básica, está concorrendo no 15° Festival de Cinema de Taguatinga, na categoria Mostra Seleção Popular. No filme, a memória escolar é o fio condutor que dá cor e ritmo as narrativas de 4 moradores de Belo Horizonte. Os depoimentos de Cecília, Tereza, Milton e Ruth trazem histórias desses indivíduos ao mesmo tempo que permeia o coletivo.Confira o documentário e vote!

INDICAÇÃO DO LEITOR
Aracy Martins
 – No dia 24 de julho, o Grupo de Pesquisa em Educação, Discursos e Identidades e o Departamento de Letras da UFOP realizam a live “Ensino em Macau: O Caso da Língua Portuguesa”, com a professora Lola Geraldes Xavier, do Instituto Politécnico de Macau. Mais informações no email romina.laranjeira@ufop.edu.br.

Elisangela Fernandes – Entre os dias 10 e 20 de julho, professoras e professores de todo o país que atuam na educação básica estão convidados a responder à consulta on-line sobre os desafios enfrentados para assegurar o acesso e a participação dos alunos público-alvo da educação especial (com deficiência, autismo e altas habilidades), no contexto da pandemia da Covid-19.

OPINIÃO DO LEITOR
Claver Antonio Fontes Vilela em 10/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). Nesta situação de incerteza e de crença na perda do conhecimento e vivências de alunos, professores e sociedade pela ausência do contato entre pessoas, situação tão vital para o aprimoramento da personalidade, é um suspiro de satisfação saber que programas, como o PEPB não se furtaram de permanecerem ativos. O Ganho é de todos.

Neurênia do Nascimento Queiróz em 10/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). Excelente!!! A importância da Extensão Universitária é ímpar na formação pessoal e profissional dos discentes e, nessa situação de pandemia, destacar os programas e ferramentas que proporcionem a continuidade do aprendizado e o olhar mais humanizado para a sociedade, é essencial!!!

Marta em 10/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). Precisamos repensar a extensão universitária pra esse “novo normal”!

Marcos Nascimento em 10/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). Ótimo artigo. A extensão universitária é essencial no diálogo da universidade com a sociedade e com a própria universidade. Neste contexto de pandemia a EU também terá que se reinventar junto com as demais atividades-fim da universidade. Com o seus capitais social, acadêmico, tecnológico e afetivo acumulados ela será fundamental nessa nova realidade.

Glaura Cardoso em 10/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). Muito obrigada, Mônica, pela sua reflexão. Achei acertado pensar a extensão e o seu papel em tempos de pandemia. Encontrar soluções com as ferramentas que dispomos. Um dado que parece fundamental é que não temos mais como protelar a chegada da tecnologia e da internet para todos e todas.

Carolina C. Resende em 10/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia).  A extensão contribui para reinvenção da educação superior e dá sabor de vida à construção do conhecimento. Muito obrigada Mônica pelas pertinentes reflexões. Parabéns pelo trabalho.

Carla Santiago em 10/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia).  Excelente texto. É reconfortante saber que a educação segue evoluindo e superando os obstáculos. Que as ferramentas descobertas neste momento tão obscuro possa contribuir para uma evolução cada vez mais rápida!

João Humberto Zago em 11/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). A Professora Mônica Abranches tem a sua vida dedicada à educação, e é uma peça fundamental para a criação do novo modelo educacional que terá que ser implantado no Brasil. 

Fernanda Simplício em 11/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). O isolamento social impôs um grande desafio à extensão, pois conforme dito pela Profa. Mônica Abranches, é no encontro entre as pessoas que ela se faz. No entanto, o espírito extensionista é criador e criativo, portanto, a extensão não parou.

Luiz Gustavo Correia de Oliveira em 12/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). Muito boa essa reflexão da professora Mônica sobre os projetos de extensão. Sabemos da importância dos projetos de extensão na vida acadêmica. Neste momento de pandemia as atividades on-line tomaram mais visibilidade e que as universidades possam dar continuidade aos projetos.

Elisete em 13/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia).  Mônica, ótima e reconfortante matéria. É sempre prazeroso saber que a educação sobrevive, principalmente a pública. Projetos como o PEPB é importantíssimo. Parar, pensar e agir… Estamos aprendendo mais um modo de ensino e aprendizagem que, com certeza, nos será bastante útil.

Gabriel em 13/07/2020 (Educação, Saúde e Sociedade, edição 284, Extensão Universitária remota? Os desafios em tempos de pandemia). Muito bom! Bom saber que a extensão continua ativa, mesmo sem o contato físico!

TIRINHA
Ribs