Jornal 274

Ano 8 – Nº 274 / quinta-feira,  30 de abril de 2020

EDITORIAL

Ciência e Política – a propósito da Marcha pelas Ciências no Brasil

No próximo dia 07 de maio ocorrerá, em todo o país, a Marcha Virtual Pela Ciência. O evento tem o objetivo de defender a ciência, a educação, a saúde e a democracia no país. Além disso, defende-se a derrubada da PEC 95/2016, aprovada durante o Governo Michel Temer, que congelou por 20 anos os investimentos nas áreas sociais brasileiras, dentre elas, a  da Ciência e da Tecnologia.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 04 de maio, o programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai comentar as mobilizações em defesa da Ciência e Tecnologia, divulgação científica e políticas públicas. Na semana em que instituições de todo país realizam a Marcha Virtual Pela Ciência, vamos receber Beatriz Cerqueira, Deputada Estadual de MInas Gerais, Zelia Profeta, coordenadora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e Ildeu de Castro, Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso Pela Ciência.
Segunda também teremos as colunas Valorizando o Saber e Pensando Bem e a agenda da Educação com atividades para fazer em casa.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Crianças em casa – Cristina Gouvea e Larissa Altemar
A pesquisadora do Nepei e a educadora, membro do Coletivo Geral Infâncias, refletem sobre a permanência de crianças em casa em tempo integral, que desafia, mães, pais e outros responsáveis à entender e lidar com a presença, energia e necessidades dos pequenos, especialmente sem o trabalho diário de professoras e professores no ambiente escolar.

EDUCAÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE
Febre Alta – Dalvit Greiner de Paula – EXCLUSIVO
Dois mineiros cultos. O primeiro, mais alegre, com certeza. O segundo tinha fama de turrão e mal-humorado. Bartolomeu acreditava em tudo que lhe fizesse bem. Bernardo chegou a desdenhar do surto de febre amarela numa sessão do Senado Imperial, dias antes de morrer.

Pandemia: uma centelha para presença de mundo – Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Numa perspectiva fenomenológica, nós somos presença no mundo à medida que a consciência é presença. Mesmo em situações onde queremos fugir, sumir ou até desaparecer da vida, ainda assim somos presença (presença de fugir, de sumir, de desaparecer…).

Vulnerabilidades, impactos e o enfrentamento à COVID-19 no contexto dos povos indígenas – FIOCRUZ
No debate foram analisados diferentes pontos de vista acerca das vulnerabilidades e do impacto do Covid-19 para os povos indígenas, buscando gerar reflexões para o enfrentamento do surto diante das especificidades e diversidades de contextos indígenas.

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EDUCAÇÃO EM DEBATE
Pensar em uma educação pós-coronavírus – Christian Lindberg – EXCLUSIVO
[…] a MP/934 estabelece normas excepcionais para o ano letivo da educação básica ao ensino superior, encontrando-se, atualmente, em tramitação na Câmara dos Deputados. A MP, além de atingir professores e técnico-administrativos da educação de forma direta, interfere na rotina de mais de 50 milhões de crianças e jovens.

Internet e Tv na Educação: seus limites atuais – Aloísio Soares Lopes – EXCLUSIVO
Em tempos de pandemia o tema da educação a distância voltou forte à pauta de discussões, agora não apenas entre especialistas e vendedores de cursos, mas com as famílias, que estão com seus filhos em idade escolar sem acesso ao ensino regular.

Atribuições e áreas de trabalho do profissional de Serviço Social! – Laís Melo – EXCLUSIVO
Dia 15 de maio é o dia do Assistente Social, que completa 84 anos de profissão no Brasil, o slogan do cartaz do Conselho Federal de Serviço Social deste ano fala sobre a luta da profissão em seus espaços de trabalho, que são vários, porém, ainda lutam para o reconhecimento da população.

É hora de repensar a educação. Vai planeta! – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Na tentativa de emplacar o ensino a distância, defensores do utilitarismo frente a todo tipo de vida (incluído aí o meio ambiente) ensejam dar um caráter ainda mais produtivista e alienante aos currículos escolares e às ementas eurocentradas.

EAD e os riscos da mercantilização do ensino em meio à pandemia – CPERS
Debate discutiu as implicações, desafios e disputas em relação a educação a distância no Brasil.

Defesa da vida da classe trabalhadora – Sind-UTE
O governo Bolsonaro tem tomado diversas medidas contra o movimento sindical e trabalhador, aproveitando o período de contaminação pela Covid-19. O governo Zema também adota a mesma postura.

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EM CASA
O brincar e o espaço da casa na quarentena – Coletivo Geral Infâncias – EXCLUSIVO
Diante das diferentes realidades de confinamento compulsório, muitos encontram um ponto em comum: a presença constante da criança em casa. Local onde antes ela estava presente praticamente nos momentos de contra turno escolar.

UNICEF lança podcast diário para ajudar crianças a continuar aprendendo em casa – UNICEF Brasil
“Deixa que Eu Conto” vai levar histórias, brincadeiras e atividades a crianças e famílias de todo o País, via rádio e internet, contribuindo com o direito de aprender, em tempos de coronavírus.

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CONVITE À LEITURA
Por que devemos ouvir Ailton Krenak?  – Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO
A colonização foi o fim do mundo para os povos originários. Em tempos de humanidade despedaçada, é preciso aprender com a experiência dos sobreviventes.

Políticas públicas e desigualdades: reflexões a partir do cinema – Paloma Coelho – EXCLUSIVO
A burocracia, a falta de flexibilidade e de empatia, a frieza dos profissionais que o atendem, somadas às dificuldades de Daniel – com pouca escolaridade e qualificação – para se adaptar a uma nova lógica profissional, altamente tecnológica e impessoal, o levam a uma situação de grande precariedade.

O Vírus interroga as instituições – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Muito embora a letalidade da pandemia engendrada pela COVID-19 seja um fato irrefutável, a generosidade da vida no planeta para com os humanos é imensa e nos oferece agora a chance de sermos, fazermos e vivermos de forma diferente da que até então temos vivido.

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
O direito à educação em tempos de pandemia – Luiz Carlos C. B. Rena – EXCLUSIVO
Talvez seja a primeira vez desde 2000, quando se realizou em Dakar o Fórum Mundial da Educação, que celebramos o direito à educação com as crianças, adolescentes e jovens isolados e privados da convivência das salas de aula, dos corredores e pátios da escola.

LIVRE EXPRESSÃO
Desabrigos: um mar de segregados no abismo social das inverdades – Ivane Perotti – EXCLUSIVO
Sem forças para procurá-la, ele pedia, repetidamente, pelas mãos da rezadeira. Seria um conforto revê-la naquele momento em que a tosse roubava-lhe os pulmões.

Aprovada… reprovada: entre a ordem e desordem do cotidiano escolar – Júlia Diniz Rena (para o Blog do Pensar a Educação) 
o que sinto, é que o tempo todo somos instigados a viver uma vida moldada pelo capital e por esse sistema que escraviza. Somos incentivados a nos espremer para caber nas projeções e idealizações alheias, que tantas vezes internalizamos e reproduzimos.

PESQUISA EDUCACIONAL
Subjetividades docentes de um professor-investigador – Alaim Souza Neto – EXCLUSIVO
Nesse pós-doc, tivemos a oportunidade de problematizar as relações entre a integração que os docentes fazem das tecnologias digitais no contexto escolar e, sobretudo, as suas subjetividades em interfaces com diferentes campos de estudos.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
A Marcha Pela Ciência Minas em 2020 é digital – Observatório da Comunicação Pública da Ciência
Instituições científicas decidiram tocar a Marcha Pela Ciência deste ano de uma forma que dialogue com o que o mundo todo vem enfrentando: descentralizada, da casa de cada um, digital.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
CNE aprova Parecer com diretrizes para Reorganização dos Calendários Escolares e Realização de Atividades não presenciais pós retorno – Abrafi
Parecer traz diretrizes para reorganização dos calendários escolares, para a realização das atividades pedagógicas não presenciais pós retorno da paralisação provocada pela COVID-19.

Conselho Nacional de Educação recomenda que aulas não presenciais contem como carga horária em tempos de pandemia – G1
Parecer da entidade cita risco de evasão e não descarta a possibilidade de a pandemia comprometer os anos letivos de 2021 e 2022.

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AMÉRICA LATINA
Sin Covid y sin escuela – Clarin – Argentina
“Caídos del mapa”: las provincias con menos casos de coronavirus tienen a los alumnos más desconectados del país.

Colegios reciben «Guía de limpieza y desinfección» que deberán cumplir para retomar las clases – La Cuarta – Chile
Aún no hay fecha definitiva para el retorno a clases presenciales.

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PENSAR INDICA
O Núcleo de Estudos sobre Política Local, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, criou uma série de artigos. Todos os dias dois artigos versando sobre as respostas dos governos municipais ao coronavírus são publicados no portal. Os artigos são elaborados por cientistas sociais filiados a instituições de ensino e pesquisa das cinco regiões do país. Para os organizadores pensar as medidas de enfrentamento com foco nos municípios é importante dadas as prerrogativas que eles possuem na área da saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) caracteriza-se por uma estrutura descentralizada na qual os municípios desempenham importante papel, sendo responsáveis pela atenção básica, a porta de entrada do usuário no /sistema.

INDICAÇÃO DO LEITOR
José Gondra – Já está disponível o e-book “Textos fundamentales en el exilio. Pedagogía culturalista y educación viva” dos professores Jordi Farrero, Eulàlia Collelldemont e Conrad Vilanou, da Universidade de Barcelona, a respeito do educador Joan Parella. Joan Roura-Parella, que foi um professor na Universidade de Barcelona  de 1931-1939. Depois se exilou, com o poeta Antonio Machado no México e no Estados Unidos por causa do franquismo. O livro tem um estudo sobre a vida e a obra dele e, depois, uma antologia dos textos mais importantes escritos durante o exílio, que ainda não tinham sido publicados.

Yolanda Assunção – Criado e é alimentado pelo Coletivx de Pesquisa em Antropologia e Saúde e pelo Laboratório de Hibridação Científico-Política em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP, o Blog “COVID19: fabulações científico-políticas em tempos de pandemia e seus demônios” traz uma série de reflexões sobre o tema que pode colaborar na multiplicação e diversificação de perspectivas sobre a pandemia.

Helcio Alves – O Projeto #Vemcer, iniciativa sem fins lucrativos, está oferecendo atendimento psicológico gratuito (via teleconsulta) com psicólogo Benigno L. F. Junior.

OPINIÃO DO LEITOR
Waldinei
em 24/04/2020 (Editorial, edição 273, A pandemia e as Desigualdades Escolares). Parabéns pelo texto. Ele resumiu bem aquilo que eu estou sentindo no momento. 

josiane cristina Amorim da Silva em 28/04/2020 (Convite à leitura, edição 273, “Você não sabia que eu estava a sua espera”?)  Estou maravilhada e triste ao mesmo tempo… digo maravilhada,pois através deste texto pude sentir o quanto a obra de Toni Morrison, intitulada “A origem dos outros”é importante nesse momento que vivemos. Justamente, por abordar temas como, as experiências violentas durante a escravidão, o velho e conhecido processo de outremização, a xenofobia, o sexismo, enfim.

TIRINHA
Latuff