Tempos Sombrios III: UFMG Invadida pela PM!
Em tempo de menos política e de incitação ao ódio, da raiva e da violência de forma sistemática pelos meios de comunicação e, quando isso é incentivado pelo governo, tolerado pelo judiciário e aplaudido por parte da população, a polícia ocupa os espaços públicos. Continue lendo.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
Fique atento às atrações do programa de rádio “Pensar a Educação, Pensar o Brasil” do dia 21 de novembro de 2016.
No próximo programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vamos lembrar o Dia da Consciência Negra. Para isso, receberemos a jornalista, escritora e professora Rosália Diogo, curadora do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte e conselheira do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonta. A professora vai conversar conosco sobre a realidade de negras e negros no Brasil.
Segunda também tem a Agenda da Educação com os principais eventos da semana, as colunas Educação em Pauta com o professor Luciano Mendes e Pensando Bem com Beatriz Cerqueira. Além da Sessão Especial Cinema Falado, com Alexandre Pimenta.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM. Você também pode conferir os últimos programas aqui.
ENTREVISTA
O que está acontecendo com o Brasil ?
No dia 14 de novembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil não fez transmissão ao vivo na Rádio UFMG Educativa devido ao recesso letivo da UFMG. Na ocasião realizamos uma transmissão especial que reuniu trechos de programas anteriores que fazem uma retrospectiva e análise da atual conjuntura política/educacional do país.
CONVITE À LEITURA
La escuela moderna. ¿Reacción o progreso? – Gabriela Ossenbach
En ella Almendros se refiere a cómo las críticas a Freinet y el cambio revolucionario que se estaba produciendo en Cuba en esos años cortaron el proceso de implantación experimental del modelo de la imprenta en la escuela que él ya había empezado a desarrollar en la Escuela Primaria Anexa a la Universidad de Oriente, y que ahora comenzaba a poner en marcha en la Ciudad Escolar Camilo Cienfuegos. Esta experiencia quedó frustrada, y el texto de Herminio Almendros ayuda a comprender el porqué de su interrupción.
No dia 15 de novembro, dia em que comemoramos o 127º aniversário da República brasileira, o Blog do Pensar a Educação indicou 10 livros + 1 que ajudam a entender a relação entre República e Educação no Brasil.
A Anarquia das ocupações estudantis – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO
A primeira reação do eleitorado, neste ano eleitoral, foi uma reação anárquica: voto branco, voto nulo, não voto. Mas, ainda é pouco. Num país onde quem manda é o Banco e a Bolsa, quais as vantagens de participar de uma eleição?
Crise do Ensino Público: depois dela, o vazio? – Por Katya Braghini
Projeto de escola nascido com a Revolução Francesa está esgotado. Mas como retomar, no século 21, ideias de igualdade, democracia e participação coletiva no futuro comum?
O lugar da licenciatura – Revista Educação
Pesquisador de educação, professor e reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa propõe que IES criem “casa de formação docente” e se preocupem com a identidade profissional dos futuros professores
A Estreita Visão de Educação – Por Wolmer Ricardo Tavares – Revista Gestão Universitária
Sabendo que a educação é a causa primária de todas as transformações, cabe aqui questões como: Para que transformações? Precisamos mesmo de alunos pensantes? Do jeito que a Educação pública está indo, estamos a caminho de uma inextricável educação.
OCUPAÇÕES
Blog Palavra Ocupada
O Blog Palavra Ocupada, organizado pelo Coletivo FALE não se Cale da Faculdade de Letras da UFMG, reúne textos sobre ocupações de todo Brasil. Iniciamos nossa resenha desta semana com o texto de Pablo Heinrich: “Quantos cartões amarelos para o cartão vermelho?”. O autor narra, sob a ótica de uma aluna e dois alunos, como foram as tentativas de deslegitimação da ocupação estudantil, que vivenciaram na última assembleia de professores, técnicos administrativos e alunos da UFMG. O poema Vinícius retrata o amor em meio à luta. O texto “Ocupações ontem e hoje”, da professora Roberta Veiga, nos conta sobre o encontro de gerações presentes nas ocupações. Joana Andrade narra de forma poética no texto “a-temporal”, publicado a rotina da ocupação. E, para fechar, o Blog apresenta o relato: “Olhar” sobre as angústias e o cansaço daqueles e daquelas que ocupam os prédios da UFMG.
Policia Militar usa balas de borracha e gás lacrimogêneo contra estudantes em ato na UFMG – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Protestos de estudantes contra a PEC 55 e a MP 764 na entrada da UFMG tem confronto com policiais.
Temos muito que aprender com os jovens – Natalia Gil – EXCLUSIVO
As movimentações de jovens estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nas últimas semanas têm me feito pensar e rever várias impressões sobre a universidade, sobre política, sobre militância. São 14 os prédios ocupados por estudantes mobilizados contra a PEC 55 e a MP 746. As ocupações atingem mais de 30 cursos e alteraram radicalmente o funcionamento de algumas unidades da Universidade.
Para além das ocupações, mobilização nacional – Yolanda Assunção – EXCLUSIVO
Movimentação estudantil contra a PEC 55 alcança professores e servidores de Instituições de Ensino de todo país.
VÍDEO: PM usa bombas e balas de borracha contra manifestantes na entrada da UFMG – BHZ
Professores da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG) se sentaram na portaria principal da instituição, na manhã desta sexta-feira (18), na tentativa de proteger estudantes que se manifestam no local contra a PEC 55, conhecida como PEC do Teto de Gastos, proposta que já tramita no Senado e estabelece o congelamento de investimentos públicos nos próximos 20 anos.
“Estamos lutando para que todos possam ter uma educação pública de qualidade”– Centro de Referência em Educação Integral
A participação ativa na vida escolar também esteve entre as pautas dos adolescentes. Além de pedirem participação nas decisões, na maioria das vezes circunscritas aos gestores escolares, os participantes reivindicaram a existência de espaços democráticos de fato.
Conselho Universitário divulga nota sobre as manifestações na UFMG
O Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da UFMG, emitiu nota em que reconhece o direto à manifestação de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55).
PLANOS DE VISTA
Memorial de gestão do 3º Ciclo do PAR– Carlos Henrique Tretel – EXCLUSIVO
Ainda no mês de abril, e isso continua sendo o que de fato importa destacar, a prioridade absoluta que o novo PAR daria para a educação infantil voltou a ser destacada na fala do então presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar, durante videoconferência promovida pela Undime, lá por volta dos 45 minutos de gravação.
ENTREMEMÓRIAS
Sociedade e História: Memória da formação de professores em Pouso Alegre/MG – Sônia Aparecida Siquelli e Álvaro Nonato Franco Ribeiro – EXCLUSIVO
Naquele momento histórico em que a formação atendia aos ideais religiosos e à moral cristã, existiram no município institutos em regime de internatos comandados sempre por ordens religiosas.
FERRAROTTO, Luana; MALAVASI, Maria Marcia Sigrist Malavasi. A relação família-escola como alvo das atuais políticas públicas educacionais: uma discussão necessária. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 26, n.52, p. 232-246, Mai-Ago. 2016.
Este artigo discute a relação família-escola enquanto alvo das atuais políticas públicas educacionais, utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica da área.
Blog FCHSSA
Esta semana o Blog do Forum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadastraz um texto do vice-Presidente da SBPC e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia-CCT, o professor Ildeu Moreira sobre o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Criado em 1996 por decreto de lei, o orgão é responsável por propor uma política nacional de Ciência e Tecnologia, bem como formular metas e prioridades nacionais na área. O blog também apresenta um relato da reunião realizada com representantes do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas com o prof. Mário Neto Borges, Presidente do CNPq.
3º Fala Ciência terá workshops para pesquisadores e divulgadores da CT&I –FAPEMIG
Nova edição da atividade realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais já está com inscrições abertas e dessa vez dedica parte de sua programação para pesquisadores.
Ciência para educação – Folha de São Paulo
“Melhor seria se as políticas educacionais fossem propostas com base em evidências obtidas antes da implementação nas escolas”, comenta Roberto Lent, professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Academia Brasileira de Ciências, em artigo na Folha de S. Paulo.
Documento traz denúncias sobre a PEC 241-55/2016, assim como sobre os riscos ao PNE e à implementação do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi); os impactos negativos da privatização da educação; entre outros pontos.
AMERICA LATINA
Estudiantes mantienen ocupación en sede de Formación en Educación – El Observador, Uruguay
El centro de estudiantes del Instituto Profesores Artigas (CEIPA) mantiene este martes la ocupación de la sede del Consejo de Formación en Educación (CFE) en reclamo por el cierre del turno vespertino en el Instituto de Profesores Artigas (IPA), que las autoridades proyectan para 2017, y el dictado de asignaturas de forma semipresencial.
LIVRE EXPRESSÃO
Susto – Sandra Ribas – EXCLUSIVO
Um pai tomado por seus motivos, que não vem ao caso, pratica um ato extremo contra a vida do próprio filho e, subitamente, lança mão de sua vida na sequência. Um drama de comoção nacional. O que chamaria minha atenção aqui seria a fragilidade psicológica desse pai diante das questões de sua vida, as quais certamente todos estamos sujeitos todos os dias, não fosse a associação desse episódio com as ocupações estudantis que vivemos no momento em todo o país.
Estão abertas as inscrições para o curso de Atualização de Gestão Escolar promovido pela Fundação Joaquim Nabuco. Com carga horária de 32h/aula, o curso, que terá início em 5 de dezembro, tem como público alvo os gestores escolares, membros da equipe de coordenação, professores e servidores de escolas públicas que atuam na Educação Básica. As inscrições para o curso vão de 14 a 21 de novembro. Entre os objetivos específicos do curso, estão: a melhoria da escola pública, promover o aprofundamento da discussão teórica sobre temas importantes relacionados à gestão educacional e possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre gestores que atuam em escolas públicas. Acesse o Edital e faça as inscrições pelo site da instituição.
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Sônia Siquelli em 15/11/2016 (EDITORIAL – Edição 144 – 11/11/2016 –República e Educação)
Muito bom o texto. Somos um país de golpes históricos, queria poder ler outra história, mas se é essa a que temos, tenho esperança nos novos que aí estão, ocupando o que já é de direito, falando com altivez no púlpito do legislativo, enfrentando com coragem a polícia, saindo algemados e exibindo-se para as fotos para registrar a prepotência do estado ditador, que por não possuir reconhecimento e autoridade, usa da violência. E, assim seguimos, que aqueles que virão bem depois de nós, possam realizar outras leituras da nossa tradição histórica.
Joaquim Ramos em 13/11/2016 (EDITORIAL – Edição 144 – 11/11/2016 –República e Educação)
E viva as ocupações e a população que está e permanece na luta!
Fernando Henrique em 11/11/2016 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 144 – 11/11/2016 – Nem essa Ordem, nem esse Progresso/Dalvit Greiner)
Esse é o triste do Brasil, os que se auto intitulam liberais se quer conhecem seu significado. Além desses também temos os conservadores de hoje – com a mete de séculos passados – que discursas groselhas preocupados com o Eu, com a dita defesa nacionalista, contraditória, que doa as riquezas do Brasil ao capital estrangeiro e nele vê a salvação (parecido com o século XIX), procuram um herói político para resolver todos os males, mas se quer analisam a causa dos verdadeiros males em que vivemos.
Assim como você, essa nova ordem não me agrada
(OCUPAÇÕES – Edição 144 – 11/11/2016 – Por que, afinal, o Enem foi a adiado nas escolas ocupadas?/Pedro Cabral)
Aqui em Ituiutaba o movimento também está bem intenso. Essa semana os estudantes disseram que não saem até que o MEC dialogue de verdade e retire a MP 746 do ar. Há pressão social de todos os lados, mas estão firmes, apesar de todo o desgaste psicológicos. Muitos discentes, docentes e país de estudantes ficaram chateados com a nova – e fajuta – propaganda do MEC sobre a MP 746. Mais irritados ainda ficaram após a aprovação da PEC 55 na CCJ do Senado que, mesmo com um relatório que concluía a inconstitucionalidade da matéria, teve 14 votos favoráveis e 7 contrários.
Pedro Cabral, a cada dia que passa só vemos o quanto nossos políticos são demagógicos. Precisamos nos unir contra essa velha e carcomida forma de fazer política na democracia.
Forças, juventude!
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TIRINHA
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
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