Mais escola, menos qualidade?
Um tema que tem aparecido muito nos debates e nas propostas educacionais dos mais diversos setores e grupos sociais é aquele relativo ao alargamento do tempo de permanência diária das crianças e jovens na escola. A chamada escola de tempo integral, apesar da imprecisão da denominação, é hoje defendida por políticos e especialistas em educação como uma das mais importantes estratégias de atendimento às necessidades e aos direitos das crianças e dos jovens a uma educação de qualidade e, ao mesmo tempo, como afirmação da função de guarda e segurança das escolas nas complexas sociedades modernas.. Leia mais.
NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No dia 14 de dezembro, o Pensar a Educação Pensar o Brasil discute a divulgação científica em Minas Gerais. Para isso receberemos Marina Andrade, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Vanessa Fagundes da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais.
Segunda também tem Jovem Protagonista, a Agenda da Educação e mais.
Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5FM.
“Lá fora…Na rua é diferente” – Márcio Boaventura
No dia 7 de dezembro, o Pensar a Educação Pensar o Brasil recebeu o autor do livro “La fora… na rua é diferente”, Márcio Boaventura. Na ocasião, o doutorando e a equipe do pensar discutiram questões relacionadas à adolescência, sexualidade e as relações na escola.
A necessidade da escola rural em Minas Gerais – Arthur Leonardo Lemos de Carvalho – EXCLUSIVO
Não é possível estudar a educação rural de uma época, sem pesquisar o contexto histórico, político, econômico, social e cultural. Sem esquecer de que se trata de um período após a escravidão e a luta pela inserção dos negros na sociedade.
A desvalorização do trabalho intelectual – hipocrisia! – Tiago Tristão Artero –EXCLUSIVO
Quando escolas, universidades e locais de convivência social valorizarem o trabalho intelectual como sendo “trabalho duro”, teremos um ganho cultural (necessário) e um desenvolvimento social (urgente). A hipocrisia está em acharmos que ‘trabalhar duro é suar a camisa’, ‘estudar e contribuir para melhorar a humanidade não é trabalho’.
A extensão universitária como instrumento de participação e inserção social – Virgínia Pereira da Silva e Manuela Garcia de Oliveira – EXCLUSIVO
Iniciado em 2014, o projeto de extensão A aprendizagem solidária como instrumento de participação e inserção social de jovens em situação de vulnerabilidade social no município de Petrolina-PE, tem por finalidade, construir uma cultura de aprendizagem em grupo, que seja ao mesmo tempo solidária e colaborativa.
Pedagogia para negativados: elementos para problematizar a educação ao longo da vida – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO
Estamos estudando o suficiente? Estamos preparados para o nosso trabalho? Conseguimos adquirir os objetos tecnológicos mais avançados? Somos inovadores e pró-ativos? Temos iniciativas empreendedoras, capazes de promover mudanças? Conhecemos as melhores dietas e os melhores cardápios para melhorar nossa qualidade de vida? Conseguimos postar em nossos perfis das redes sociais experiências atraentes? Temos tempo para pensar e planejar todas as nossas demandas?
E mais um ano letivo se foi, que tal fazer um balanço do ano de 2015? –Ivanilda da Silva Cunha – EXCLUSIVO
Faltou dinheiro para arcar com todos os projetos educacionais, para manter as universidades, pagar professores, pagar os bolsistas, e também faltou uma estrutura educacional forte, que fosse capaz de se manter íntegra em meio à crise.
Primeira Infância: Carta ao Governador – Isaac Roitman – EXCLUSIVO
O Distrito Federal é a primeira unidade da federação a propor uma legislação específica para a garantia integral dos direitos de crianças de zero a seis anos de idade. O projeto coordenado pela Secretaria de Estado de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude do Distrito Federal (SECRIANÇA-DF) define ações para a Primeira Infância que envolve também outras Secretarias.
Axé para a Oi Kabum! – Nelson Pretto
Momentos de crise deveriam servir para avançarmos na criação de novas ideias e para o pensar grande. No entanto, lamentavelmente, a primeira solução encontrada por aqueles que apoiam projetos como as Escolas Oi Kabum é o cancelamento do apoio, o que implicará no fechamento de projetos fundantes e estruturantes que têm feito a diferença na sociedade.
Mobilizações em São Paulo – Educação em Pauta – Marcus Taborda
As ocupações em escolas de São Paulo tiveram final feliz para os estudantes. Na ultima semana o governador Geraldo Alkimin revogou o decreto que promoveria a chamada reorganização das escolas. A proposta provocaria o fechamento de quase 100 instituições. Em conversa com o jornalista Vinicius Luiz o Professor Marcus Taborda analisa os movimentos dos jovens.
Estado Islâmico faz apelo para matarem professores na França – Uol Notícias
As escolas francesas seriam um local de “infiéis” e de “perversão”. Já os professores seriam “corruptores” a serem “combatidos e mortos”. Essa foi claramente uma ameaça de morte proferida pela organização Estado Islâmico (EI) contra professores, em uma de suas ferramentas de propaganda, a revista francófona online “Dar Al-Islam” (“Morada do Islã”).
Pensando nas potencialidades do percurso formativo e na sua influência na construção da identidade docente, o colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, por meio do projeto Intercâmbio pedagógico e cultural, organizou, no mês de outubro, o encontro dos alunos do curso de pedagogia presencial com os alunos de pedagogia a distância do Polo de Formiga, da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O almanach do município da campanha (1900): memórias de Júlio Bueno –Alisson José da Silva Esteves Pereira – EXCLUSIVO
Para quem nunca ouviu falar do Almanach do Município da Campanha podemos dizer em sucintas palavras que este fora um grande divulgador de informações históricas, sociais, culturais, geográficas e educacionais de Campanha e de suas freguesias circunscritas. Organizado por Júlio Bueno, esta obra literária é uma organização memorial do autor.
Dario Veloso: reminicências de um professor e editor (1896 – 1937) – Elaine Rodrigues – EXCLUSIVO
Como se pode intuir, pelo título proposto a esta escrita, nosso objetivo é dar a ler reminiscências de um educador que, como personagem histórico, exerceu várias funções, dentre elas a de professor e editor, preocupado com a melhoria e qualidade do ensino no Paraná, nas primeiras décadas da recém instaurada república brasileira.
BUFFOLO, Andréia Cristinha Cunha; RODRIGUES, Maria Aparecida. Agrotóxicos: uma proposta socioambiental reflexiva no ensino de química sob a perspectiva CTS. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v. 20, n.1, p.1-14, mar. 2015.
Neste artigo, discutimos a contribuição de uma sequência didática com a temática “agrotóxicos”, na articulação de conhecimentos químicos e questões socioambientais com alunos do ensino médio. A referida sequência, elaborada de acordo com os pressupostos da orientação CTS e dos três momentos pedagógicos, foi desenvolvida com vinte e dois alunos da 2ª série desse nível de ensino de uma escola pública estadual.
Pesquisa em Andamento – A Escola Americana: Educação e religião no século XIX – César Guimarães do Carmo – EXCLUSIVO
A pesquisa se desenvolverá, partindo dos seguintes problemas: Quem são os protestantes presbiterianos que idealizaram e criaram a Escola Americana e quais os princípios filosóficos e pedagógicos que os orientaram? A hipótese é que esses personagens sejam herdeiros da Reforma Protestante do Século XVI, movimento que estava atrelado ao Renascimento e o Humanismo.
MCTI terá comitê voltado à promoção da igualdade de gênero – MCTI
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) vai criar um comitê interno para discutir a promoção da igualdade de gênero nas políticas da área.
Proposta do marco para ciência e tecnologia recebe apoio em seminário internacional – Agência Senado
Pesquisadores, representantes do governo e da indústria defenderam nesta terça-feira (8), em seminário internacional promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, a imediata aprovação do Projeto de Lei da Câmara 77/2015. Eles avaliam que a proposta, que está na Ordem do Dia do Plenário do Senado, vai ajudar a desfazer várias amarras que entravam o desenvolvimento da inovação no país.
EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Alckmin oficializa revogação da reorganização da rede de ensino estadual –Portal Último Segundo
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), oficializou a revogação da reorganização escolar. O decreto, que suspende a transferência dos funcionários da Secretaria da Educação, foi publicado na edição deste sábado (5) no Diário Oficial do Estado.
Cambiemos de secretario (Página 12, Argentina)
El empresario y productor televisivo Juan Cruz Avila finalmente no será el próximo secretario de Políticas Universitarias. El anuncio realizado por el futuro ministro de Educación, Esteban Bullrich, a principios de esta semana, había generado el rechazo de un amplio sector de la comunidad educativa, entre ellos del titular del Consejo Interuniversitario Nacional, distintas federaciones universitarias, representantes de 19 universidades, además de docentes y estudiantes.
O projeto do portal Memórias da Ditadura é uma realização do Vlado Educação – Instituto Vladimir Herzog, que responde à demanda da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República de criação de um portal com o objetivo de divulgar a História do Brasil no período de 1964 à 1985 junto ao grande público, em especial à população jovem. Dessa forma, o portal Memórias da Ditadura apresenta a todas as escolas e interessados um extenso e diversificado material sobre esse período sombrio da História do Brasil.
PENSAR CONVIDA
INDICAÇÃO DO LEITOR
Carlos Henrique Tretel – Inscrições para Curso sobre Transparência e Participação em Políticas Culturais
Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Maria Zélia Versiani Machado(Ceale) – Professores da UFMG envolvidos na elaboração da Base Nacional Comum Curricular convidam para o debate “Mobilização e desafios no processo de elaboração da BNCC”.
Dia 16 (próxima quarta), das 19h às 21h, no Auditório Neidson Rodrigues (Faculdade de Educação da UFMG)
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OPINIÃO DO LEITOR
Carlos Henrique Tretel em 07/12/2015 (EDITORIAL – Edição 108 – 04/11/2015 – As reformulações administrativas e a educação)
Continuaremos a conviver com a possibilidade de que ideias como a de fechamento de escolas surjam entre nós como aqui acontece em São Paulo, desvinculadas das discussões do plano estadual de educação (das três propostas, aliás, de plano) em trâmite na Assembleia Legislativa Paulista, até que o nosso Fórum Estadual de Educação, o FEE-SP, tal qual fizeram os dos estados que já conseguiram aprovar seus planos de educação, consiga (ou queira?) colocar à disposição de todos os interessados um site que possibilite que todos os pontos de vista encontrem suporte para que sejam dados ao conhecimento e considerados no debate público. Leia Mais.
Maria Rosa 09/11/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 108 – 04/12/2015 –Quanto vale? Reflexões sobre o valor do trabalho/Tatyanne G. Marques)
Parabéns!
Joaquim em 06/11/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 108 – 04/12/2015 –Quanto vale? Reflexões sobre o valor do trabalho/Tatyanne G. Marques)
Como categoria de funcionários públicos, quanto valemos? Quanto merecemos? Alguns políticos, que têm a chave do cofre nas mãos, a exemplo de Beto Richa, acham que merecemos “porrada” e como pagam também a força coercitiva, oferecem isso sem dó! O jeito é resistir e não deixar de acreditar nas possibilidades de mudança. Abraços, Tatyanne!
Juliane Amorim 05/11/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 108 – 04/12/2015 – Quanto vale? Reflexões sobre o valor do trabalho/Tatyanne G. Marques)
Muito interessante sua reflexão Taty!!!
Eugênia Silva em 05/11/2015 (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 108 – 04/12/2015 – Quanto vale? Reflexões sobre o valor do trabalho/Tatyanne G. Marques)
Excelente reflexão! Parabéns, Tatyanne!
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TIRINHA
Por Armandinho
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Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022
Coordenação Geral – Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago
Pensar a Educação em Pauta
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