Larissa Verdelho Ramos Porto
É chegado o Dia das Mães e pensei em considerar a Grande Mãe Educação para uma homenagem, esta que faz parte do cotidiano de alunos e professores, e que gera o maior bem possível: o conhecimento. Trabalhar arduamente para o seu propago e o seu incentivo ainda não descreve de forma solene o ato de lecionar.
A educação é a mãe que cuida do crescimento dos seus filhos como cidadãos, os colocando a serem sujeitos ativos dentro de uma sociedade plural. Ela é capaz de legitimar causas que foram silenciadas, dando voz à diversidade e à conscientização. Além disso, a educação faz crescer o entendimento de todas as coisas, sempre cabendo espaço para mais uma.
Dentre as pessoas que já declararam o seu amor a esta Grande Mãe me vem à mente Paulo Freire. Considerado o Patrono da Educação Brasileira, deu incentivo e suporte para uma educação de alcance do povo, provando que vidas podem ser transformadas mediante esta, tal como ela é de direito a todos. Igualmente, posso estender a mais sincera notoriedade aos diversos professores, os quais se encarregam de fazê-la viver e resistir!
O Dia das Mães tem a ver com cuidado, carinho e amor incondicional, tudo o que a educação faz pelos seus filhos. Afinal, nada mais cuidadoso que acompanhar nosso desenvolvimento desde as palavras básicas até a capacidade de construir pontes, tratar doenças, vigiar as leis, fomentar vacinas, e em especial: fazer com que seja possível a sua permanência por meio do ensino.
Sem a Grande Mãe Educação nada seria dos profissionais, assim como nada seria de qualquer sujeito humano. O carinho da educação vem do poder que ela dá ao oferecer crescimento pessoal e profissional a tantas vidas, abrindo caminhos por novas perspectivas e a realização de sonhos. Quanto ao amor incondicional, este é autodeclarado pela educação, podendo ser até mesmo o seu sinônimo.
Aqui fica o meu agradecimento à Grande Mãe Educação, com ela reconheço que sou mais forte e capaz de conquistar os meus objetivos. Posso dizer que ela é resistência, é ciência, é luta. Um Feliz Dia das Mães para a Grande Mãe Educação!
Sobre a autora
Licenciatura em História pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Imagem de destaque: Galeria de destaque