Ser Professor(a) na Perspectiva Freireana

Vivina Dias Sól Queiróz

No último 19 de setembro completou 99 anos do nascimento de Paulo Reglus Neves Freire que deixou um legado histórico, filosófico e pedagógico e influenciou professores e professoras tanto no Brasil quanto no exterior com suas práticas docentes. Tal influência pode ser percebida na relação dialógica estabelecida entre docente e discente nos diversos espaços de ensino e aprendizagem e perpassa pelo entendimento e adoção de uma postura pautada na ética,na alteridade, na compreensão e aceitação de que todos e todas são aprendizes e que a vida de cada pessoa é resultado das interações sociais e das relações concretas produzidas no meio social em que está inserida.

Em seus escritos Freire indica que o Ser nasce sob a forma humana, mas torna-se indivíduo humano, constitui-se em sujeito histórico a partir das relações construídas nos espaços e ambientes que o circunda, e, à medida que atribui sentido e significado às ações realizadas cotidianamente. Assim, Ser Professor e Ser Professora tal qual o postulado de Freire traz no seu âmago a consciência do inacabamento do Ser, o desafio da generosidade, da aceitação das diferenças, da convivência com a pluralidade,da indignação com a exploração humana, bem como,da capacidade de escutar, ouvir e enxergar, colocando-se sempre no lugar do outro.

Nessa perspectiva, Ser Professor e Ser Professora implica na transformação desse Ser em Sujeito da emoção, com uma escuta apurada e um olhar com a lente de Freire. Essa atitude será o reflexo dos valores, da visão de mundo, da sua história pessoal e social. Os saberes, anseios e angústias que agregam às suas bagagens de conhecimento serão o baluarte ao perceberem-se indivíduos na solidão antagônica do ser e sujeitos na coletividade construída pela humanidade. Envolve também a compreensão dialética da sociedade contemporânea e, consequentemente, a capacidade de elaborar e reelaborar conhecimentos que fortaleçam a sua prática pedagógica atuante, articulada, efetiva e vencedora dos desafios da cotidianidade.

Freire também ensinou que é preciso reconhecer a humanidade em cada sujeito, que precisa ser compreendido como um ser histórico constituído de história, afeto, emoção e concretude cujos sentidos e significados em relação ao mundo resultam de diversas interpretações, da qualidade das interações estabelecidas, das múltiplas aprendizagens, do compromisso com a vida em sociedade, da ancoragem recebida do meio social.

A docência pautada nesses princípios revela o envolvimento do Professor e da Professora com a adoção de uma postura ética, autônoma e crítica na direção da aprendizagem científica e social por parte de seus alunos e alunas. Pode parecer utópico, contudo, perseguir este objetivo pode ser uma via para a superação da visão de fracasso da educação, de desesperança do trabalho do(a) Professor(a) e da persistência na atividade docente instituída de sentido pessoal, orientada por um motivo individual, alicerçado na coletividade.

Nessa perspectiva, é possível afirmar que a docência pautada nos ensinamentos de Paulo Freire é transformadora posto que por meio da ação docente no mundo social confere-lhe uma nova forma, mas também é alterada nessa relação uma vez que ensinar e aprender são atos inerentes à condição humana. Para tanto, é necessário se manter em permanente processo de aprendizagem aliado a um posicionamento crítico, ético, racional e emocional, pois a existência humana concretiza-se na dinâmica das relações construídas, reproduzidas e açambarcadas por diferentes variáveis pessoais e sociais num dado momento histórico.

No atual momento em que a semeadura do ódio, da intolerância e das Fake News, fazem parte do cotidiano da sociedade brasileira e mundial, o ato de ensinar freireano é ainda mais imperativo, por postular à paz, o amor, a generosidade, a solidariedade, a gratidão, o engajamento político, o compromisso com os menos favorecidos nos aspectos cultural, social, politico e econômico.


Imagem de Destaque: Painel Paulo Freire no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional Prof. “Milton de Almeida Santos”, SME-Campinas. Luiz Carlos Cappellano  

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