Saberes e conhecimentos tradicionais

Na próxima segunda-feira, dia 9 de agosto, o “E por falar em ciência…”, iniciativa do Observatório de Comunicação Pública da Ciência, organiza a live “Saberes e conhecimentos tradicionais”. A conversa será sobre a importância da diversidade dos conhecimentos apreendidos em lugares distintos, como é o caso dos saberes afrodescendentes e indígenas – derivados dos povos tradicionais. O bate-papo abordará pontos fundamentais da propagação desses conhecimentos dentro da própria academia, desconstruindo, em partes, o cientificismo presente nesses espaços. Para compor a conversa foram convidadas mulheres envolvidas diretamente com essas temáticas.

Conheça os participantes:

Makota Kidoiale é líder comunitária no quilombo Manzo Ngunzo Kaiango, militante no movimento e no coletivo Mães pela Diversidade. Coordenadora do projeto Kizomba e conselheira no no Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir). Também é mestra e professora no programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da Universidade Federal de Minas Gerais.

Cida Moura é professora da UFMG, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutora em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison des Sciences l’Homme. É membro permanente dos programas de pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG) e Ciência da Informação (PPGCI/UFMG). Integra a Rede de Direitos Humanos da UFMG e a Comissão Coordenadora da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Luciana Oliveira é graduada em Comunicação Social pela PUC-MG, mestre em Antropologia pela UFMG e doutora em Sociologia e Política pela UFMG. É professora extensionista junto ao Departamento de Comunicação Social e ao PPGCOM/UFMG e participa do comitê gestor da Formação Transversal em saberes tradicionais da UFMG. Lidera o Coletivo de Estudos, Pesquisas Etnográficas e Ação Comunicacional em Contextos de Risco (Corisco).

Melissa Souza é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem formação técnica em Administração pela ETEC Prof. Carmine Biagio Tundisi. Atualmente é bolsista no projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, sediado na Faculdade de Educação da UFMG, e atua no Observatório da Comunicação Pública da Ciência.

Valéria Raimundo é graduada e mestre em Comunicação Social e doutora em Sociologia e Política. É professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais e líder do Núcleo de Estudos de Recepção e Mediações em Comunicação Pública da Ciência (NEOPC), além de coordenar o Observatório de Comunicação Pública da Ciência, projeto de Extensão Universitária – PEPB/UFMG.

A live do “Saberes e conhecimentos tradicionais” será na próxima segunda-feira, 9 de agosto, às 10h no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil (youtube.com/user/PensarEdu).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *