Sabedoria de Reinado nas escolas

Reconhecer, valorizar e difundir os conhecimentos de comunidades brasileiras afro-diaspóricas é um labor ainda raro na educação escolar brasileira. Com o intuito de promover diálogos sobre o racismo e as vidas negras, surge em 2012 o Encontro de Cultura Afro-Brasileira de Oliveira – MG. Juntamente com as escolas públicas da cidade, o coletivo debate modos de presentificação dos saberes e fazeres do Reinado nas salas de aula, levando em consideração o papel ativo da comunidade reinadeira na formação e atualidade de Oliveira. Conversaremos com Ana Luzia da Silva Morais e Ana Fabrícia Silva sobre os percursos de luta e criação do coletivo, bem como os seus projetos futuros.

Ana Luzia da Silva Morais  é mulher preta e periférica natural de Oliveir a-MG,  Rainha Konga de Nossa Senhora das Mercês na Festa do Congo- Reinado de Nossa Senhora em Oliveira e Rainha Konga da Festa de Maio na comunidade Braúnas/MG, no Nzo Atim Kaiango ua Mukongo e também idealizadora e co-fundadora do Encontro de Cultura Afro-Brasileira de Oliveira. Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Minas  Gerais  – UEMG  (2010).  Atualmente  desenvolvimento  pesquisa  no  curso  de Pós -graduação em História (Mestrado) pela Universidade Federal de São João Del-Rei, por meio de bolsa Capes e é membra do grupo de Pesquisa Emancipações e Pós-Abolição em Minas. 

Ana Fabrícia Silva é Comunicóloga Social, Jornalista,  Empreendedora, Assessora de Comunicação, Mestre de Cerimônias, Reinadeira, Gestora Cultural  e Cofundadora do Encontro de Cultura Afro Brasileira Oliveira.  TV Integração, TV Alterosa, Rádio Sucesso FM, além dos trabalhos com Relações Públicas, Marketing empresarial e Assessoria Legislativa fazem parte da sua trajetória como profissional da comunicação.

O programa do dia 6 de dezembro conta ainda com a sessão especial #MídianaEscola, a coluna Valorizando o Saber, parceria com o APUBH, e a coluna Pensando Bem, parceria com o SindUTE-MG. Todas às segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *