Revisão Bibliográfica em Educação

Para marcar o lançamento da  20º edição do periódico Pensar a Educação em Revista e do ebook “Passando em revista: o que você precisa saber sobre sete temas em Educação” o PENSAR ao vivo do dia 04 de novembro reflete sobre os processos de revisão bibliográfica. Haverá emissão de certificado para os participantes.

Desde 2015, o periódico Pensar a Educação em Revista publica revisões bibliográficas e reflexões sobre a produção acadêmica e as diversas dimensões do fenômeno educativo. Única no Brasil a apresentar exclusivamente revisões de literatura, a publicação é online e conta com organizadores que são especialistas em várias áreas e, em cada edição temática, oferece subsídios teóricos para reflexões sobre os grandes desafios da educação brasileira e as demandas educacionais de nosso tempo. Em 2020 o Pensar a Educação em Revista chegou à sua 20º edição. Além disso, as ex-editoras da revista, Evelyn Orlando e Alexandra da Silva lançam o ebook “Passando em revista: o que você precisa saber sobre sete temas em Educação” que apresenta as reflexões produzidas nas primeiras edições da Revista.

Para marcar o lançamento da nova edição da Revista e do ebook, no PENSAR ao Vivo do dia 04 de novembro, Luciano Mendes (UFMG/PEPB), Alexandra Silva (UERJ), Elaine Teixeira (UFSC), Ilka Mesquita (Unit) e Natalia Gil (UFRGS) batem um papo sobre pesquisa, edição e a publicação.

Elaine Aparecida Teixeira Pereira é pedagoga, mestre e doutoranda em Educação. Entre 2016 e 2020, foi professora colaboradora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É, com Rita Cristina Lima Lages,  editora do Pensar a Educação em Revista desde 2019 e além disso também é editora da coluna Entrememórias do jornal Pensar a Educação em Pauta, ambos do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

Ilka Miglio de Mesquita é historiado, Mestre e Doutora em educação. É professora da Universidade Tiradentes e Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). É Líder do Grupo de Pesquisa História,Memória, Educação e Identidade (GPHMEI); Membro do Grupo de Pesquisa Historiar – Pesquisa, Ensino e Extensão em História da Educação. É, ao lado de Carmem Zeli de Vargas Gil, organizadora da 20ª edição do Pensar a Educação em Revista, sobre Ensino de História com questões sensíveis

Alexandra Lima da Silva é historiadora, mestre em História Social e doutora em Educação. É professora na Faculdade de Educação da UERJ e vice-chefe do Departamento de Ciências Sociais e Educação. Sou uma das editoras da revista CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: diálogos, culturas e diversidades/UFPI e até 2018 editou, com Evelyn de Almeida Orlando, o Pensar a Educação em Revista.

Natália de Lacerda Gil é pedagoga, mestre e doutora em Educação. É professora e pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação/ANPEd, da Sociedade Brasileira de História da Educação/SBHE e da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação/ASPHE. Organizou a edição do Pensar a Educação em Revista sobre “Estatísticas e Educação”.

Luciano Mendes de Faria Filho é pedagogo, mestre e doutor em História da Educação e professor na Faculdade de Educação da UFMG. É também o Secretário Regional da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência em Minas Gerais.

A Live “Revisão Bibliográfica em Educação” será no dia 04 de Novembro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificado para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *