I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos: Diversidades, desigualdades e justiça social.

Analise da Silva 

O evento I Seminário Digital Lusófono de Educação de Jovens e Adultos que estou organizando, será realizado nos dias 3, 4 e 5 de Novembro deste ano e integra as atividades do meu Plano de Estudos de Pós-Doutorado².

Da construção do referido evento participam o grupo de pesquisa do NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: pesquisa e formação; a Linha de EJA no Promestre – Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais; o grupo de pesquisa do qual o supervisor do referido pós-doutorado faz parte; alguns grupos de pesquisa de docentes vinculados aos Fóruns de EJA do Brasil; os grupos de pesquisa de docentes vinculados à Rede de Pesquisadores de Países Lusófonos RELus; o NEPPCOM – Núcleo de Estudos e Pesquisas do Pensamento Complexo – FaE/UFMG; o NEPEJA – Núcleo de Extensão e Pesquisa em EJA – FaE/UEMG; o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto/PT; e outros grupos de Pesquisa aos quais estão vinculados as 62 pessoas pesquisadoras integrantes do Comitê Científico. Destaco que a abrangência alcança Países Lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste), sendo, portanto, em 4 continentes: África, Américas, Ásia e Europa.

O Comitê Científico tem, entre suas atribuições, elaborar texto de, no máximo, 5 páginas, avaliando a experiência vivenciada no nosso I Seminário. Esse texto fará a introdução de cada um dos Temas Geradores que comporão o E-BOOK que será publicado na página do NEJA-FaE-UFMG em fevereiro de 2022 como resultado do Seminário aqui informado.

Nosso I Seminário foi pensado com a intencionalidade de possibilitar o acesso de toda a comunidade acadêmica interna e externa à discussão de sub temáticas em torno da Educação de Jovens e Adultos, incluindo aquelas emergentes em função da Pandemia da Covid-19. O propósito é ser acessível aos que demonstram interesse, trabalham, pesquisam e estudam EJA, com a premissa de que o conhecimento é um caminho que nos leva a possibilidades de rompimento com nossos processos de opressão, e o processo de aprendizado permite o surgimento de oportunidades para práticas educativas coletivas. Com esse sentimento e vontade de compartilhar informações e experiências educacionais justifica-se a relevância deste Seminário por justamente ampliar, fortalecer e divulgar o debate social sobre os impactos humanos, econômicos, territoriais, sociais, emocionais e educacionais trazidos pela Educação de Jovens e Adultos (ou Educação de Adultos como é chamada em alguns países lusófonos) e que vem sendo desenvolvidos e pesquisados.

Tendo como Tema Gerador Central, Diversidades, desigualdades e justiça social, o Seminário contará com a participação de estudantes de Graduação e de Pós-Graduação da UFMG em sua Equipe de Apoio.

Com carga horária total: 30 horas (manhã, tarde e noite), a participação no Seminário se fará mediante o pagamento de taxa de inscrição que permitirá participar de toda a estrutura do evento, que contará com Sessão de abertura e Conferência de Abertura; Rodas de Conversa por 24 Subtemas Geradores; Atividades Culturais e Conferência de Encerramento. Esse evento será cadastrado no Centro de Extensão (CENEX) da FaE/UFMG para que os certificados digitais de participação sejam fornecidos por esse órgão.

Quanto ao Formato, cada Roda de Conversa será orientada por uma ou mais pessoas do Comitê Científico e será composta de, no mínimo 1 e no máximo 3, apresentações de Trabalhos Completos enviados e aprovados pelo Comitê Científico. Além disso, haverá mais 10 minutos destinados à fala de pessoas que não estejam apresentando e que queiram se manifestar e as ocorrerão em salas virtuais com tradução simultânea e intérprete de Libras.

Sobre o envio de propostas de trabalhos completos, acontece de março até 20 de junho e não haverá prorrogação. A forma de submissão de texto será em arquivo de texto em PDF com, no máximo, 5 (cinco) páginas, contendo: Apresentação pessoal, introdução, objetivo, percurso metodológico, análise dos dados, conclusão e referência bibliográfica.

Aguardamos sua inscrição pelo link que será divulgado em breve no https://neja.fae.ufmg.br/. Sugerimos que vocês iniciem suas escritas para que possam se inscrever assim que foram abertas as inscrições.

No desejo de que tenhamos saúde, paz, vacina para todas as pessoas, derrubada da PEC 186 e revogação imediata da EC95/2016, sigamos.

No pós-doutorado, trabalharei Condições de acesso, permanência e garantia do direito à construção e apropriação do conhecimento na Graduação vivenciadas na UFMG/BR e na Universidade do Minho/PT por estudantes oriundos da Educação de Jovens e Adultos que tenham participado de programa/projeto/ação de Extensão antes de seu ingresso na Educação Superior.


Imagem de destaque: FaE NEJA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *