Educação, Saúde e Sociedade, edição 294

O território como eixo articulador de saberes, processos, intervenções e ampliação da cidadania – Lucas Barbi Costa e Santos – EXCLUSIVO
O “Vamo Junto? Enfrentando a Dengue, Zika e Chikungunya” é uma proposta de vigilância em saúde que inclui a população na elaboração de intervenções em saúde para refletir e propor ações no território.

Um milhão de vidas perdidas para a covid-19 – El Pais
Em plena transformação e diante de uma crise econômica e política, o mundo atinge o número simbólico sem perspectivas de um final próximo da pandemia do novo coronavírus, mas com novas defesas diante da segunda onda e com esperança nas primeiras vacinas contra a covid-19.

Vale a pena salvar o SUS – Folha
Na prática, temos os três principais pilares da gestão do modelo sob ataque.

As pandoras da pandemia – El Pais
Os déspotas procuram um inimigo mitológico para culpar pelo vírus. No entanto, se aprendemos alguma coisa com a pandemia, é que só a ação coletiva pode mudar as coisas.

Como o mesmo Brasil que alimenta 1 bilhão ultrapassou 10 milhões de famintos ‘dentro de casa’? – BBC
Apesar de o ‘Brasil contribuir para que mundo continuasse alimentado’, como disse Bolsonaro na ONU, IBGE diz que fome atinge níveis alarmantes no País – especialmente no campo

Plataforma e mostra de cinema trazem para as telas resistência indígena na pandemia – Agência FAPESP
A rede é formada por coletivos indígenas e articuladores que trabalham com cinema, comunicação e antropologia, parte deles apoiados pela FAPESP, que estudam a produção audiovisual indígena de uma perspectiva antropológica.

Pesquisadores analisam relações entre disseminação da covid-19, mobilidade, morbidade e vulnerabilidade social no Brasil – PLOS ONE (via Jornal da Ciência)
O estudo realizado por pesquisadores da Fiocruz/RJ, Fundação Getúlio Vargas e Northeastern University, de Boston, usou modelos estatísticos para identificar as áreas do País mais vulneráveis em relação à probabilidade de propagação da doença.

Como o mesmo Brasil que alimenta 1 bilhão ultrapassou 10 milhões de famintos ‘dentro de casa’? – BBC Brasil
Apesar de `Brasil contribuir para que mundo continuasse alimentado`, como disse Bolsonaro na ONU, IBGE diz que fome atinge niveis alarmantes no país – especialmente no campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *