Educação em debate, edição 227

Educação pública: mudanças em curso no contexto de 2019 – Roberta Poltronieri – EXCLUSIVO
Inicia-se, pois, um remodelamento das ideias para educação no país, que visa transformar não só a forma como professores ensinam, mas o funcionamento das escolas

Sobre o movimento conservador e a militarização das escolas –  Marcelo Silva de Souza Ribeiro – EXCLUSIVO
Querer importar o modelo militar de escola como sendo o salvador apenas tendo como suporte o imaginário de uma autoridade que se daria pelo rigor da ordem ou do comando é algo fadado ao fracasso.

Ninguém falou sobre educação… nem sobre o “mito” – Joaquim Ramos – EXCLUSIVO
Ninguém falou sobre isso, nem sobre aquilo. Nada se disse; nem uma palavrinha. Nada! Havia um lanche aguardando na cantina da escola e, como acabamos de eleger um “mito”, foi desnecessário falar qualquer coisa.

Ensino, paisagem e patrimônio ferroviário: a memória escolar contrária à perda das referências da comunidade – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
A memória das paisagens de entorno de escolas públicas mineiras e suas nuances precisa ser resgatada. Educandários são pequenos palácios do saber frutífero e da memória coletiva.

Os sinais do governo sobre a prometida Lava Jato da Educação – Nexo Jornal
De pente fino na gestão de recursos a mudanças em diretrizes contra uma ‘agenda globalista’ e uma ‘fábrica de militantes políticos’, proposta de Bolsonaro ainda não é clara

BNCC: Tarlau & Moeller discutem o papel da Lemann – Avaliação Educacional
Rebecca Tarlau & Kathryn Moeller publicam no Journal of Education Policy artigo no qual examinam o papel dos atores privados na gestação da Base Nacional Comum Curricular.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *