Janete M. B. Oliveira
Vivemos um momento dramático na política brasileira. O Brasil passa por uma forte crise econômica e isso afeta diretamente o desenvolvimento da educação nacional.
No discurso dos políticos brasileiros, a educação sempre aparece como uma meta prioritária, no entanto, a maior parte das promessas feitas durante a campanha eleitoral são esquecidas assim que os eleitos assumem o poder. O descaso com a educação brasileira já vem se arrastando há muitos anos, prova disso são os vários projetos propostos (diante da urgência de se oferecer um ensino de qualidade), mas que continuam no papel e não são executados com eficiência.
Em 1932, foi lançado o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, um documento que continha um diagnóstico preciso e propunha ações necessárias para uma mudança radical no setor da educação. Em 1959, uma nova versão do mesmo manifesto foi feita. Em 1962, foi pensado o primeiro Plano Nacional de Educação (PNE), que em 1988 foi aprovado pelo Congresso e em 2001, implantado. O PNE apresentava um conjunto de metas e estratégias para serem executados em um período de dez anos, os dez anos se passaram e muito pouco se fez.
Com a missão de preencher a lacuna do PNE anterior, o novo Plano aprovado recentemente pelo Congresso é composto de apenas 20 metas, cada qual com estratégias de implementação, que deverão ser cumpridas no período entre 2014 e 2024. De acordo com o MEC, isto viabilizará a cobrança e acompanhamento da sociedade.
Mas onde está essa sociedade que não acompanha e nem cobra nada dos seus representantes?
De que adianta tantos projetos aprovados se os mesmos não são fiscalizados nem executados como deveriam ser? Avante, Brasil, vamos acordar! O povo não sabe o poder que tem! Não podemos permitir que os nossos governantes continuem criando leis favoráveis a eles sem pensar no futuro do país.
O futuro da educação brasileira é incerto, mas é possível traçar possíveis caminhos na busca pela excelência e democratização do modelo educacional brasileiro. De que forma? Fazendo a escolha de verdadeiros representantes do povo, representantes honestos, comprometidos com a verdade e o desenvolvimento social. Acompanhando, fiscalizando e cobrando o cumprimento do PNE, garantindo dessa forma uma educação de qualidade para as futuras gerações, já que isso não foi possível até agora. DIRETAS JÁ!
http://www.otc-certified-store.com/antiallergic-medicine-usa.html www.zp-pdl.com https://zp-pdl.com/how-to-get-fast-payday-loan-online.php