Entre ansiedades e esperanças: narrativas de estudantes em meio a uma pandemia é um livro organizado pelas professoras Dóris Bittencourt Almeida e Natália de Lacerda, com acesso aberto, lançado em 2021, ano 2 da pandemia de COVID-19. O livro conta com ilustrações de Vinícius Monção, autor do ensaio “Abaporu na quarenta”, o qual evoca a pintura de Tarsila do Amaral para expressar as angústias e pensamentos vivenciados na pandemia.
O livro nasceu a partir da “sala de aula”, agora remota, cheia de angústias e incertezas. As organizadoras do livro partem das muitas reflexões possibilitadas pela disciplina História da Educação:
“O que a pandemia alterou em sua vida? Que impactos provocou em seu cotidiano? Que sentimentos foram os mais constantes? Que ações foram feitas e quais foram interrompidas? Você fez alguma descoberta neste tempo? Houve mudanças em seu percurso de vida? Como esse tempo afetou seus valores? O que você levará como experiência desse tempo vivido? Que expectativas você tem para o futuro?” (ALMEIDA; GIL, 2021, p. 14).
A escrita e experiência das estudantes e dos estudantes é valorizada nesta obra, pois ser estudante numa pandemia é algo difícil e certamente, marcará para sempre a formação de cada um/a. Vivemos um tempo de muitas perguntas, muita ansiedade, mas com uma certeza única: “vai passar”!
Serviço: acesse o livro aqui.
Imagem de destaque: Vinícius Monção