Mentiras fabricadas e justiças falaciosas

Dalvit Greiner de Paula

 

Já escrevi aqui, neste minifúndio opinativo, sobre os procuradores do Ministério Público Federal que ganham seus salários do cerário público produzindo mentiras. Não te cansarei, prezado leitor, relatando a quantidade de mentiras que tem vindo a público diariamente. Fico muito preocupado com as perdas que a população vem tendo e terá motivadas por um rol de mentiras fabricadas e justiças falaciosas. Além das perdas passadas, irreparáveis, aumenta-nos a angústia ao pensar no futuro.

Os procuradores de Curitiba e o ex-juiz Sérgio Moro, com suas mentiras fabricadas e justiças falaciosas não tiraram apenas Lula e Haddad do páreo contra o que há de pior na política brasileira. O seu partidarismo jogou pesado contra a Democracia brasileira. Ao retirar aqueles candidatos do Partido dos Trabalhadores da disputa na verdade tiraram o direito de escolha do povo brasileiro. Nem tanto, dirão os céticos: por que não votaram em Haddad e Manuela? São ótimos quadros, sem dúvida. Votei e votarei quantas vezes quiser fazê-lo, em minha liberdade de escolha. Mas, não gostei de tê-lo feito, nem gostaria de repetí-lo porque me impediram uma primeira escolha. A retirada de Lula da corrida presidencial desestimulou muitos eleitores indecisos, a ver o número de votos em branco e abstenções no pleito. Quando se retira a esperança fica apenas o desespero.

O que acontece na República de Curitiba é um exercício autocrático de poder, movido a mentiras fabricadas e justiça falaciosa. E o que é pior: são muito bem pagos, com dinheiro público para  fazer o que fizeram e fazem. Porém, não me interessa os seus salários. Qualquer que seja o valor de seus salários, serão sempre corrompíveis. Não é um salário baixo que torna uma pessoa corrupta, nem o poder. O poder apenas maximiza o seu caráter. Mas, como medi-lo em concurso público? Impossível. Porém, ao longo da carreira de qualquer servidor público é necessário uma forma de controle isenta e objetiva que corrija os rumos do funcionalismo. Quanto ao poder Judiciário é o poder estatal em que mais a sociedade civil corre riscos. O controle social sobre o judiciário é mínimo, com baixíssimo ou nenhum poder da sociedade civil. Isso faz com que o poder que o Poder Judiciário exerce sobre a sociedade torne-se o máximo poder: poder de prender ou libertar, de matar ou deixar viver.

O arbítrio de prender ou libertar exercido pelo Poder Judiciário sobre Lula não é sobre Lula. É sobre o povo brasileiro. Essa mentira fabricada e essa justiça falaciosa prende o povo brasileiro a um passado escravista que devemos combater todos os dias. E vínhamos combatendo sob a liderança de Lula e sua equipe. Por outro lado criou-separa a classe média uma mentira que vai se espalhando por meio de uma mídia retumbante. Tornou-se necessário mentir para a manutenção de privilégios que uma classe média branca acreditaque perdeu. Crença essa criada por outras mentiras como se a classe média brasileira fosse totalmente livre da elite econômica. Então a estratégia usada pelos procuradores de Curitiba foi prender a esperança do pobre brasileiro por meio da prisão de Lula e prender a classe média numa mentira de poder que o capataz capitão do mato supõe ter. E não foi difícil: a classe média gosta de ser enganada e precisava apenas de uma mentira com autoridade. E essa autoridade veio com a marca do Estado, do Poder Judiciário que facilmente prendeu Lula.

Com tudo isso, posso afirmar que há apenas um interlocutor válido na política brasileira de hoje: Luiz Inácio Lula da Silva. Devolver a liberdade a Lula é uma dupla questão de justiça. Primeiro: trazer ao injustiçado a Justiça verdadeira. Segundo: trazer à sociedade brasileira o seu interlocutor natural, confiável e capaz de representar as potencialidades do povo. Isto é, retornar a normalidade democrática. Reconstruir a verdade em torno de Lula e das eleições de 2018 é questão de vida ou morte da Justiça brasileira, da Democracia brasileira, do Povo brasileiro. Nenhuma Democracia sobrevive à mentira.


Imagem de destaque: Paulo Pinto/FotosPublicas

http://www.otc-certified-store.com/antiparasitic-medicine-europe.html https://zp-pdl.com/how-to-get-fast-payday-loan-online.php https://zp-pdl.com http://www.otc-certified-store.com/respiratory-tract-medicine-usa.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *